‘Quantos Newtons são necessários para derrubar alguém?’, questiona um irritado Rafa Benítez
O técnico do Celta de Vigo ficou bastante insatisfeito com a reversão de um pênalti marcado a seu favor nos minutos finais do empate com o Sevilla
Rafa Benítez estava levemente irritado na entrevista coletiva após o empate do Celta de Vigo com o Sevilla no último sábado por 1 a 1, tão irritado que começou a palestra com uma aula de ensino médio e sugeriu o acréscimo de um físico à equipe do assistente de vídeo para medir quanta força é necessária para que um puxão seja responsável por levar um jogador ao chão.
Tenho certeza que vocês estão ansiosos para entender o contexto: aos 51 minutos do segundo tempo, o atacante grego Anastasios Douvikas perseguiu um cruzamento para o meio da área e teve o braço claramente puxado por Jesús Navas. O árbitro espanhol Alejandro Hernández Hernández marcou pênalti imediatamente, mas foi chamado pelo assistente de vídeo para analisar o lance no monitor. Depois de dois minutos na frente da tela, reverteu a decisão.
É um eufemismo dizer que Benítez não gostou.
– Qualquer um que jogou futebol interpreta como pênalti. Força é igual a massa vezes aceleração. Força é medida em Newtons. Quanto é suficiente para derrubar alguém? 10 Newtons? 12 Newtons? Algum físico pode explicar. Vamos colocá-lo na sala do VAR. Assim teremos uma pessoa a mais trabalhando para nos dizer qual a força necessária para que uma pessoa seja derrubada, se são 10 Newtons, 12 Newtons, 20 Newtons, 100 Newtons, não sei, porque é muito complicado.
Iago Aspas ficou mais bravo ainda
Capitão e craque do Celta de Vigo, Iago Aspas também não lidou muito bem com a decisão de Hernández e sobrou para o monitor do VAR, lançado ao chão com vários Newtons pelo jogador que havia sido substituído aos 24 minutos do segundo tempo.
– Com todas que nos devem estaríamos quase na Champions. Em 12 rodadas, fomos prejudicados em sete. Chamam o VAR para ver a intensidade de um agarrão que foi reapitado depois de ter sido marcado – reclamou o meia espanhol de 36 anos.
? Así se ha visto desde la grada de Balaídos el momento en el que Iago Aspas tira el monitor del VAR al final del partidopic.twitter.com/aaSlAMQS3o
— Radio MARCA (@RadioMARCA) November 4, 2023