Dezesseis anos depois de chegar à semifinal da Copa da Uefa, o Osasuna está de volta à Europa
Apesar da derrota, o Girona igualou sua melhor campanha na elite espanhola, e o Athletic ficou sem futebol europeu pelo sexto ano seguido

La Liga extinguiu o meio da tabela nesta temporada. Do sétimo ao 11º lugar, todos chegaram à última rodada com chance de terminar em sétimo e se classificar à Conference League. Inclusive o Sevilla, que completaria uma excelente recuperação sob o comando de José Luis Mendilibar. No fim das contas, o Osasuna não permitiu que ninguém sonhasse. Começou o domingo em sétimo lugar e o terminou na mesma posição, após vencer o confronto direto contra o Girona por 2 a 1. Está de volta às competições europeias, 16 anos depois de chegar à semifinal da Copa da Uefa.
Aquela Copa da Uefa, em 2006/07, foi dominada pelos espanhóis. O Osasuna passou por Bordeaux, Rangers e Bayer Leverkusen no mata-mata antes de encontrar o Sevilla na semifinal. Ganhou o primeiro jogo, com gol de Roberto Soldado, mas perdeu por 2 a 0 no Ramón Sánchez Pizjuán, para um clube que mais tarde conquistaria o segundo título da sua dinastia na decisão contra o Espanyol.
O Osasuna fechou sua melhor campanha desde 2011/12, quando foi sétimo colocado e ficou fora do futebol continental por um ponto. Desde então, foi rebaixado duas vezes. Em 2018/19, colocou o treinador Jagoba Arrasate no banco de reservas e subiu como campeão da segunda divisão. Conseguiu se consolidar no meio da tabela, com duas campanhas em décimo e outra em 11º, antes de dar o pulo para sétimo e chegando à final da Copa do Rei, ainda com Arrasate tomando as principais decisões.
Ante Budimir resolveu a partida contra o Girona, que havia começado a rodada em nono lugar, um ponto atrás. Com a derrota, o clube catalão terminou em 10º e repetiu a melhor campanha da sua história na elite espanhola. Budimir marcou dois gols parecidos e separados por três minutos, ambos em contra-ataque e da pequena área. O primeiro, em cruzamento de Kike Barja, com os pés, o segundo, em centro de Jon Moncayola, com a cabeça. O brasileiro Reinier descontou com um desvio de cabeça.
O título da Liga Europa (que também vale vaga na Champions League) deve ter tirado boa parte do interesse do Sevilla pela última rodada do Campeonato Espanhol. Mesmo com a vitória do Osasuna, poderia ter terminado em oitavo lugar, um bom prêmio para a recuperação conduzida por Mendilibar, desde a demissão de Jorge Sampaoli. No fim, ficou em 12º lugar, após perder por 2 a 1 para a Real Sociedad, quarta colocada. Em outro duelo que interessava à briga, o Mallorca bateu o Rayo Vallecano por 3 a 0, e ficou em nono. O clube de Madri terminou na 11ª posição.
A decepção foi grande para o Athletic, que passou boa parte do campeonato na zona de classificação à Europa, mas perdeu fôlego na reta final, com cinco derrotas nas últimas oito rodadas. Empatou com o Real Madrid, mas nem se vencesse tiraria a vaga do Osasuna. Será a sexta temporada consecutiva sem futebol europeu para os bascos.