La Liga

Atlético de Madrid sofre contra o lanterna Almería, mas início avassalador garante nova vitória no Metropolitano

Com 100% de aproveitamento como mandante na temporada, o Atlético de Madrid venceu mais uma vez em casa apesar do domínio do Almería no segundo tempo

Não foi fácil como se esperava, mas o Atlético de Madrid derrotou o lanterna Almería por 2 a 1 neste domingo (10), pela 16ª rodada de La Liga. No Estádio Metropolitano, o primeiro tempo avassalador com grande atuação de Antoine Griezmann mantiveram o aproveitamento perfeito do time comandado por Diego Simeone dentro de casa na temporada, por mais que os visitantes tenham pressionado muito na segunda etapa e chegado perto do empate.

Jogador colchonero com mais participações diretas nesta edição da competição e eleito o melhor jogador de La Liga em novembro, Griezmann foi o autor da assistência para Álvaro Morata abrir o placar com um golaço e deu o passe para Marcos Llorente servir Ángel Correa no segundo gol. Após o intervalo, o Almería foi quem dominou o jogo, diminuindo com o brasileiro Léo Baptistão e sendo impedido de igualar o marcador pelo goleiro Jan Oblak.

Com sua 19ª vitória consecutiva em casa, a décima na temporada, o Atlético de Madrid assumiu momentaneamente a terceira colocação de La Liga e chegou a 34 pontos, mesma pontuação do Barcelona que ainda entrará em campo neste domingo para enfrentar o vice-líder Girona. O Almería, por outro lado, ainda não venceu na competição, soma apenas quatro pontos após 16 rodadas e amarga a lanterna.

Primeiro tempo avassalador do Atleti

O Atlético de Madrid fez um primeiro tempo avassalador, contando com o apoio do Estádio Metropolitano para pressionar alto a saída de bola do Almería, acelerar assim que recuperava a posse no campo de ataque, empilhar grandes chances e ir para o intervalo com uma boa vantagem.

Com apenas cinco minutos de partida, Antoine Griezmann balançou a rede visitante com um voleio quase na pequena área na saída do goleiro Luís Maximiliano após de Samuel Lino ganhar disputa pelo alto, mas o francês estava impedido e o gol foi anulado pelo VAR. Dez minutos depois, foi a vez de Ángel Correa receber passe de primeira de Rodrigo de Paul dentro da área, dominar e, com o bico do pé direito, acertar a trave esquerda do Almería.

O gol colchonero era questão de tempo e saiu no lance seguinte. Griezmann pressionou pela esquerda no campo de ataque, roubou a bola e acionou Álvaro Morata na entrada da área. O atacante espanhol acertou um belo corte para vencer a marcação, driblou Maximiliano e tocou de canhota para a meta vazia, anotando um verdadeiro golaço.

E o Atleti não se deu por satisfeito com a vantagem mínima. Aos 21 minutos, Marcos Llorente atacou as costas da defesa do Almería e contou com Griezmann recuperando a bola após uma tentativa errada de lançamento longo para chegar até a linha de fundo e cruzar rasteiro para pequena área, onde Ángel Correa apareceu sozinho e completou para o gol aberto, abrindo 2 a 0.

Com o passar do tempo, a equipe de Diego Simeone abaixou o ritmo intenso e permitiu que o Almería fizesse uma reta final de primeira etapa equilibrada. Mesmo assim, Luís Maximiliano ainda precisou fazer uma grande defesa em cobrança de falta de De Paul.

Almería diminui, pressiona e para em Oblak

Já o segundo tempo foi completamento oposto. O Almería voltou do vestiário com outra iniciativa e dominou a segunda metade da partida, sendo impedido de empatar — e quem sabe até mesmo virar — por Jan Oblak. O goleiro do Atlético de Madrid fez grandes defesas, a primeira delas em um peixinho de Adrián Embarba aos sete minutos.

O esloveno também quase salvou o único gol visitante. Aos 16 minutos, o camisa 13 dos donos da casa defendeu o chute da entrada da área de Sergio Arribas que desviou no meio do caminho, mas o brasileiro Léo Baptistão conferiu o rebote na pequena área e diminuiu a vantagem do Atleti.

O gol fez com que o time de Simeone se defendesse em um bloco ainda mais baixo e permitisse que o Almería ficasse ainda mais no ataque. Arribas criou uma grande oportunidade depois de tabelar com Embarba dentro da área e finalizar cruzado, mas Oblak fez outra importante intervenção. O goleiro ainda defendeu outro chute forte de perto pouco depois, este de Baptistão.

Nos 15 minutos finais da partida, no entanto, o Atlético de Madrid conseguiu respirar, trocar passes mais à frente e diminuir a pressão visitante, mesmo que ofensivamente fizesse pouco. Assim, os colchoneros seguraram o 2 a 1 e conquistaram mais uma vitória no Metropolitano.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo