La Liga

Atlético de Madrid contrata Reinildo Mandava, lateral campeão com o Lille que será concorrente de Lodi

Renan Lodi não atravessa o melhor momento com o Atlético de Madrid, que aproveitou a oportunidade de mercado para levar Reinildo, melhor lateral da Ligue 1 2020/21

O Atlético de Madrid não resolveu todos os seus problemas na janela de transferências, mas aproveitou o último dia para garantir uma nova opção na lateral esquerda. Reinildo Mandava foi um dos bons destaques do Lille na conquista da última Ligue 1 e tornou-se alvo comum de diferentes clubes, especialmente por estar em fim de contrato. Por fim, o moçambicano de 28 anos assina com os colchoneros até junho de 2025. O negócio custou €3 milhões aos rojiblancos e garante concorrência a Renan Lodi, com uma nova alternativa que oferece mais proteção defensiva no setor.

Reinildo começou a carreira em Moçambique e foi descoberto pelo Benfica enquanto vestia a camisa do Ferroviário da Beira. O lateral seria integrado ao Benfica B em 2016, quando tinha 22 anos, mas não ganharia muitas chances com os encarnados. O defensor passaria por Fafe e Sporting da Covilhã na segundona portuguesa, antes de vestir a camisa do Belenenses SAD em 2018/19. Destaque do time, seria levado já no meio da temporada como opção pelo Lille. Nesta época, se firmava também como titular na seleção de Moçambique.

Na França, Reinildo não se tornou titular absoluto de imediato. A temporada de afirmação ocorreu exatamente em 2020/21, quando ganhou a posição durante o primeiro turno e virou uma peça importante na arrancada do Lille para o título da Ligue 1. Seria eleito o melhor de sua posição no campeonato. O moçambicano seguiu com moral na atual temporada, mantendo o alto nível com os Dogues, mesmo que o desempenho do time tenha caído. Disputaria também as seis partidas da fase de grupos da Champions League, dando sua contribuição para a classificação rumo às oitavas de final.

O Atlético de Madrid precisava de mais segurança na lateral esquerda e recorreu a Reinildo, diante de sua situação contratual aberta. Renan Lodi deveria ser a opção principal, mas não vive bom momento e perde espaço com Diego Simeone. O zagueiro Mario Hermoso algumas vezes foi deslocado para a posição, enquanto Yannick Ferreira Carrasco ocupa o setor quando o treinador usa um esquema com alas. Diante da falta de encaixe do elenco ao longo da temporada, contar com um lateral mais constante era algo pretendido pelos colchoneros. É isso que Reinildo poderá providenciar. É um jogador com mais aptidão defensiva que Lodi e também mais capacidade física, além de poder liberar Carrasco para funções mais ofensivas.

As únicas contratações do Atlético de Madrid neste mercado foram para os lados de campo, aliás. Antes de Reinildo, o clube também buscou Daniel Wass no Valencia. Embora o dinamarquês possa atuar mais centralizado, a tendência é de que ele sirva como ala direito após a saída de Kieran Trippier para o Newcastle. Neste fechamento de janela, a imprensa espanhola também sinalizou a intenção da diretoria em buscar um novo zagueiro, especialmente se Felipe saísse para o Newcastle. Como não passou de um rumor, os colchoneros seguirão com as mesmas opções limitadas no setor.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo