Copa do ReiEspanha

Foi preciso drama e prorrogação, mas o Barcelona reverteu e eliminou o Sevilla da Copa do Rei

O Barcelona tinha uma missão difícil nesta quarta-feira: reverter uma derrota por 2 a 0 para o Sevilla para se classificar na Copa do Rei. Foi preciso uma grande dose de emoção, de lado a lado, para que a classificação viesse. Depois de abrir o placar no começo do jogo, os catalães cederam um pênalti que provavelmente os eliminaria, mas os visitantes desperdiçaram. O gol nos acréscimos garantiu a ida à prorrogação e foi nela que o time marcou mais uma vez e garantiu a vaga.

Pressionado depois de perder o primeiro jogo por 2 a 0, o Barcelona sabia que precisava fazer um bom jogo para reverter o resultado. O Sevilla é um time que briga entre os primeiros em La Liga e o Barça tem sido marcado pela irregularidade. A primeira coisa que vimos foi uma postura de time que sabe o que precisa fazer em campo. Se colocou no ataque e foi para a pressão.

O time conseguiu um gol rápido. Aos 12 minutos, abriu o placar no Camp Nou. Lionel Messi tentou tabelar com Ousmane Dembélé, a bola tocou na zaga e sobrou para o francês. Ele dominou, tirou da marcação e chutou bonito, no ângulo, para marcar um golaço: 1 a 0.

Com metade da desvantagem tirada, os mandantes foram para cima. Trocaram passes no campo ofensivo, mas o Sevilla não abria muitos espaços. Exceto pelo lance do gol, os lances do primeiro tempo eram de chutes pressionados ou de fora da área. A superioridade dos catalães era clara na partida, mas o Sevilla parecia confiar na sua defesa, a segunda melhor de La Liga.

O segundo tempo teve muito mais emoções. Os blaugranas foram para cima, buscando o gol do jeito que deu. O time ficou ainda mais com a bola, chutou ainda mais a gol, mas continuava parando na boa defesa e organização do Sevilla para se defender.

As coisas se complicaram muito para o Barcelona aos 28 minutos do segundo tempo. Lucas Ocampos foi para cima de Oscar Mingueza, que cometeu pênalti. Àquela altura, um gol dos rojiblancos praticamente classificava o time. Só que Ocampos bateu mal e Ter Marc-André Ter Stegen defendeu sem nem rebote. Os mandantes respiraram e ganharam mais um estímulo.

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Messi cobrou escanteio, a bola foi afastada pela defesa e sobrou na ponta esquerda para Antoine Griezmann. Ele cruzou alto e o zagueiro Gerrard Piqué subiu livre de cabeça para tocar no canto e marcar 2 a 0. Explosão de alegria no banco dos catalães, que levava o jogo para a prorrogação. Decepção no banco do Sevilla.

No início da prorrogação, o Barcelona aproveitou o melhor momento para marcar mais um. Jordi Alba recebeu da esquerda, cruzou e Martin Braithwaite deu um peixinho e marcou: 3 a 0. Os espaços que o time visitante tanto negou ao longo da partida apareceram mais e acabou sendo fatal.

Braithwaite comemora o gol da classificação do Barcelona (David Ramos/Getty Images/OneFootball)

Com o gol e a vantagem enfim ao seu favor, os catalães procuraram controlar mais o jogo. O Sevilla não teve forças para reagir, mesmo com outro tempo inteiro na prorrogação. Tanto que os rojiblancos finalizaram uma vez em cada tempo da prorrogação, sem causar grandes sustos.

O Barcelona vai à final da Copa do Rei e espera o vencedor do duelo entre Athletic Bilbao e Levante, que acontece nesta quinta-feira. A final da Copa do Rei está marcada para o dia 17 de abril, no estádio La Cartuja, em Sevilla. Os blaugranas são os maiores campeões do torneio, com 30 taças. Curiosamente, o segundo colocado no ranking é justamente o Athletic Bilbao, com 23. O Real Madrid tem 19 e é o terceiro.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.