La Liga

Atlético de Madrid recebe o Betis para não deixar a crise destruir tudo

Atlético de Madrid parece ter perdido seu gás na temporada, está fora da Copa do Rei, quase eliminado da Champions e vai mal em La Liga

Eliminado da Copa do Rei para o Athletic Bilbao e com um pé fora da Champions League após ter perdido o primeiro jogo das oitavas de final para a Internazionale, o Atlético de Madrid tem La Liga como sua tábua salvadora. Mas neste domingo (3), enfrenta um adversário em alta e que, no momento no qual a crise bate à porta do estádio Metropolitano, pode ser extremamente perigoso. Trata-se do Betis, time vindo em ascensão no Campeonato Espanhol e tem forma recente que só é superada pelo Barcelona e iguala à do líder Real Madrid.

O Atlético de Madrid vem de empate em seu último jogo em La Liga, contra o fraquíssimo Almería, e começa a ver sua quarta posição cada vez mais em risco. O Athletic Bilbao, carrasco colchonero na Copa do Rei, tem apenas três pontos e a menos e venceu o Atleti no primeiro turno, levando vantagem atualmente no confronto direto, primeiro critério de desempate no Campeonato Espanhol. Ou seja, vencer o Betis acaba sendo uma situação praticamente obrigatória para os comandados de Diego Simeone dado esse contexto.

O Betis também está fora da Copa do Rei e, surpreendentemente, acabou eliminado da Conference League, da qual fez parte por ficar em terceiro em seu grupo na Liga Europa, pelo Dinamo Zagreb. Em La Liga, no entanto, as coisas vão muito melhores do que foram na primeira metade da temporada e, agora, o clube de Sevilla mira ao menos manter sua sexta colocação, que daria classificação imediata à Conference. Não seria o fim de campeonato dos sonhos, mas acabaria compensando os maus bocados que o time de Manuel Pellegrini passou em 2023–24.

Como o Atlético de Madrid chega para o jogo contra o Betis

Vencer ou vencer: esse é o lema do Atlético de Madrid para o jogo deste domingo diante do Betis. O Atleti chegou a ser líder de La Liga e um dos melhores times da primeira metade do torneio, mas derrabou demais, viu seu gás acabar e entra neste mês de março flertando firme com uma crise que pode ser agravada com a perda do quarto lugar no Campeonato Espanhol. Afinal, mais do que as eliminações, preocupa bastante o torcedor o quanto os colchoneros têm jogado mal.

Depois da goleada por 5 a 0 em cima do Las Palmas, o Atlético de Madrid foi derrotado pela Internazionale, empatou com o lanterna Almería (que não venceu um jogo sequer em La Liga até o momento) e levou um fortíssimo 3 a 0 do Athletic Bilbao na quinta-feira (29), resultado que custou sua vaga na final da Copa do Rei. Com seis gols sofridos e apenas dois feitos nesses duelos, o Atleti viu cair por terra tanto sua aura de time que sempre se defende bem, quanto o de equipe que ataca com eficiência, o que foi sua marca na primeira metade da temporada.

Para piorar a situação, três desfalques importantes já estão confirmados ao Atlético de Madrid por conta de tratamento de lesões. O primeiro é Thomas Lemar, que vinha sendo peça importante vindo do banco de reservas; o segundo é José Maria Gimenez, um dos pilares da defesa do Atleti nos últimos anos; por fim, o terceiro e mais importante é Antonio Griezmann, que segue sem poder jogar em recuperação, afetando diretamente o ataque do Atlético.

Como o Betis chega para o jogo contra o Atlético de Madrid

Claro que a eliminação inesperada na Conference League afetou o Betis, mas estar na competição nem era um plano real da equipe — a verdade é que pesou muito mais a má campanha na Liga Europa. Então, a guinada acima em La Liga acabou evitando que a equipe entrasse em crise e tivesse como foco ao menos a ida para a própria Conference. Sim, seria um prêmio de consolação e não uma conquista e tanto, mas é como diz o ditado: melhor que nada.

No Campeonato Espanhol, a fase é tão boa que desde 21 de janeiro, quando foi derrotado pelo Barcelona, o Betis não perde um jogo sequer. Conseguiu deixar uma inconstante Real Sociedad para trás na última rodada, quando venceu o Athletic Bilbao e, nessas coisas que o futebol promove, acabou ajudando o Atlético de Madrid que enfrenta nesta tarde. Agora, pode auxiliar os bascos em busca de uma vaga na próxima edição da Champions League.

Para o duelo deste domingo, Manuel Pellegrini não poderá contar com três jogadores para armar o Betis, todos eles lesionados. Os principais são o zagueiro Marc Bartra e o meio-campista Isco, fechando a lista o lateral esquerdo brasileiro Abner Vinicius, que vem fazendo temporada regular para boa. Quem está confirmado como titular é o norte-americano Johnny Cardoso, que saiu do Internacional, chegou ao Betis e vem sendo fundamental nessa arrancada da equipe.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo