La Liga

Irritado, Barcelona cobra La Liga sobre polêmico impedimento em derrota

Árbitro chegou a validar gol de Lewandowski, mas a tecnologia de linhas semiautomáticas indicou impdimento

A sequência de sete vitórias seguidas do Barcelona na temporada — algumas delas goleadas históricas, como os 4 a 0 contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu — chegou ao fim no último sábado, quando deixou o Estádio Anoeta, no País Basco, derrotado por 1 a 0, contra a Real Sociedad.

A derrota, porém, ficou marcada — além da baixíssima produtividade da equipe, que não teve Lamine Yamal, lesionado, pela primeira vez na temporada –, por um lance para lá de polêmico e que influenciou diretamente no resultado do confronto.

Ainda no início do confronto, Lewandowski, que acabou deixando o campo com dores na lombar ao fim do jogo e desfalca a Polônia nos próximos jogos da Liga das Nações, aproveitou o rebote no chute de longe de Frank de Jong para balançar as redes adversárias.

O árbitro de campo chegou a validar o gol, mas a tecnologia de linhas semiautomáticas indicou que a ponta do pé do atacante estava à frente, invalidando o gol.

Lewandowski, do Barcelona. Foto: Imago
Lewandowski chegou a comemorar, mas linhas semiautomáticas invalidaram o gol da equipe. Foto: Imago

O problema é que a imagem usada pela tecnologia, ao menos visualmente falando, mostrava justamente o contrário, com o pé do defensor a frente da linha, o que daria condições de jogo a Lewandowski.

Revoltado, o Barcelona cobrou explicações da La Liga nesta segunda-feira (11), dia seguinte do polêmico lance.

Segundo publicação do periódico espanhol Mundo Deportivo, a diretoria do time Culé exige mais detalhes sobre os critérios usados pela tecnologia, uma vez que a imagem mostrada, aparentemente, não condiz com a marcação indicada.

Barcelona questiona La Liga sobre suposto erro na marcação semiautomática do VAR

O Barcelona está furioso. Após a derrota polêmica contra a Real Sociedad fez a diretoria do time da Catalunha cobrar explicações ao Comitê Técnico de Árbitros (CTA) da La Liga.

Os Culés buscam entender como, de fato, funciona a tecnologia por trás das marcações de impedimentos semiautomáticos, novidade para a competição nesta temporada.

A principal reclamação da equipe é que a imagem do gol anulado no jogo do último domingo (10) é bastante questionável, já que não deixa claro que o pé que aparece na frente da linha seja, de fato, de Lewandowski.

O clube, porém, garante que a reclamação não é contra o Guillermo Cuadra Fernández e a sua equipe, mas sim o desejo de saber qual é o real funcionamento do impedimento semiautomático.

Em outras palavras, o Barcelona quer saber por que a imagem oferecida para justificar a marcação de impedimento é tão diferente da própria marcação.

O Barcelona quer do CTA uma garantia de que essa discrepância não volte a acontecer, já que o lance acabou sendo crucial para a segunda derrota da equipe no campeonato.

Polêmicas à parte, Barcelona fez jogo abaixo da crítica

Para além do polêmico lance, o fato é que o Barcelona esteve muito abaixo do que se viu neste início de temporada sob o comando de Hansi Flick.

Sem Yamal, lesionado com dores no tornozelo direito, o time criou bem menos do que se esperava. A pontaria dos atacantes também não esteve das melhores. Das 14 tentativas ao longo dos 90 minutos de jogo, menos da metade teve a meta de Álex Remiro como destino.

Lewandowski, do Barcelona. Foto: Imago
Lewandowski chegou a comemorar, mas linhas semiautomáticas invalidaram o gol da equipe. Foto: Imago

Além da parte ofensiva, a defesa também deixou a desejar. O placar de 1 a 0 saiu até barato, considerando as boas chances desperdiçadas pela Real Sociedad. Só no primeiro tempo, a equipe teve, ao menos, mais uma grande chance além do gol, mas Oyarzabal acabou desperdiçando.

Com o início da Data Fifa, o Barcelona só volta a campo no próximo dia 23 de novembro, contra o Celta de Vigo, 11º colocado da La Liga, fora de casa.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo