La Liga

Ganhando consistência, o Celta conquistou um excelente triunfo em San Mamés e deixou a zona de rebaixamento

Eduardo Coudet assumiu o Celta de Vigo na lanterna de La Liga, mas não precisou de muito tempo para recuperar os galegos na tabela. Depois da derrota na estreia contra o Sevilla, quando o argentino não ficou à beira do campo, os celestes se recuperaram com duas vitórias notáveis nos dois últimos compromissos. Primeiro, o Celta bateu o Granada por 3 a 1 em Balaídos. Já nesta sexta, a equipe registrou seu primeiro triunfo como visitante: dentro de San Mamés, conseguiu bater o Athletic Bilbao por 2 a 0. Assim, o clube de Vigo deixa a zona de rebaixamento ao menos temporariamente, antes da sequência da rodada.

Os traços do trabalho de Eduardo Coudet já são visíveis em Vigo. Tanto é que o Celta iniciou a partida em San Mamés com sua intensa pressão na marcação e acelerando quando roubava a bola. Santi Mina quase abriu o placar logo cedo, exigindo boa defesa do goleiro Unai Simón. A partida seguiu equilibrada, com os celestes marcando forte e cometendo muitas faltas. De qualquer maneira, os galegos faziam uma atuação segura e dando pinta que poderiam sair com a vitória.

Foi no segundo tempo que o Celta construiu o seu resultado, mais uma vez com minutos iniciais intensos. A equipe de Chacho Coudet teve um gol anulado por impedimento, antes de abrir o placar aos 14. Depois do cruzamento de Denis Suárez, Santi Mina ajeitou para o meio da área e Hugo Mallo apareceu livre para cabecear no segundo pau. Unai Simón realizou mais uma boa defesa diante de Iago Aspas, mas falhou no segundo tento, aos 33. O goleiro saiu jogando errado e entregou a bola nos pés de Brais Méndez, que cruzou para Aspas completar na pequena área. Sem criar quase nada no ataque, o Athletic não teria forças à reação.

O Celta ocupa o 14° lugar em La Liga, com 13 pontos. O rendimento melhorou nas duas últimas partidas, assim como o time já tinha feito bom papel contra o Sevilla. Os jogadores elogiam o início de trabalho de Coudet, especialmente pela exigência nos treinamentos, e é de se imaginar que os galegos possam seguir a campanha distantes dos riscos de rebaixamento, até pela qualidade que possui o elenco. Neste equilíbrio inicial de La Liga, são só dois pontos para alcançar a zona de classificação às copas europeias. O Athletic Bilbao, por sua vez, oscila em sua campanha e aparece com os mesmos 13 pontos, mas leva a melhor nos critérios de desempate para aparecer na nona posição.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo