La Liga

Barça e City farão amistoso para levantar fundos a pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica

Barcelona e City se unirão em apoio a Juan Carlos Unzué, antigo assistente blaugrana diagnosticado com ELA em 2020

Barcelona e Manchester City se enfrentarão por uma nobre causa, em amistoso marcado para 24 de agosto. Os dois clubes estarão no gramado do Camp Nou para juntar fundos a pesquisas relacionadas à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A doença degenerativa é enfrentada por Juan Carlos Unzué, nome importante na comissão técnica dos blaugranas ao longo das últimas duas décadas. Assim, as equipes dirigidas por Xavi e Pep Guardiola se encararão, com toda a arrecadação direcionada à iniciativa. Os clubes também disponibilizarão canais para doações.

Unzué foi goleiro reserva do Barcelona por duas temporadas, entre 1988 e 1990, embora sua carreira como jogador esteja mais fortemente ligada ao Sevilla. O retorno do veterano ao Camp Nou aconteceu em 2003, quando passou a integrar a comissão técnica de Frank Rijkaard como treinador de goleiros. Permaneceu no posto até 2010, trabalhando no início da passagem de Pep Guardiola na casamata. Após uma breve experiência como técnico do Numancia, Unzué retornou para ser assistente de Guardiola em 2011/12. Depois disso, ainda trabalhou ao lado de Luis Enrique e foi auxiliar técnico do Barça de 2014 a 2017.

Mais recentemente, Unzué teve passagens mais curtas à frente de Celta e Girona. O treinador estava sem clube quando, em fevereiro de 2020, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica. A doença degenerativa afeta os neurônios que controlam os músculos, dificultando gradativamente funções básicas. Aos 55 anos, o ex-goleiro lida com a rigidez muscular que caracteriza a ELA e precisa se locomover em uma cadeira de rodas, enquanto sua fala ainda não foi prejudicada.

O próprio Unzué anunciou o amistoso, com a presença de Pep Guardiola no Camp Nou. Os dois trabalharam juntos em 185 partidas pelo Barcelona. Ao todo, Unzué esteve presente no Barça como jogador ou membro da comissão técnica em 646 partidas. Conquistou a Champions League em três oportunidades diferentes, além de uma Recopa Europeia nos tempos em que era treinado por Johan Cruyff. O vínculo com o clube permanece também através de seu filho, Jesús Unzué, que é o treinador de goleiros da base. Nada mais justo, então, que figuras tão importantes do barcelonismo o apoiem em sua causa.

O amistoso no Camp Nou acontecerá numa quarta-feira, antes do início da fase de grupos da Champions League, mas com as ligas nacionais já em andamento. Será o primeiro confronto entre times dirigidos por Xavi e Guardiola, o que gera certas expectativas. E a chance de lotar as arquibancadas também terá um significado maior dentro do contexto.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo