Benzema assinou um golaço e abriu caminho à importante vitória em San Mamés, que amplia ainda mais a vantagem do Real Madrid
O Real Madrid chega a oito pontos de vantagem na liderança de La Liga, graças a um início brilhante de Benzema no frenético duelo com o Athletic Bilbao
Campeonatos de pontos corridos são decididos pela regularidade, mas também existem momentos arrasadores dos líderes que fazem os concorrentes perderem a fé. É exatamente isso o que se nota em La Liga neste final de ano, com um Real Madrid demolidor abrindo caminho ao título. Em jogo antecipado por conta da Supercopa da Espanha, os merengues visitaram o Athletic Bilbao em San Mamés pelo segundo turno. E num duelo difícil no País Basco, o brilhantismo de Benzema fez toda a diferença para que os madridistas construíssem o resultado. O francês marcou dois gols logo de cara, incluindo uma pintura, e permitiu o triunfo por 2 a 1. O time de Carlo Ancelotti corrige a rota após o empate recente com o Cádiz e, com 11 rodadas de invencibilidade, dispara na primeira colocação.
O início dominante do Real Madrid fez toda a diferença, mesmo que os merengues lidassem com desfalques por Covid-19. Benzema tratou de tomar as rédeas do jogo e assinou seu golaço logo aos quatro minutos. Vinícius Júnior passou para trás e Toni Kroos ajeitou de primeira, mas nada comparado à espetacular finalização do artilheiro. Benzema deu um tapa estupendo de primeira, em chute que fez curva para fora e saiu do alcance do goleiro Julen Agirrezabala, antes de entrar rente à trave. O segundo do Real Madrid surgiu aos sete, num contra-ataque puxado pela direita. A bola espirrou com Benzema na área, para uma definição rasteira no contrapé do goleiro.
O início eletrizante de jogo também veria a resposta do Athletic aos dez minutos. Oihan Sancet descontou aos Leones num belo lance individual, ao ajeitar e chutar de fora da área, em arremate que triscou a trave antes de entrar. Os bascos continuaram melhores na sequência do primeiro tempo, mas a pressão esbarrava na solidez da defesa do Real Madrid, que não concedia muitos espaços. Não que os merengues respondessem com muita precisão, falhando em diversos arremates garantidos através de seus contragolpes.
O segundo tempo continuou aberto, com o Real Madrid dominando um pouco mais a posse durante os primeiros minutos, mas com dificuldades de ampliar. Aos poucos, o Athletic aumentou sua intensidade e levava perigo com Iñaki Williams. O atacante chutaria ao lado da trave aos 15, antes de ser parado por Thibaut Courtois dez minutos depois.
Eden Hazard era outro que tentava aproveitar a oportunidade de ser titular com o Real Madrid. O belga protagonizou algumas chances, até exigir uma defesaça de Agirrezabala aos 36, em chute à queima-roupa de canhota. O goleiro dos Leones cresceria nos minutos finais, também com duas defesaças diante do garoto Peter González e Kroos. Seria suficiente aos merengues, que ainda contariam com uma boa saída de Courtois nos pés de Nico Williams para evitar o empate.
O Real Madrid chega aos 46 pontos em La Liga. São oito de vantagem sobre o Sevilla, segundo colocado, mas com uma partida a mais que os andaluzes. De qualquer maneira, a rodada do meio de semana favoreceu os merengues, com o empate entre Sevilla e Barcelona, bem como a derrota do Atlético de Madrid para o Granada – com os colchoneros ficando 17 pontos atrás. O Athletic Bilbao, que não consegue grandes sequências nessa campanha, ocupa o décimo lugar. Tem 24 pontos, a cinco da zona de classificação às copas europeias, mas com um jogo a mais que os concorrentes.