Por que duelo do Barcelona contra ameaçado em La Liga é essencial para El Clásico?
Caso não ganhe do Cádiz neste sábado, Barcelona pode ficar muito longe do Real Madrid antes de disputa de clássico na La Liga
Enfrentar um time que briga contra o rebaixamento, em outrora, poderia ser um desafio levado com um pouco mais de tranquilidade pelo Barcelona. Mas o jogo deste sábado (13) contra o Cádiz terá um peso enorme para o time catalão, que ainda sonha com o título da La Liga.
Antes da partida, que acontecerá no Estádio Nuevo Mirandilla, o técnico Xavi Hernández afirmou em que caso o Barcelona, vice-líder com 67 pontos, não ganhe, será difícil pensar que o clássico de semana que vem contra o Real Madrid, com 75 pontos, servirá como algo relevante para a disputa do título.
— É uma partida vital. Se não ganharmos, a La Liga pode acabar para a gente. Temos de estar muito focados para lutar até o fim pelo título. Mas falharmos em Cádiz, o jogo contra o Real Madrid servirá para muito pouco. Temos de ver o que eles farão também. É uma jornada transcendental para La Liga. Jogaremos por um título neste sábado.
Em meio a desfalques, Vitor Roque poderá brilhar
Mais do que enfrentar fora de casa um time desesperado para sair da zona da degola, o Barcelona também terá de lidar com uma série de desfalques. Lewandowski, João Cancelo e Iñigo Martínez estão suspensos, e Gavi e Baldé lesionados. Além disso, Gündogan, Christensen e Oriol Romeu são dúvidas. Mas quem deve ganhar espaço é Vitor Roque. O brasileiro, em meio à ausência do polonês, deve ser o homem referência para o jogo deste fim de semana.
— Preparamos um vídeo para ele (Vitor Roque) de seus movimentos nos espaços. Ele nos está mostrando coisas nos treinados e é certeza que ele jogará. Temos que aproveitar e tentar com que ele entenda o jogo de posição que ele não interiorizado ainda.
Porém, o brasileiro possui grandes possibilidades de não receber assistências de Gündogan, que deverá ficar no banco, pensando tanto no clássico como na partida de volta das quartas de final da Liga dos Campeões, contra o PSG.
— Queremos dar descanso a ele, mas, ao mesmo tempo, ele é um jogador muito importante. Está claro que algum dia ele deverá descansar. Falaremos com ele para ver como ele está. Gündogan não é mais um adolescente. Ele dá tudo de si e tem sempre um alto rendimento.
Mais um jovem pode jogar no fim de semana
Com os experientes possivelmente descansando, outros jovens além de Vitor Roque, Cubarsí e Lamine Yamal podem ganhar mais espaço no jogo deste fim de semana. Xavi revelou que Mika Faye, zagueiro senegalês de 19 anos, poderá estrear contra o Cádiz.
— Mika Faye irá a Cádiz. Ele está preparado. Estamos acompanhando o desempenho dele. Já atletas muito bem preparados.
A 8 pontos de distância do líder Real Madrid, o Barcelona espera no mínimo terminar o fim de semana mantendo essa vantagem antes do El Clásico, no próximo fim de semana. Além de vencer, é preciso estar atento ao jogo dos Merengues frente ao Mallorca, também neste sábado (13). Caso contrário, a vantagem pode ficar muito grande para as 6 rodadas que restarão. Todos os jogos valem muito, mas os próximos terão uma pressão ainda maior nos lados da Catalunha.