La Liga
Tendência

Barcelona consegue a vitória nos acréscimos sobre o Real Madrid e coloca a mão na taça de La Liga

Real Madrid ficou perto de vencer, mas teve gol anulado por impedimento e tomou o gol da virada no final, que faz o Barcelona abrir 12 pontos de vantagem na liderança

O Barcelona conseguiu uma vitória nos acréscimos sobre o Real Madrid por 2 a 1 neste domingo e, assim, ficou muito perto de comemorar o título de La Liga. Isso porque os blaugranas abrem 12 pontos de vantagem na liderança a 12 jogos do fim. Uma diferença é muito grande para ser tirada, ainda mais de um time que costuma ser tão forte defensivamente.

Jogando em casa, os catalães começaram melhores El Clasico. Logo a dois minutos, Robert Lewandowski esquentou a mão do goleiro Thibaut Courtois em um chute perigoso de fora da área, que o goleiro belga espalmou. Depois, aos cinco, Sergio Busquets fez um cruzamento preciso para a segunda trave, onde estava Raphinha para cabecear com muito perigo e obrigar Courtois a nova boa defesa. No rebote, Sergi Roberto ainda chutou de fora da área com perigo.

Embora o início tenha sido melhor do Barcelona, quem abriu o placar foi o Real Madrid. Aos oito minutos, Vinícius Júnio recebeu do lado esquerdo, foi à linha de fundo e cruzou. A bola tocou em Ronald Araújo e matou o goleiro Marc-André Ter Stegen: 1 a 0.

Aos 23 minutos, Raphinha, do lado esquerdo, cruzou para a área em um rebote de escanteio e encontrou Andreas Christensen, que cabeceou com perigo, mas errou o alvo. Raphinha, aliás, era uma das principais armas do Barcelona e, aos 33 minutos, ele recebeu pela direita, fez a finta para o meio e soltou um chute forte, defendido por Courtois que mandou por cima.

O empate veio aos 44 minutos. Em uma pressão do Barcelona, Lewandowski recebeu dentro da área, cruzou da esquerda e Raphinha furou. A bola sobrou para Ronald Araújo, que tocou rasteiro para o meio, De Jong ajeitou para Raphinha finalizar. A bola bateu na defesa e voltou para Sergi Roberto, que bateu colocado no canto e empatou: 1 a 1. Festa no Spotify Camp Nou.

No segundo tempo, o Real Madrid mudou. Entrou Rodrygo no lugar de Toni Kroos, em uma tentativa de Carlo Ancelotti de deixar o time mais ofensivo. O primeiro lance do brasileiro foi aos 17 minutos, quando o Barcelona saiu jogando errado, com um passe curto de Busquets que Carvajal tocou para Rodrygo bater de primeira, com perigo, mas para fora.

Aos 21 minutos, o Barcelona teve uma grande chance. Koundé, dentro da área, ajeitou para Busquets cruzar e encontrar Lewandowski, sozinho, mas ele deu um voleio para fora. Uma grande chance desperdiçada.

O Real Madrid chegou com perigo aos 35 minutos. Rodrygo, em velocidade, arrancou, abriu na direita para Carvajal, que tocou para o meio e Marco Asensio tocou de chapa para marcar o gol, que seria da virada para 2 a 1. Seria, porque o lance foi avaliado pelo VAR, como todo gol, e foi constatada a posição de impedimento do camisa 11 no momento do toque de Carvajal.

Aos 46 minutos, Lewandowski passou a bola para Alejandro Baldé, que foi à linha de fundo e cruzou para trás rasteiro e Franck Kessié tocou no cantinho, de primeira, para marcar 2 a 1. Virada do Barcelona em casa, que coloca o time em uma posição muito próxima de poder comemorar o título de La Liga.

Com a vitória, o Barcelona chega a 68 pontos, 12 a mais que o Real Madrid, com 56. São 12 rodadas para o fim do Campeonato Espanhol. Será preciso uma reviravolta muito improvável para que o título não vá para a Catalunha nesta temporada.

Ao Real Madrid, restará brigar pelo título da Copa do Rei, onde enfrentará, no próprio Camp Nou, o Barcelona e precisará vencer. Tem também a Champions League na disputa, onde enfrentará o Chelsea nas quartas de final, repetindo um duelo da temporada passada.

Barcelona

Barcelona
4-3-3
1
Marc-Andre Ter Stegen
de
4
Ronald Araujo
uy
23
Jules Kounde
fr
15
Andreas Christensen
dk
28
Alejandro Balde
es
20
Sergi Roberto
es
5
Sergio Busquets
es
21
Frenkie De Jong
nl
22
Raphinha
br
9
Robert Lewandowski
pl
30
Gavi
es
Substitutos
13
Inaki Pena
es
36
Arnau Tenas
es
19
Franck Kessie
ci
38
Angel Alarcon
es
24
Eric Garcia
es
11
Ferran Torres
es
17
Marcos Alonso
es
32
Pablo Torre Carral
es
10
Ansu Fati
es
18
Jordi Alba
es

Real Madrid

Real Madrid
4-3-3
1
Thibaut Courtois
be
2
Dani Carvajal
es
3
Eder Militao
br
22
Antonio Rudiger
de
6
Nacho
es
10
Luka Modric
hr
12
Eduardo Camavinga
fr
8
Toni Kroos
de
15
Federico Valverde
uy
9
Karim Benzema
fr
20
Vinicius Junior
br
Substitutos
26
Luis Lu00f3pez
es
23
Ferland Mendy
fr
24
Mariano Diaz
do
17
Lucas Vazquez
es
21
Rodrygo
br
5
Jesus Vallejo
es
11
Marco Asensio
es
19
Dani Ceballos
es
18
Aurelien Tchouameni
fr
13
Andriy Lunin
ua
16
Alvaro Odriozola
es
Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo