Espanha

Com futuro ainda indefinido, Savinho é exaltado por técnico do Girona

Míchel coloca atacante brasileiro em prateleira de destaque e projeta futuro promissor para o jovem

A temporada 2023/24 se notabilizou como a temporada das grandes surpresas. Bayer Leverkusen na Alemanha, Bologna na Itália, e Girona na Espanha. Sobre este último, um jogador em especial merece destaque: Savinho.

Revelado nas categorias de base do Atlético-MG, o atacante foi peça fundamental na histórica caminhada do clube catalão rumo à Champions League.

Míchel, técnico do Girona, é só elogios ao jovem de 20 anos. Em entrevista ao jornal Marca, o treinador espanhol disse que o brasileiro “é o maior talento” que já treinou.

– Savinho surpreendeu todo mundo, é o maior talento que já treinei e prevejo um futuro de alto nível para ele – disse Míchel.

Convocado por Dorival Júnior para representar a Seleção Brasileira na Copa América, Savinho fez a melhor temporada da carreira em 2023/24. Marcou 11 gols e concedeu 10 assistências em 41 jogos.

Carreira de Savinho

Natural do Espírito Santo, Savinho foi descoberto pelo Atlético-MG quando tinha 12 anos de idade. Destaque na base do Galo, o atacante chamou atenção de Jorge Sampoli, então técnico da equipe alvinegra em 2020.

Admirado pelo comandante argentino, Savinho começou a treinar com o elenco principal e estreou profissionalmente aos 16 anos, feito marcante na história do Atlético. O atacante entrou em uma seleta lista de jogadores do clube que debutaram no profissional antes de completar 17.

Logo em seus primeiros jogos pelo Galo, Savinho despertou o interesse do futebol europeu. Após flertes e rodadas de negociação, a venda do jovem foi confirmada em junho de 2022. O Grupo City comprou 87,5% dos direitos da joia por 6,5 milhões de euros.

Apesar de ter sido inscrito no Troyes, Savinho sequer chegou a atuar pelo clube francês. O PSV, da Holanda, foi seu destino. Por lá, atuou pouco e não conseguiu render. Foram apenas 18 jogos, com dois gols marcados e quatro assistências.

Sem sucesso no futebol holandês, Savinho partiu para um novo empréstimo, dessa vez na Espanha. O Girona confiou no jovem brasileiro e acertou em cheio na aposta. Em pouco tempo, o ex-Atlético se tornou protagonista da equipe e esbanjou talento nos gramados de LaLiga.

Com 81 pontos conquistados, o Girona de Savinho e Míchel terminou na terceira colocação de La Liga. Em 38 rodadas, a equipe obteve 25 vitórias, seis empates e sete derrotas.

Onde Savinho jogará em 2024/24?

Savinho ainda não sabe se fica ou não no Girona. Comprado pelo Manchester City em fevereiro de 2023, o atacante brasileiro será jogador do clube inglês a partir da próxima temporada. Vale lembrar que ele defendeu a equipe catalã emprestado pelo Troyes.

Ambos os clubes fazem parte do Grupo City, que tem o time de Manchester como carro chefe do conglomerado.

Durante esta semana, o Premier League Brasil revelou que o Manchester City está a um passo de levar o jovem direto para Manchester, sem passagens por outros clubes.

Como fica o Girona?

Míchel sabe que são grandes as chances do Girona perder jogadores importantes na próxima temporada. Savinho, como citado, é um dos que deve deixar a equipe. O técnico, entretanto, não desanima e traça estratégia para manter a força do elenco.

— Agora temos que defender um pouco esse elenco. Será um verão muito longo. Obviamente acho que vão sair jogadores (…) Se apenas dois ou três jogadores saírem, o projeto seria sólido. A outra coisa é acertar nas contratações e adaptá-las o mais rápido possível.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo