EspanhaLa Liga
Tendência

Iñigo Martínez no Barcelona: zagueiro de construção atrás e bom jogo aéreo

Aos 32 anos, zagueiro Iñigo Martínez chega com experiência no futebol espanhol para reforçar um setor que precisava de mais nomes

O Barcelona anunciou nesta quarta-feira a contratação do zagueiro Iñigo Martínez, de 32 anos, que estava no Athletic Bilbao. O contrato do jogador basco se encerrou no último dia 30 de junho, o que tornou a sua contratação sem custos de transferência, algo muito atraente para um Barcelona que ainda se recupera financeiramente. Melhor ainda que ele reforça um setor que precisava de um bom nome, como é o zagueiro basco.

Iñigo Martínez é especulado no Barcelona desde janeiro, mas como é sabido, o Athletic Bilbao é duríssimo nas negociações. Ele já foi especulado antes mesmo disso para defender os blaugranas, mas nunca aconteceu. Sabendo que o contrato do jogador acabaria ao final da temporada, o Barcelona teve paciência e conseguiu convencer o jogador a assinar.

Quem é Iñigo Martínez?

Iñigo Martínez com a camisa do Athletic Bilbao (Icon Sport)

Zagueiro canhoto e de boa qualidade técnica, Iñigo Martínez começou a carreira na Real Sociedad. Sendo um jogador basco, despontou no time principal em 2011, quando fez seus primeiros jogos pelo clube. Se tornaria um dos principais zagueiros da liga atuando pelos Txuri-urdin. Então, ele tomou um caminho pouco usual: foi para o rival, Athletic Bilbao, em 2018.

A opção pelo Athletic Bilbao é algo interessante de entender. Aos 26 anos, ele era uma referência do time, um dos líderes do elenco. Embora seja relativamente comum que jogadores defendem as duas equipes, justamente pelo regime de exclusividade de jogadores bascos (ou de origem basca) dos leones, é raro que um clube contrate um jogador diretamente do outro. O Athletic Bilbao, só contando com jogadores bascos, pagou a cláusula de rescisão de €32 milhões. Assinou, na época, contrato de cinco anos.

Esses cinco anos acabaram neste último dia 30 de junho de 2023. Foram ótimos cinco anos defendendo o Athletic, onde continuou como um dos grandes jogadores da posição. Ele já era especulado para trocar o País Basco pela Catalunha na época de Real Sociedad e agora a transferência finalmente acontece.

Depois de fazer 239 jogos pela Real Sociedad e 177 pelo Athletic Bilbao e outros 20 jogos pela seleção espanhola, ele chega para jogar pelo Barcelona pelos próximos dois anos, até 2025, com opção do clube de mais um ano.

O que Iñigo Martínez oferece ao Barcelona?

Iñigo Martínez anunciado pelo Barcelona (divulgação)

Pelo status que têm e pelas qualidades técnicas que possui, chega para ser o dono da posição no Barcelona. Ronald Araújo é o principal zagueiro do Barcelona atualmente e pode formar uma dupla das melhores com Iñigo Martínez, oferecendo qualidades distintas.

Ronald Araújo é um jogador de força e velocidade, enquanto Iñigo Martínez é um bom construtor com a bola, algo crucial no estilo de jogo de Xavi Hernández, que aprecia tanto a posse de bola e a construção de jogo.

O elenco do Barcelona tem, além de Ronald Araújo, Andreas Christensen, Eric Barcia e Jules Koundé, este que tem sido usado como lateral direito, tanto no clube quanto na seleção francesa. Por isso, é de se imaginar que ele deve continuar por ali.

Iñigo Martíinez é uma ótima opção na bola aérea, seja em cobranças de falta, seja em escanteios. É um jogador que gosta de fazer passes longos e é muito forte, defensivamente, também no jogo aéreo. É também um bom cobrador de faltas, algo que o elenco do Barcelona, atualmente, não tem em grande número.

Tem tudo para ser um jogador importante para o Barcelona e para Xavi. Terá um desafio diferente também, em um nível mais alto. Para a sua carreira, é excelente. Ele pode deixar a sua marca em um clube gigantesco, como já deixou nos anteriores. A pressão, claro, também é maior. Veremos se ele estará à altura.

Curiosidades sobre Iñigo Martínez:

  • Será o 32º jogador basco a atuar pelo Barcelona, depois de muitos nomes históricos como o goleiro Andoni Zubizarreta, Gaizka Mendieta, José Ramón Alexanko e Julio Salinas
  • Primeiro jogador em 15 anos a ter jogado pelo Barcelona e pelo Athletic Bilbao. O último tinha sido Santiago Ezquerro, que chegou ao Barcelona em 2005 também após o fim do seu contrato com o Athletic
  • Será o segundo jogador na história a ter jogado por Barcelona, Real Sociedad e Athletic Bilbao. O primeiro foi Jon Andoni Goikoetxea, que jogou primeiro pelo Barcelona (1988-1994), Real Sociedad (1988-1990) e Athletic Bilbao (1994-1997)
Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo