La Liga

A vitória magra sobre o Cádiz bastou para o Sevilla reduzir a distância na perseguição ao líder Real Madrid

O Sevilla ganhou por 1 a 0, gol de Ocampos, e fica a cinco pontos do Real Madrid em La Liga, mas com um jogo a menos

A rodada de Ano Novo no Campeonato Espanhol contou com mais três partidas nesta segunda-feira. E o Sevilla se confirmou como principal perseguidor do Real Madrid na corrida pela liderança, ainda mais depois do tropeço dos merengues diante do Getafe. Os andaluzes tiveram dificuldades para resolver sua vida, com a magra vitória por 1 a 0 na visita ao Cádiz. O resultado, ainda assim, vale bastante ao time de Julen Lopetegui. Os rojiblancos acumulam cinco partidas de invencibilidade, com quatro vitórias no intervalo, e ficam a cinco pontos dos madridistas, mas com um jogo a menos.

O primeiro tempo contou com amplo domínio do Sevilla, que teve 76% de posse de bola, mas o ataque era improdutivo e o Cádiz até foi para o intervalo com mais finalizações. Nada que significasse tanto, já que nenhum dos times acertou o alvo nos 45 minutos iniciais. O resultado se abriu no início do segundo tempo, quando o Sevilla aumentou sua pressão e logo conseguiu o gol decisivo. Aos 13 minutos, na sobra de um escanteio, os sevillistas conseguiram trocar passes aos trancos e barrancos. Ivan Rakitic serviu e Lucas Ocampos apareceu na ponta esquerda. Mesmo com pouco ângulo, o argentino chutou rente à trave e contou com a falha do goleiro Jeremías Ledesma para marcar. Os anfitriões ameaçaram um empate depois disso, mas os andaluzes também lamentaram um gol anulado que poderia ter garantido maior segurança.

O Sevilla chega aos 41 pontos no Campeonato Espanhol, contra 46 do Real Madrid. A última derrota do time de Julen Lopetegui aconteceu exatamente no confronto direto e, neste momento, os andaluzes parecem ser os únicos com fôlego para tentar atrapalhar a liderança dos merengues. Terceiro colocado, o Betis parou nos 33 pontos, com duas derrotas consecutivas. Já o Cádiz é o penúltimo colocado, com 14 pontos, a dois pontos de sair da zona de rebaixamento.

Mais cedo, o Villarreal chegou à sua quarta vitória consecutiva por La Liga, ao golear o Levante por 5 a 0 no Estádio de la Cerámica. O jogo aéreo do Submarino Amarelo funcionou bem no primeiro tempo. Samuel Chukwueze fez grande jogada para Boulaye Dia anotar o primeiro de cabeça, enquanto Pau Torres ampliou após escanteio. Antes do intervalo, Gerard Moreno deixou o seu em jogada individual. O segundo tempo ainda teve um bom chute de Manu Trigueros nas redes e o segundo de Moreno, só cutucando na pequena área. Em ascensão, o Villarreal ocupa o oitavo lugar, com 28 pontos, a quatro pontos da zona de classificação à Champions. Já o Levante é o lanterna isoladíssimo, com míseros oito pontos, metade do que precisaria para respirar fora do Z-3.

No bolo do meio da tabela, o Athletic Bilbao conquistou uma importante virada por 3 a 1 sobre o Osasuna, na visita ao Estádio El Sadar. Kike García marcou o primeiro dos navarros logo aos dez minutos, mas Oihan Sancet descolou uma tripleta contra seu ex-clube para comandar a reação dos bilbaínos. O primeiro surgiu aos 15, de cabeça após cruzamento de Iñaki Williams, enquanto o segundo seria num chute de chapa aos 25. Na segunda etapa, Sancet concluiu uma linda troca de passes e encerrou a contagem. Com o resultado, o Athletic ocupa o décimo lugar, com 27 pontos, a cinco do G-4 – mas com um jogo a mais que os concorrentes. O Osasuna vem em queda livre e ocupa o 14° lugar, com 22 pontos, sem vencer há dez rodadas.

Classificação fornecida por
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo