Sul-americanos decidem, e Atlético de Madrid vence sua quase final
Com vitória por 3 a 1 sobre o Athletic Bilbao, Atlético de Madrid abriu 6 pontos de vantagem em briga pela Champions League

Teve sorte, teve competência e também muitos méritos em um duelo direto por vaga na Champions League. Jogando diante de sua torcida no Estádio Wanda Metropolitano, o Atlético de Madrid não decepcionou e bateu o Athletic Bilbao por 3 a 1, neste sábado (27), em um duelo bastante esperado da rodada 33 da La Liga. Os argentinos Rodrigo De Paul e Ángel Correa, e o brasileiro Samuel Lino fizeram os gols colchoneros, enquanto Nicolás Williams fez o único tento dos Leões.
O resultado foi extremamente importante para os objetivos dos colchoneros. Em quarto lugar, agora o Atlético de Madrid tem 64 pontos, e abriu 6 de vantagem sobre justamente o Athletic Bilbao. Com 58 pontos agora, o time basco tem precisará ganhar os seus jogos restantes e contar com a sorte para ter chances de ir à Champions League de 2024/2025.
Erro individual pôs fogo na partida
Diante de sua torcida, o Atlético de Madrid foi tentando controlar as ações ofensivas do jogo, e para abrir o placar, contou com um pouco de sorte. Llorente recebeu passe e fez cruzamento que foi tirado. De Paul apareceu no rebote e chutou de fora da área. Mas um desvio em Ruiz de Galarreta enganou Unai Simón, que não conseguiu voltar a tempo para impedir o gol colchonero, aos 15 minutos.
O gol no início deixou o time comandado por Simeone mais retraído, esperando os visitantes atacarem. E precisando de uma vitória para sonhar com uma vaga na Champions League, o Athletic tentou construir jogadas ofensivas, principalmente pelos lados, com os irmãos Nico e Iñaki Williams. Aos 27 minutos, Sancet recebeu passe no meio, mas sua finalização foi para fora.
Nos últimos minutos, o time anfitrião passou a aproveitar mais as brechas e o nervosismo do Athletic Bilbao. Llorente avançou pelo lado esquerdo e cruzou, mas em cima da linha Paredes tirou a bola. Depois foi a vez de Griezmann, com um chute para fora, assustar Unai Simón. Mas pouco antes do fim da primeira etapa, veio finalmente o empate basco. Em tentativa de recuar a bola para a defesa, De Paul jogou a bola nos pés de Iñaki Williams. O camisa 9 abriu o jogo para Guruzeta, que avançou e tocou para Nico Williams. Livre, o atacante bateu na saída de Oblak e igualou o marcador, aos 45 minutos.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Vantagem e controle emocional garantem vitória
O empate nos últimos minutos do primeiro tempo fez com que Diego Simeone mexesse no brio de seu time para o restante da partida no intervalo. Tanto que aos 6 minutos, novamente os colchoneros voltaram à frente. Após triangulação, Koke viu Ángel Corrêa se movimentando entre os dois zagueiros e lançou a bola para o argentino, que sozinho no espaço entre os defensores, fintou Unai Simon e ampliou o placar.
Ficar em vantagem fez o Atlético de Madrid recuar novamente. Mas a frustração por ficar atrás do placar mais uma parece ter mexido com o fator psicológico dos jogadores bascos. O técnico Ernesto Valverde até tentou mexer na equipe, acrescentando atletas experientes como Muniain, Vesga, De Marcos e Berenguer, mas nem isso fez com que a equipe visitante construísse mais jogadas perigosas.
E aos 80 minutos, o time da casa garantiu a vitória e uma importante vantagem na disputa por uma vaga na Champions League. Hermoso tocou para Samuel Lino, que abriu espaço e chutou no contrapé. A bola bateu na trave e foi para o gol após bater nas costas de Simón. Na base de cruzamentos, os Leões tentaram ao menos um empate, mas mais tranquilos, os jogadores de Simeone foram competentes para impedir qualquer possibilidade de gol do Athletic, e asseguraram uma vitória que dá alívio para os torcedores do time da capital espanhola.