La Liga

Barcelona volta a vencer com gol de Memphis e dificulta a vida do Mallorca

Holandês foi o destaque do jogo no Camp Nou, que se resolveu cedo para os catalães

Certas coisas na vida não têm seu devido valor por conta de acontecimentos externos. No fim de semana em que o Real Madrid consolidou seu 35º título espanhol, com alguma antecedência, o Barcelona foi relegado a um jogo completamente irrelevante no fim do domingo (1º), diante do Mallorca. No Camp Nou, Memphis Depay aproveitou para recuperar a boa forma física, na vitória dos blaugrana por 2 a 1.

O holandês, que ficou algum tempo fora de atividade por conta de lesões na coxa e no tendão de Aquiles, fez o primeiro gol da noite. Ainda é cedo para dizer que Memphis está apto para recuperar seu melhor futebol, mas de fato foram 90 minutos saudáveis do atacante.

O Barça teve tranquilidade para construir o placar e se mostrou sólido durante grande parte do jogo. Na volta para o segundo tempo, a superioridade técnica facilitou a busca por mais um gol. Com oito minutos, Sergio Busquets aproveitou a sobra de uma finalização de Ferrán Torres e mandou um chute rente ao chão para vencer o goleiro Sergio Rico.

Foi um amasso dos culé até a metade da segunda etapa, quando veio o relaxamento. Comum em situações similares, o estado de espírito dos comandados de Xavi praticamente atraiu o Mallorca, que tinha muito mais interesse em jogar do que os mandantes. Ferrán teve um gol anulado pelo VAR, e os donos da casa foram lentamente murchando em campo, baixando a intensidade.

O que faltou aos visitantes, de fato, foi um time qualificado. No minuto 79, um gol de Antonio Raillo diminuiu o estrago para os bermellones. Em um lance de bola parada, um cruzamento para o meio da área encontrou o capitão Raillo em boa condição para se atirar e desviar. Marc Andre ter Stegen nada pôde fazer se não contemplar o balançar do barbante.

A desatenção do Barça motivou o Mallorca, que empurrou por alguns minutos em busca do empate, mas não era para ser. Especialmente por conta da derrota de semana passada diante do Rayo Vallecano, Xavi já estava vacinado para mais uma decepção. Os jogadores entenderam o momento e se situaram para assegurar o resultado.

Bem próximos de garantir a vaga direta para a Liga dos Campeões, os blaugrana não podem mais abaixar a guarda nas últimas quatro rodadas. Na cola, estão Sevilla, Atlético e Real Betis, que ainda vive a ressaca pelo título da Copa do Rei. Vacilos podem ser punidos com consequências mais graves para Xavi e seus pupilos. Parecia que o time tinha parado de oscilar, até que de repente houve dois jogos abaixo da crítica. O sinal de alerta voltou a acender no Camp Nou.

O Mallorca, em uma sinuca de bico similar, mas no fundão da tabela, está a um ponto da zona de descenso e viverá semanas de bastante apreensão para tentar se manter na primeira divisão. Qualquer tropeço pode servir para que Granada e Alavés cresçam no retrovisor da equipe de Javier Aguirre.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo