O plano de Flick para levar o Barcelona a sua primeira vitória sem Yamal
Clube catalão retorna aos gramados neste sábado, diante do Celta de Vigo, fora de casa, pela 14ª rodada da La Liga
O Barcelona encara o Celta de Vigo neste sábado (23), às 17h (horário de Brasília), em seu primeiro compromisso pós-Data Fifa.
Em seu último compromisso, o time Blaugrana acabou derrotado pela Real Sociedad, fora de casa, pelo placar de 1 a 0. Aliás, a segunda derrota na temporada trouxe um questionamento acerca da dependência do time catalão de Lamine Yamal.
Curiosamente, os dois jogos perdidos pelo Barcelona neste ciclo tiveram a ausência da joia espanhola entre os titulares. Contra o Osasuna pela oitava rodada da La Liga, Yamal foi poupado e entrou em campo somente para tentar amenizar o prejuízo durante a derrota por 4 a 2.
Contra a Real Sociedad, uma lesão no tornozelo o tirou do confronto e novamente o Barça acabou superado. Diante do Celta neste final de semana, Yamal é desfalque certo por conta de sua condição física.
Apesar do retrospecto ruim, Hansi Flick descartou qualquer dependência do Barcelona em sua joia. Em entrevista coletiva pré-jogo, o treinador alemão fez questão de valorizar a importância do jovem ao elenco, mas disse que a equipe precisa se adaptar aos mais diferentes cenários.
— Contra a Real Sociedad não fomos bem, mas o motivo não foi o desfalque de Lamine (Yamal). Ele é um jogador muito importante, mas é preciso se adaptar à situação. Eu não estou preocupado. Ele jogará quando estiver preparado. É importante que ele retorne cem por cento —, afirmou Hansi Flick.
Técnico do Barcelona cobrará maior atitude dos jogadores
Perguntado se a equipe catalã demonstra certa dependência de Yamal, Hansi Flick respondeu que tal pergunta seria direcionada aos demais atletas.
Para o treinador, o restante do elenco precisa se adequar à ausência da joia espanhola, procurando jogar bem, mesmo sem uma de suas referências ofensivas.
— Se não vencermos sem Yamal? Farei esta pergunta à equipe amanhã. É uma boa pergunta para eles —, reiterou o técnico do Barcelona
Flick pode fazer mudanças no Barcelona para suprir ausência de Yamal
Fermín López assumiu o posto na ponta direita na última partida do Barcelona, Raphinha jogou na esquerda e Pedri foi o armador central.
O desempenho ofensivo foi bem abaixo do esperado e Flick deve promover alterações para tentar aumentar a produtividade do time.
Dani Olmo pode entrar na função de meia central, com Ansu Fati na ponta direita e Raphinha na esquerda. Gavi é outra opção para jogar nas beiradas do campo, o que pode trazer o brasileiro para a função de armador, posição a qual o atual camisa dez da seleção vem se destacando.
De um jeito ou de outro, Flick aguarda por uma postura melhor do Barcelona sem Yamal e cobrará dos atletas uma atitude maior para conseguir quebrar este tabu de derrotas sem sua joia.