Guardiola assume erro com jogador ex-Manchester City: ‘Me arrependo’
Ídolo do Sevilla e com passagem pelos Citizens se despediu dos gramados em bonita cerimônia
Chegou ao fim a carreira de um dos grandes jogadores da vencedora geração da Espanha. Jesús Navas se despediu do Sevilla e do futebol nesta segunda-feira (30) em uma bonita cerimônia no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán.
Vários colegas do espanhol de 39 anos compareceram na homenagem, como Sérgio Ramos e Rodri. Outros enviaram mensagens de vídeo, caso de Pep Guardiola, que trabalhou com Navas por um ano no Manchester City e foi tão sincero que assumiu que errou com o agora ex-atleta.
Guardiola queria ter mantido Jesús Navas no Manchester City
O técnico catalão, que chegou em 2016 nos Citizens, revelou que gostaria ter contado mais com Jesús na Inglaterra. Na primeira temporada de Pep, o então meia até passou mais a jogar de lateral e fez 36 jogos (apenas 19 como titular), mas não teve seu contrato renovado em 2017, movimento parte de uma renovação no elenco.
— Obrigado pela dádiva de estarmos juntos por um ano e o quanto me arrependo de ter deixado você ir. Gostaria muito que estivesse mais aqui, mas às vezes cometemos erros — assumiu Guardiola, o elogiando na sequência:
— Verdadeiramente parabéns a todos os sevilhanos por terem tido um jogador tão extraordinário e uma pessoa que define o sevilhismo há muitos anos. E, sevilhanos, não o deixam escapar. Tenha-o bem perto e esteja com todos vocês. Vejo você para sempre — completou o comandante.
Navas defendeu o City entre 2013 e 2017. No período, o jogador fez 183 jogos e conquistou uma Premier League (2013/14) e duas Copas da Liga Inglesa (2014 e 2016).
Na despedida de hoje, ele agradeceu os dois técnicos que teve no território inglês: “Cresci muito. Temos aqui o Manuel Pellegrini, sempre serei grato. Tivemos muitos títulos e agradecemos também ao Guardiola, as ideias que ele tem são incríveis, como treinador é um espetáculo“.
— Minha aventura em Manchester foi muito gratificante. A ajuda, entre outras, do treinador Manuel Pellegrini, nos permitiu vencer e nos divertir fora de casa. Sou de apenas um clube, mas devo dividir meu currículo em duas equipes. No City fui feliz e amadureci como jogador e como pessoa. Serei enormemente grato ao seu povo e aos seus fãs por todo o amor que me demonstraram — exaltou Navas em seu discurso.
Navas se despede como maior campeão pela Espanha
Além de ídolo no Sevilla e adorado em Manchester, o ex-meia e lateral-direito construiu uma grande carreira na seleção nacional e esteve em quatro dos seis títulos da Roja: Copa do Mundo 2010, Eurocopa 2012 e 2024 e Liga das Nações 2023. No total, foram 56 partidas pela Espanha.
Ainda mais marcante, Jesús Navas esteve na construção da jogada do gol de Andrés Iniesta que deu o título mundial inédito em cima da Holanda há 14 anos.
— Valeu muito a pena defender a camisa do meu país. A ilusão de estar sempre presente me leva a reviver uma grande satisfação. Foram anos incríveis, onde recuperamos o entusiasmo por La Roja pela Espanha. As memórias permanecem intactas e estamos orgulhosos de ter feito tantas pessoas felizes — disse.
Sobre o Sevilla, o jogador dedicou quase toda a carreira ao clube. Chegou em 2001, se profissionalizou em 2004, saiu em 2013 e retornou em 2017. Nesse período, foi essencial nas conquistas de duas Ligas Europa e duas Copas do Rei, além de uma Supercopa da Espanha e outra da Europa.