O parecia ter feito um excelente negócio ao anunciar a chegada de Marcelino García Toral. O início do técnico, ainda assim, sai muito melhor que a encomenda. Os Leones precisaram de três jogos com o novo comandante para o título na Supercopa, batendo e Barcelona. Depois, o time avançou na Copa do Rei, apesar das dificuldades contra o modesto Ibiza. Mas a prova cabal do clima positivo em San Mamés veio nesta segunda, no fechamento da rodada: os bascos deram um baile nos 5 a 1 sobre o , de virada. A vitória teve lindas construções ofensivas e agressividade dos anfitriões, apesar dos riscos no primeiro tempo. Iker Muniaín vive uma fase exuberante e foi o nome da noite.

O Getafe abriu o placar com 18 segundos. Os Azulones espetaram a bola no ataque e, apesar da recuperação do Athletic, a defesa errou a saída. Carles Aleñá cruzou e Marc Cucurella anotou de cabeça. Os Leones não demoraram para responder e empataram aos 12. fez uma jogadaça, ao girar e cruzar com precisão para Raúl García. O veterano se esticou e mandou no cantinho. E o goleiro Unai Simón também seria decisivo ao resultado, pegando um pênalti de Jaime Mata aos 29 minutos.

A goleada do Athletic Bilbao tomaria forma a partir do segundo tempo. A equipe já arriscava mais desde a primeira etapa, mas conseguiu o segundo gol logo na volta do intervalo. Muniain cobrou falta na intermediária e Yeray Álvarez anotou de cabeça. O terceiro também teve participação de Muniain, numa linda jogada pela esquerda. O capitão abriu a defesa com seus dribles e rolou para Mikel Balenziaga, fazendo o cruzamento preciso à cabeçada de Raúl García.

O Getafe tinha dificuldades para conter a boa movimentação ofensiva do Athletic, que anotou o quarto aos 30. O avanço começou numa roubada de bola e Iñaki Williams teve muitos méritos, com uma tacada de sinuca na assistência. O passe chegou perfeito para Álex Berenguer só escorar. Por fim, num lindo contra-ataque, os bascos mataram o jogo aos 37. Foi outra construção excelente, até que Asier Villalibre cruzasse para Óscar de Marcos definir com um toque dentro da área, livre no segundo pau.

O Athletic Bilbao chega aos 24 pontos, na nona colocação do Campeonato Espanhol. Ainda são sete pontos de diferença para a zona de classificação à Liga Europa, mas os Leones têm motivos para confiar – especialmente a quem chegou a se assustar com a proximidade da zona de rebaixamento. Já o Getafe ocupa o 13° lugar, com 23 pontos, tomando um banho de água fria sobre a sua recuperação recente.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore