La Liga

Barcelona está pronto para pegar o Granada e explodir de vez a crise

Barcelona tem se recuperado, mas precisa de um jogo convincente para mandar a crise pelos ares de uma vez; Granada, por La Liga, é a chance perfeita

Aquela música infantil que diz que o bote “quase, quase virou” serve muito para a temporada atual do Barcelona. O time catalão muitas vezes flertou com a crise brava, mas em todas, de alguma maneira, conseguiu se safar, manter uma boa colocação em La Liga — apesar de praticamente já ter dito adeus às chances de título — e segue vivo na Champions League, tendo caído apenas na Copa do Rei. E para sacramentar de vez o que parece ser um começo de boa fase, o Barça enfrenta neste domingo (11) o Granada, um dos piores times do Campeonato Espanhol.

Depois das derrotas para Athletic de Bilbao, pela Copa do Rei, e contra o Villarreal, por La Liga, parecia que tudo ia ruir de vez para o Barcelona. O treinador Xavi Hernández anunciou sua saída ao final da temporada, o time teve de lidar com uma eliminação e nove gols sofridos em dois jogos e tudo parecia estar indo na pior direção possível, mas duas vitórias nas últimas duas partidas deram uma acalmada nas coisas e, agora, o Barcelona precisa vencer o Granada justamente para confirmar essa impressão.

E também pelo motivo de o Granada ser um dos piores times de La Liga, penúltimo colocado na tabela e, ao que tudo indica, um virtual rebaixado. Isso porque nada mais, nada menos do que oito pontos separam a equipe do Mallorca, primeiro time na zona de rebaixamento. Sâo apenas duas vitórias no Campeonato Espanho, desempenho pífio que é superado apenas pelo Almería, que segue sem vencer na competição. Contra um gigante como o Barcelona, nem mesmo a esperança parece ser possível para um clube que está tão mal quanto o Granada.

Como o Barcelona chega para o jogo contra o Granada?

As vitórias contra Deportivo Alavés e Osasuna deram mais do que uma acalmada na situação do Barcelona: trouxeram, na forma de Vitor Roque, esperança para o futuro. Muita gente, com certa razão, alega que o brasileiro tem sido mal utilizado por Xavi, que não tem realmente dado muitas chances ao garoto. Até a partida contra o Osasuna, aliás, ele não tinha aproveitado nada dos poucos minutos que teve. Mas tudo começou a mudar nesta partida: fez o gol da vitória e depois brilhou novamente contra o Alavés, fazendo mais um gol e sendo expulso, para muitos, injustamente.

O Barcelona até tentou recorrer da expulsão de Vitor Roque, mas não obteve sucesso ao tentar anular o segundo amarelo do jogador brasileiro, considerado bastante injusto pelos culés. Por isso, em um jogo no qual poderia ter mais oportunidades dada sua boa fase e a fragilidade do adversário, o Tigrinho não poderá jogar. Nada que diminua, no entanto, o quanto o Barça e seus torcedores passaram a depositar nele esperanças de um futuro pelo menos mais tranquilo do que o conturbado presente.

Para o duelo de hoje diante do Granada, novamente o foco será no polonês Robert Lewandowski e o alemão Ilkay Gundogan. O segundo tem sido o melhor jogador do Barcelona em La Liga e, talvez, uma das poucas coisas boas do time na temporada, mostrando que seu tempo de Manchester City como um dos grandes jogadores do planeta ainda não passou. Já Lewa ainda precisa se reencontrar. Fez apenas nove gols no Campeonato Espanhol até agora e parece estar cada vez mais distante dos tempos de matador do Bayern de Munique, o que tem feito muita falta ao Barcelona. Contra um time frágil contra o Granada, pode ser a hora de desencantar de vez.

Como o Granada chega para o jogo contra o Barcelona?

O Granada começou o ano de 2024 com apenas uma vitória em La Liga e, pelo menos de leve, iludiu um pouco seu torcedor ao vencer o Cádiz em seu primeiro compromisso, no dia 3 de janeiro. Mas foi ladeira abaixo daí para frente. Perdeu três jogos consecutivos, empatou o último contra o Las Palmas e, agora, depende basicamente de um milagre para não ser rebaixado à segunda divisão do Campeonato Espanhol.

O time ainda conta com o segundo pior desempenho como visitante, não tendo vencido simplesmente nenhum jogo quando atua distante de sua torcida. Não que a campanha no estádio Nuevo Los Carmenes seja das melhores, mas são simplesmente dez derrotas e um empate nos 11 jogos que fez longe de casa, com apenas oito gols feitos e 24 sofridos. Nada animador para quem vai visitar o Barcelona, que tem nove vitórias e apenas três derrotas quando atua como mandante.

O único lado bom da temporada do Granada, inclusive, já saiu do clube e foi tentar a vida no futebol da Alemanha. Bryan Zaragoza, artilheiro do time em La Liga com seis gols marcados, foi para o Bayern de Munique e inclusive já ficou no banco bávaro na vitória diante do Borussia Mönchengladbach, na última rodada da Bundesliga. Sem seu principal jogador no ano, é muito difícil acreditar que o Granada tenha forças para fazer qualquer mal ao Barcelona. A segunda divisão é logo ali.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo