La Liga

Apesar de ver a luz no fim do túnel, Barcelona sofre com momento inglório

Depois de perder seu principal craque, ídolo e capitão, Barcelona vive um processo de reconstrução que será difícil

A temporada 2021/22 começou para o Barcelona com seu maior ídolo de todos os tempos deixando o clube ainda sendo um dos melhores jogadores do mundo. Portanto, o gosto amargo seria uma constante difícil de se livrar. O problema é que os resultados só deixam tudo pior: a equipe levou um 3 a 0 em casa do Bayern de Munique sem mostrar reação e seguidos resultados nada inspiradores no Campeonato Espanhol deixam o time mais perto do meio da tabela que do topo. 

A classificação está toda embolada já que o Real Madrid e o Atlético de Madrid também não estão em grande fase. No momento a Real Sociedad é a líder e a diferença do primeiro pro oitavo é de cinco pontos. Ou seja, é o momento certo para dar palpites jogo a jogo e também a longo prazo, já que tudo está indefinido e não há grandes favoritos ou azarões. O Barcelona incluso.

Ou seja, a disputa na La Liga está aberta. E para você quem é o favorito? Acompanhe os jogos do Campeonato Espanhol e saiba mais sobre as chances dos principais times.

A Champions é impossível

Apesar do chavão dizer que nada é impossível no futebol, quem acompanha o esporte sabe que na era do dinheiro como craque, camisa 10 e capitão, um time que está insolvente não pode concorrer com sheiks e magnatas.

O Barcelona perdeu Messi e Neymar para o PSG e o dinheiro conquistado com a venda do primeiro foi tragicamente gasto. Philippe Coutinho é a contratação mais cara da história do clube e sofre com lesões, falta de confiança e de futebol. Hoje ele é um reserva de luxo. Ousmane Dembélé também está lesionado e seus 120 milhões de euros foram jogados no lixo. Antoine Griezmann também custou mais de 100 milhões de euros e nem está mais no clube.

Por isso mesmo que o time consiga reagir na Champions, ficando em segundo já que o Bayern é disparado a maior força, ainda precisa superar o Benfica. No primeiro jogo entre os dois, no estádio da Luz, 3 a 0 para os portugueses.

Depois de vencer o Dynamo em casa, a esperança agora é vencer o Benfica na Espanha e o Dynamo de Kiev na Ucrânia. Ambos os times pegam o Bayern fora e é difícil contar com qualquer resultado melhor que a derrota, mas o Barcelona tem um ponto positivo: como é o último jogo, o Bayern já deve estar classificado e pode usar reservas.

Mesmo passando de fase, o exercício é quase inútil porque como segundo do grupo precisa pegar um líder de grupo, encarando uma grande potência. PSG ou Manchester City, Liverpool, Juventus, além do próprio Bayern são todos times claramente em fase superior. Sobra então o Campeonato Espanhol.

É possível ser campeão espanhol?

O Barcelona não foi campeão espanhol nas duas últimas temporadas e ficar três será o maior jejum desde a virada do século. Como dito, Atlético e Real não são potências no momento, mas a reconstrução do Barcelona não só passa pela saída de craques e o envelhecimento de outros, mas também a ascensão de novos jogadores.

Ansu Fati e Pedri farão 19 anos neste final de 2021 e já são as maiores esperanças do clube, com seus contratos renovados recentemente com cláusulas bilionárias. Assim não se corre o mesmo risco que com Neymar.

Sem dinheiro para sonhos como Mbappé, que já deixou mais do que claro que quer o Real Madrid e com Erling Haaland sendo uma possibilidade, mas algo muito, muito difícil, a resposta novamente terá que ser a base, que foi inexplicavelmente abandonada nas últimas gestões. Com Joan Laporta de novo no comando, La Masia (como a base é conhecida) terá investimento e espaço novamente. Mas não só por uma questão de identidade e sim necessidade. A luz no fim do túnel existe, mas ainda existe muita escuridão no caminho.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo