La Liga

Girona tem a faca e o queijo na mão para ser líder de novo e jogar pressão no Real Madrid

O Girona vai aproveitar que o Real Madrid disputa a Supercopa e, contra o fraquíssimo Almería, tem a chance de voltar a ser líder

Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa, provalvemente você já ouviu esse ditado popular, certo? Pois neste domingo (14) será a vez do Girona incorporar os ratos e aproveitar que os gigantes Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid estão fora da Espanha para disputar a Supercopa e tentar fazer a festa em La Liga, podendo até mesmo assumir a liderança da competição — mesmo que provisoriamente — em caso de vitória contra o Almería, pior time do Campeonato Espanhol até aqui.

O Girona está na segunda colocação de La Liga atualmente por conta do critério de desempate, uma vez que está empatado em pontos com o Real Madrid: ambos têm 48 somados até agora. Acontece que no confronto direto, o primeiro método a desempatar times na competição, os blancos levam vantagem por terem vencido o jogo entre as equipes no primeiro turno. Por isso, se quiser ser campeão espanhol, talvez o mais improvável de todos os tempos, seria recomendado que o Girona abrisse mais pontos que o rival, já que vencer no confronto direto é uma opção, agora, ainda mais complicada do que já era antes mesmo das equipes se enfrentarem pela primeira vez.

Jogo contra o lanterna Almería dá ao Girona a faca e o queijo para pressionar o Real Madrid

E o momento não podia ser melhor para o Girona abrir três pontos de vantagem sobre o Real Madrid e deixar a pressão da obrigação de ganhar seu jogo atrasado com os madrilenhos. Enquanto os blancos estarão na Arábia Saudita fazendo um duríssimo mata-mata curto na Supercopa, o Girona terá a possibilidade de vencer um time que, pasme, simplesmente não ganhou nenhum jogo durante todo o primeiro turno do Campeonato Espanhol.

Isso mesmo: não é apenas que o Almería é ruim por estar na lanterna, o time tem um dos desempenhos mais humilhantes de toda a história do Campeonato Espanhol e, em toda a temporada, venceu apenas uma partida, pela Copa do Rei, diante do CF Talavera, que joga simplesmente na quarta divisão. Não bastasse a escassez de vitórias, o time ainda foi eliminado do torneio pelo Unión Deportiva Barbastro, outro time da quarta divisão e que acabou caindo depois diante do Barcelona. Em 21 jogos disputados na temporada 2022/2023, o Almería conseguiu o absurdo feito de só vencer um e perder absurdos 15.

Não seria chocante, então, que o Girona, que mantém uma invencibilidade que vem desde a fatídica e já citada derrota para o Real Madrid, em 30 de setembro do ano passado, vencesse com tranquilidade. No primeiro turno, jogando em casa, fez um sonoro 5 a 2 no Almería, sem nenhuma dificuldade. Por mais que jogue fora de seus domínios, é de se esperar que a equipe, atual segunda colocada de La Liga, coloque novamente as mãos na liderança.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Girona x Almería do primeiro turno rendeu suspensão que só foi decretada agora

A partida entre os times no primeiro turno de La Liga, aliás, continua rendendo até esta semana. Afinal, na terça-feira (9), a Comissão Disciplinar da Federação Espanhola suspendeu David López com quatro jogos pelas declarações que o zagueiro do Girona deu no intervalo do jogo. Ele fez pesadas críticas ao árbitro Miguel Angel Ortiz Arias que, segundo a comissão que o julgou, ‘excederam o limite da liberdade de expressão'.

Não que a suspensão seja um grande problema para o técnico Míchel, do Girona. Afinal, ele já não poderia contar com o zagueiro, um de seus principais jogadores, pois o mesmo se machucou diante do Betis, em 21 de dezembro, e ficará afastado dos gramados até pelo menos o começo de fevereiro, cumprindo assim o período de suspensão enquanto se recupera de sua lesão.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo