La Liga

Um Atlético de Madrid sem criatividade encontra o Las Palmas e sua defesa (quase) intransponível

Atlético de Madrid tropeçou feio contra o Sevilla e agora terá pela frente o Las Palmas, segunda melhor defesa de La Liga

Vindos de histórias bem diferentes no último final de semana, quando disputaram a rodada passada de La Liga, Atlético de Madrid e Las Palmas se enfrentam neste sábado (17) na capital da Espanha com seus lados psicológicos bem diferentes. Enquanto os donos da casa vêm de uma vitória inesperada diante do Sevilla, que luta contra o rebaixamento no Campeonato Espanhol, os visitantes venceram o Valencia e se colocaram de vez na briga por uma vaga na Conference League.

O Atlético de Madrid vive uma fase nada agradável e, apenas na última semana, foi derrotado duas vezes. Além do revés contra o Sevilla, fora de casa, perdeu para o Athletic Bilbao na primeira perna da semifinal e se complicou na Copa do Rei. Agora, precisa vencer um time que tem sido osso duro de roer, uma das melhores defesas de La Liga, para chegar com moral mais elevado na disputa da Champions League, na qual faz seu próximo jogo, a ida das oitavas de final contra a Internazionale.

O Las Palmas, que nada tem a ver com os problemas do Atlético de Madrid, vai tentar tirar uma casquinha do princípio de crise que o adversário vive para seguir firme em sua surpreendente campanha por uma vaga na Conference League. Recém-promovida da segunda divisão, a equipe baseia seu jogo em uma fortíssima defesa, tem média inferior a um gol tomado por jogo e, assim, pode surpreender a todos com uma ida à Europa já na próxima temporada.

Como o Atlético de Madrid chega para o jogo contra o Las Palmas?

Entre jogos de La Liga e Copa do Rei, o Atlético de Madrid chegou no último final de semana a três jogos sem vencer e viu o sinal amarelo ser ligado no estádio Metropolitano. Além das derrotas para Sevilla, pelo Campeonato Espanhol, e Athletic Bilbao, pelo torneio em mata-mata, o time havia, antes, empatado com o arquirrival Real Madrid. Se este último havia sido um bom resultado por ser fora de casa e conquistado no último minuto de jogo, a sequência de tropeços acabou apagando um pouco isso.

Mais do que os resultados negativos, incomoda bastante no Atlético de Madrid o quanto o time foi mal diante de Sevilla e Athletic Bilbao. Claramente falta ao time de Diego Simeone alguém mais criativo em um meio-campo muito forte atleticamente, recheado de ladrões de bola, mas que concentra quase toda sua criação em Koke e em bolas alçadas aos alas, que tem funções ofensivas e defensivas de suma importância no esquema que o argentino encontrou para esta temporada.

A falta de criatividade deverá ser ainda mais problemática diante de um Las Palmas que sabe se defender e gosta (muito) de jogar no contra-ataque. Será um teste e tanto para que o Atlético de Madrid se acostume para enfrentar uma das melhores defesas da Europa logo em sequência: a fortíssima Internazionale, rival na Champions League. a Inter toma pouquíssimos gols e não costuma perdoar seus adversários, fazendo com que a má fase do Atleti seja ainda mais perigosa neste momento. Não a toa, ela precisa terminar hoje para que as coisas não saiam dos rumos corretos.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como o Las Palmas chega para o jogo contra o Atlético de Madrid?

Depois de ter ficado dois jogos sem ganhar, o Las Palmas se recuperou com estilo. No primeiro deles, perdeu para o Real Madrid, o que mesmo em casa é completamente aceitável. O que complicou foi a partida seguinte, diante do virtualmente rebaixado Granada, quando o Las Palmas apenas empatou em 1 a 1. Mas na disputa contra o Valencia, concorrente direto, venceu a vencer, mais do que isso jogou bem, e chega com moral em alta contra um Atlético de Madrid com psicológico mais abalado.

Não foi fácil para o Las Palmas vencer o Valencia, no entanto. Os dois gols saíram nos últimos minutos de jogo, após uma entrada inspiradíssima de Marc Cardona, que saiu do banco aos 38 minutos da segunda etapa para dar uma assistência e fazer um gol. O time de de Gran Canaria pressionou durante toda a partida, mas viu ótima atuação defensiva do adversário brecar justamente seu ataque, que é consideravelmente o ponto fraco da equipe comandada por Garcia Pimienta.

O grande ponto, novamente, foi como o Las Palmas sabe se defender e, diante do Atlético de Madrid, isso será crucial. O adversário começou a temporada com seu 3-5-2 surpreendendo a todos, mas hoje parece (e está) sem variação e sem criatividade. Será a hora da segunda melhor defesa de La Liga funcionar e, assim, levar o Las Palmas a tentar roubar um ponto que seria importantíssimo em sua briga por seguir sendo uma das melhores histórias da atual edição do Campeonato Espanhol.

Foto de Leonardo Sacco

Leonardo SaccoCoordenador de conteúdo

Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, fez categorias de base na TV Gazeta, Olheiros e Impedimento. Se profissionalizou no Yahoo e desde junho de 2023 é coordenador de conteúdos editoriais da Trivela.
Botão Voltar ao topo