Espanha

O plano de Flick para levar o Barcelona a sua primeira vitória sem Yamal

Clube catalão retorna aos gramados neste sábado, diante do Celta de Vigo, fora de casa, pela 14ª rodada da La Liga

O Barcelona encara o Celta de Vigo neste sábado (23), às 17h (horário de Brasília), em seu primeiro compromisso pós-Data Fifa.

Em seu último compromisso, o time Blaugrana acabou derrotado pela Real Sociedad, fora de casa, pelo placar de 1 a 0. Aliás, a segunda derrota na temporada trouxe um questionamento acerca da dependência do time catalão de Lamine Yamal.

Curiosamente, os dois jogos perdidos pelo Barcelona neste ciclo tiveram a ausência da joia espanhola entre os titulares. Contra o Osasuna pela oitava rodada da La Liga, Yamal foi poupado e entrou em campo somente para tentar amenizar o prejuízo durante a derrota por 4 a 2.

Contra a Real Sociedad, uma lesão no tornozelo o tirou do confronto e novamente o Barça acabou superado. Diante do Celta neste final de semana, Yamal é desfalque certo por conta de sua condição física. 

Apesar do retrospecto ruim, Hansi Flick descartou qualquer dependência do Barcelona em sua joia. Em entrevista coletiva pré-jogo, o treinador alemão fez questão de valorizar a importância do jovem ao elenco, mas disse que a equipe precisa se adaptar aos mais diferentes cenários.

— Contra a Real Sociedad não fomos bem, mas o motivo não foi o desfalque de Lamine (Yamal). Ele é um jogador muito importante, mas é preciso se adaptar à situação. Eu não estou preocupado. Ele jogará quando estiver preparado. É importante que ele retorne cem por cento —, afirmou Hansi Flick.

Hansi Flick cobrará atitude dos jogadores do Barcelona para buscar primeira vitória do Barcelona sem Yamal
Hansi Flick cobrará atitude dos jogadores do Barcelona para buscar primeira vitória do Barcelona sem Yamal. Foto: Imago

Técnico do Barcelona cobrará maior atitude dos jogadores

Perguntado se a equipe catalã demonstra certa dependência de Yamal, Hansi Flick respondeu que tal pergunta seria direcionada aos demais atletas.

Para o treinador, o restante do elenco precisa se adequar à ausência da joia espanhola, procurando jogar bem, mesmo sem uma de suas referências ofensivas.

— Se não vencermos sem Yamal? Farei esta pergunta à equipe amanhã. É uma boa pergunta para eles —, reiterou o técnico do Barcelona

Com seis gols e oito assistências na temporada, Yamal é uma válvula de escape importante para o Barcelona. Seja para puxar contra-ataques, ou criar espaços na defesa adversária, com a joia em campo, o time catalão se torna mais ofensivo e eficiente.
 
Contudo, Hansi Flick espera que a equipe dê uma resposta positiva diante do Celta sem a presença do jovem e está disposto a mudar o esquema de jogo para voltar a vencer e se manter na ponta da La Liga.

Flick pode fazer mudanças no Barcelona para suprir ausência de Yamal

Fermín López assumiu o posto na ponta direita na última partida do Barcelona, Raphinha jogou na esquerda e Pedri foi o armador central.

O desempenho ofensivo foi bem abaixo do esperado e Flick deve promover alterações para tentar aumentar a produtividade do time.

Dani Olmo pode entrar na função de meia central, com Ansu Fati na ponta direita e Raphinha na esquerda. Gavi é outra opção para jogar nas beiradas do campo, o que pode trazer o brasileiro para a função de armador, posição a qual o atual camisa dez da seleção vem se destacando.

De um jeito ou de outro, Flick aguarda por uma postura melhor do Barcelona sem Yamal e cobrará dos atletas uma atitude maior para conseguir quebrar este tabu de derrotas sem sua joia.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo