La Liga

Barcelona quer afundar de vez o Villarreal para consolidar sua recuperação em La Liga

Barcelona tenta, aos poucos, retomar os rumos após uma metade de temporada duvidosa, enquanto o Villarreal luta contra um antes impensável rebaixamento em La Liga

Barcelona e Villarreal se enfrentam por La Liga neste sábado (27) no estádio Olímpic Lluís Companys, casa dos culés enquanto o famoso Camp Nou segue em reformas. Diferente do que nos acostumamos nos anos recentes, no entanto, apenas o Barça disputa as primeiras posições do Campeonato Espanhol, restando ao Submarino Amarelo uma luta contra o rebaixamento que era praticamente impensável quando o torneio começou, em agosto do ano passado.

O Barcelona segue tentando juntar seus cacos após um começo de 2024 que foi um total balde de água fria na cabeça dos culés. O time passou um vexame ao ser goleado por 4 a 1 diante do arquirrival Real Madrid na final da Supercopa da Espanha, disputada na Arábia Saudita, e tem pouquíssimas chances de conquistar La Liga, estando a oito pontos do Girona, que tem um jogo a mais e atualmente ocupa a liderança do torneio, e sete a menos do que os rivais de Madrid.

O Villarreal por sua vez luta por sobrevida, o que não estávamos acostumados a ver. Campeão da Liga Europa em 2021 em cima do poderoso Manchester United e classificado para os playoffs da mesma competição neste ano, o Submarino Amarelo vive situação bem diferente em La Liga e vai, aos poucos, afundando no campeonato. Hoje, apenas cinco pontos separam os amarelos do Cádiz, time que abre a zona de degola no torneio.

Como o Barcelona chega para o jogo contra o Villarreal

É difícil falar que a fase do Barcelona é boa, mas ela parece que vai se encaixando aos poucos, pelo menos no que diz respeito à participação do clube catalão em La Liga. Mesmo com remotas chances de título, a equipe comandada por Xavi Hernandez basicamente está garantida na próxima edição da Champions League, uma vez que, atualmente, tem três pontos de vantagem e um jogo a menos do que o Athletic Bilbao, quarto colocado neste momento.

Acontece que o Barcelona não tem apresentado um bom futebol e essa é uma das grandes preocupações da torcida — a outra, claro, é a parte fora de campo, na qual o time está travado de fazer grandes investimentos por problemas com fair play da Uefa. A goleada sofrida diante do Real Madrid na Supercopa foi a cereja de um bolo podre que o Barça vem assando desde o começo da temporada, quando patinou em diversos momentos.

Sinal e talvez maior representante dessa instabilidade do Barcelona é o atacante polonês Robert Lewandowski. Em sua segunda temporada na Espanha, tem números fracos e parte da torcida pede que seja liberado em negociação com outro clube. No Campeonato Espanhol, participou de 18 jogos, sendo 16 como titular, e anotou apenas oito gols, contribuindo também com quatro assistências. Ainda assim, mantém o status de titular do time de Xavi e não o deve perder ainda nesta temporada.

O jogo diante do Villarreal será mais um de ansiedade para o brasileiro Vitor Roque, que desde que chegou ao Barcelona, no começo do ano, vem recebendo poucos minutos de Xavi e não tem produzido bem. Com a má fase de Lewandowski, o Tigrinho, mesmo não sendo visto como solução imediata, pode, no entanto, ir ganhando alguns minutos a mais dentro de campo e, quem sabe, conseguir derreter o coração de seu treinador. Um Villarreal em crise pode ser o adversário perfeito — se ele tiver tempo, é claro.

Como o Villarreal chega para o jogo contra o Barcelona

Do outro lado, como visitante, estará um Villarreal flertando com uma das mais graves crises de sua história recente. Um dos representantes da Espanha na Liga Europa, apesar de ter ficado apenas em segundo no seu grupo, o Submarino Amarelo nem de longe era apontado como candidato ao rebaixamento. Não que esteja com a faca no pescoço, mas o time comandado por Marcelino, neste momento, flerta com a zona da degola de maneira que assusta sua torcida.

A situação piorou quando veio a eliminação para o fraco Unionistas de Salamanca, da terceira divisão, na Copa do Rei — o adversário saiu da competição eliminado pelo Barcelona, inclusive. Mesmo com sua equipe titular, o Villarreal não conseguiu fazer frente ao adversário bem mais humilde e caiu nos pênaltis, o que não ameniza sua queda. Agora, além da Liga Europa, na qual disputará os playoffs para ver se chega às oitavas de final, resta o Campeonato Espanhol.

A esperança do Villarreal fica por conta do bom desempenho contra o Barcelona no primeiro turno, quando, mesmo derrotado por 4 a 3, conseguiu, durante a partida, empatar um jogo que começou perdendo por 2 a 0. Faz tempo, é verdade, mas é a única esperança que o Submarino Amarelo pode ter diante da péssima fase e seus quatro jogos sem vencer nas últimas cinco partidas que disputou por La Liga.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo