La Liga

Athletic Bilbao engrossa o caldo, vence em San Mamés e complica a vida do Atlético de Madrid

Derrota no País Basco faz com que o Barcelona tenha a chance de tomar a liderança de La Liga no jogo que tem a menos; os dois times ainda têm confronto direto

O Atlético de Madrid sofreu uma das derrotas mais duras da temporada até aqui. Fora de casa, os Colchoneros perderam por 2 a 1 para o Athletic Bilao, o que fez o time estacionar em 73 pontos, dois a mais que o Barcelona, que tem um jogo a menos. A partida será disputada na próxima quinta e pode fazer com que os catalães saltem à frente na tabela. Os dois clubes ainda se enfrentam nesta reta final de La Liga.

Em mais um jogo que ficou abaixo do esperado em rendimento, o time de Diego Simeone foi colocado sob ainda mais pressão, já que agora terá que torcer contra o Barcelona para não perder a liderança na tabela. O jogo em San Mamés teve um primeiro tempo dos rojiblancos muito ruim e foi o Athletic Bilbao que saiu em vantagem.

Aos oito minutos de jogo, em uma jogada pela direita, Alex Berenguer, de peixinho, abriu o placar. O jogador vem em ótima fase desde a chegada do técnico Marcelino Garcia Toral. Foi o seu sétimo gol na temporada, o quinto desde fevereiro. Atuando normalmente aberto pelos lados do campo, o camisa 12 tem sido um jogador importante para o Athletic, que ainda sofre demais para marcar seus gols.

Depois do primeiro tempo apagado, o segundo tempo do Atlético foi melhor. Depois dos primeiros minutos, Simeone fez três substituições: colocou em campo Luis Suárez, Thomas Lemar e João Félix para tentar empatar o jogo. Do outro lado, Iñaki Williams, que começou no banco, foi colocado em campo para explorar a sua velocidade.

Aos 32 minutos, em uma cobrança de escanteio do lado esquerdo do ataque do Atlético, Stefan Savic cabeceou de costas e conseguiu vencer o goleiro Unai Simón, que não saiu bem: 1 a 1. Os Colchoneros sabiam que precisam ada vitória e, por isso, acreditaram.

Só que o problema é que aos 41 minutos, também em uma bola parada, Ibai Gómez cobrou escanteio do lado direito e o zagueiro Iñigo Martínez tocou de cabeça para marcar o segundo gol: 2 a 1 para os bascos, que vibraram muito, e mais ainda quando o juiz apitou o fim da partida.

O Athletic Bilbao não vencia desde o dia 7 de março, quando bateu o Granada por 2 a 1, também em San Mamés. Eram seis jogos sem vitória, com muitos empates. Faltava vencer e agora o time consegue. Os bascos estão em 10º na tabela, com 41 pontos.

O Atlético de Madrid segue em primeiro, mas seus 73 pontos podem ser superados pelo Barcelona, que tem 71 e fará o jogo a menos que tem nesta quinta-feira, contra o Granada. Se vencer, pula para 74 pontos e passa os Colchoneros, o que fará que com os catalães comecem a próxima rodada já na liderança.

Desde já, seja qual for o resultado do jogo do Barcelona, o duelo entre Barcelona e Atlético de Madrid, no dia 8 de maio, será crucial para o desenrolar de La Liga. Pode ser que esse jogo seja decisivo até mesmo para o Real Madrid, que precisa seguir vencendo os jogos para sonhar com o título e, nessa partida, um dos dois concorrentes, no mínimo, perderá pontos e, para o Real, seria ótimo que os dois perdessem pontos em um empate. La Liga terá uma reta final bastante emocionante, ao que tudo indica.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo