AlemanhaArgentinaBundesligaCopa da InglaterraEspanhaEuropaFrançaHolandaInglaterraLa LigaLigue 1MundoSerie A

Fim de semana de disputa por primeiras posições, estreia de brasileiro e Copa da Inglaterra

Às vésperas do início da fase de mata-mata da Champions League, alguns dos principais times da Europa têm o final de semana como teste antes do pontapé inicial das oitavas. Na Inglaterra, alguns descansam, mas isso não significa pausa nas atividades. É fim de semana de Copa da Inglaterra, com confrontos razoáveis e a possível estreia do brasileiro Gabriel Paulista pelo Arsenal. Na Itália, a Roma tenta arrancar novamente em sua perseguição à Juventus pela primeira posição, mas os Bianconeri têm a seu favor o talento de Paul Pogba para se manter confortável na ponta.

PROGRAMAÇÃO DE TV: Confira o horário dos jogos na televisão brasileira

Após levar uma surra do Atlético de Madrid e encarar o descontentamento de parte da torcida por causa da festa de aniversário de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid busca provar que a goleada sofrida para o rival foi um ponto fora da curva e terá pela frente um adversário contra o qual aplicou oito gols no primeiro turno. Líder, mas pressionado por Marseille e PSG, o Lyon tenta reencontrar a vitória após dois empates, enquanto no Tunisianão um clássico pode mudar a configuração da parte de cima da tabela. Não falta coisa interessante neste final de semana, e separamos os destaques em nosso roteiro.

O jogão

Bayern de Munique x Hamburgo
Sábado, 12h30 (ESPN Brasil)

Dois únicos times da atual edição da Bundesliga a não serem rebaixados, Bayern de Munique e Hamburgo têm neste sábado seu centésimo encontro no torneio. Ambos têm bastante tradição no Alemão, mas é impossível colocá-los no mesmo patamar atualmente. O Bayern de Munique lidera a competição com oito pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o Wolfsburg. Após ser goleado pelos Lobos no primeiro jogo de 2015 e ficarem apenas no empate na sequência, contra o Schalke, o Bayern se reencontrou com a vitória na rodada passada e agora quer apenas retomar o ótimo futebol da primeira metade da temporada.

Já o desafio para o Hamburgo é emplacar a terceira vitória consecutiva no campeonato, o que ainda não consegiu na temporada. O desafio é dificílimo, mas importante na briga para se distanciar da zona de rebaixamento, para a qual olha através do retrovisor, com uma diferença de apenas quatro pontos.

O clássico

Sfaxien x Étoile du Sahel
Domingo, 11h

Dois dos quatro maiores clubes da Tunísia se enfrentam no jogo mais importante do fim de semana de Tunisianão. Sfaxien e Étoile Sahel podem ter o Espérance como maior rival e compartilhar o ódio pelo adversário, mas a rivalidade entre si também é grande, e o duelo deste domingo, importante para a tabela. Perseguindo o Club Africain, o segundo colocado Étoile joga em casa, podendo terminar a rodada no topo da tabela. Apenas um ponto separa os dois, mas será difícil que os líderes percam para o Métlaoui, que está na zona de rebaixamento e vem de três derrotas consecutivas. Voltando ao clássico, para o Sfaxien a vitória representaria a aproximação do oponente desta rodada. O time está na terceira colocação, com quatro pontos a menos que o anfitrião do duelo. A rodada deste fim de semana marcará o início do segundo turno da competição, e a expectativa é de que o equilíbrio marque a metade final da competição.

Fique de olho

Real Madrid x Deportivo La Coruña
Sábado, 15h (Sports+)

Quanto tempo leva para um time entrar em crise? No Real Madrid, aparentemente, um lapso de 90 minutos já é suficiente. A derrota acachapante por 4 a 0 para o rival Atlético de Madrid na rodada passada colocou pressão sobre Carlo Ancelotti. Sabemos o peso do revés e o tamanho da vitória dos Colchoneros, mas isso não deveria ser o bastante para uma crise. Mas a imprensa espanhola e os torcedores madridistas não pensam assim – especialmente após as imagens da comemoração do aniversário de Cristiano Ronaldo terem vazado pouco após o clássico -, e a única alternativa para os comandados do italiano é vencer. Por sorte, o adversário é o La Coruña, de quem o Real venceu por 8 a 2 no primeiro turno. Com melhor ritmo, espera-se que Cristiano Ronaldo faça o que não fez contra o Atleti: aparecer para o jogo. Será interessante ver como o time lidará com a pressão pela vitória, sob os olhares das arquibancadas exigentes do Santiago Bernabéu, sobretudo com a possibilidade de ser ultrapassado pelo Barcelona.

Roma x Parma
Domingo, 12h00 (Fox Sports)

A sequência de quatro empates na Serie A fez um estrago nos planos da Roma de tirar da Juventus a supremacia no torneio. Aproveitando-se dos tropeços do time da capital, a Velha Senhora disparou na liderança. Os Giallorossi deram fim à seca de vitórias na rodada passada, com o 2 a 1 sobre o Cagliari, com destaque do garoto Daniele Verde, mas veem a Juve sete pontos à frente na tabela. O duelo contra o Parma, neste domingo, será interessante para avaliarmos se de fato aquele curto período inócuo do time de Rudi Garcia ficou para trás e se Massimiliano Allegri e companhia precisam se preocupar com alguma ameaça ao quarto título consecutivo, que se desenha.

Barcelona x Levante
Domingo, 14h (ESPN Brasil)

Suárez, Neymar e Messi, do Barcelona
Suárez, Neymar e Messi, do Barcelona

Após a turbulência causada pela derrota para a Real Sociedad na primeira partida do ano e a polêmica que veio a seguir sobre a crise no vestiário entre Messi e Luis Enrique, o Barcelona respondeu a tudo isso com uma sequência de dez vitórias seguidas e emplacando seu melhor futebol na temporada. Luis Suárez ainda está muito longe de lembrar o craque que foi no Liverpool, mas segue relevante no time com suas assistências, Neymar tem crescido cada vez mais e está próximo de ultrapassar Maradona no número de gols pelo Barça (ambos têm 38), e Messi também apresenta seu melhor desempenho individual em  meses. Contra o Levante, no Camp Nou, a expectativa é de mais uma boa atuação desse “novo Barcelona”, focado na força de seu trio ofensivo.

Vale uma zapeada

Lorient x Lyon
Domingo, 18h (Sportv 2 e ESPN Brasil)

O Lyon tem surpreendido nesta temporada com uma campanha bastante eficiente e aparece como um dos grandes candidatos ao título da Ligue 1 – pelo menos o que tem mostrado melhor desempenho no geral até agora. O Olympique de Marseille teve início muito bom, caiu um pouco e agora corre atrás do prejuízo. O Paris Saint-Germain fecha a relação de concorrentes à taça, sem ter estado em momento algum no primeiro lugar. A arrancada do Lyon teve uma pequena freada nas duas rodadas anteriores, o que deixou os outros dois a apenas dois pontos do time de Lacazette e companhia. Sob o risco de perder a ponta, os comandados de Hubert Founier precisam superar o Lorient neste domingo, e, justamente pela necessidade, vale a pena ficar de olho no desempenho do time.

O reencontro

Crystal Palace x Liverpool
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)

O Selhurst Park tem sido um estádio bem desagradável para o Liverpool recentemente, mas se os planos de Gerrard encerrar sua história nos Reds com título são para valer, resistir ao Crystal Palace em Londres será obrigatório. Foi na casa dos Eagles que o time de Merseyside deixou escapar uma vitória por 3 a 0 em apenas um tempo, enterrando o sonho de primeira conquista na Premier League. Nesta temporada, já perdeu por 3 a 1, pelo Campeonato Inglês, na casa do adversário. Desta vez, o duelo vale vaga nas quartas de final da Copa da Inglaterra. Passando das oitavas, os adversários mais difíceis que o time de Brendan Rodgers poderia encontrar pela frente são Arsenal e Manchester United, caso ambos avancem também. Ou seja, este é o caminho mais simples para uma despedida de Gerrard à altura do que fez em todo seu tempo de Liverpool.

O cara

Paul Pogba
Cesena x Juventus
Domingo, 17h45 (Fox Sports)

Independentemente de preferências pessoais, não dá para negar que Paul Pogba está entre os jogadores que tiveram o melhor início de ano no futebol mundial. As atuações de gala pela Juventus, com gols e belos lances individuais colocaram o francês nas manchetes como nunca, seu agente aproveitou o bom momento para começar a falar sobre a possibilidade de seu cliente se transferir para um clube de maior nível, e a Velha Senhora elegeu o garoto como seu melhor atleta em janeiro. Neste domingo, tendo o fraco Cesena como adversário, Pogba terá mais uma chance de mostrar que merece ser elencado entre os melhores do planeta.

O brasileiro

Gabriel Paulista
Arsenal x Middlesbrough
Domingo, 14h (ESPN)

Gabriel Paulista destacou-se no Villarreal (Divulgação)
Gabriel Paulista destacou-se no Villarreal (Divulgação)

Contratado pelo Arsenal na janela de transferências de janeiro, o zagueiro Gabriel Paulista está muito cotado para fazer sua estreia pelo time londrino neste final de semana, no confronto de oitavas de final da Copa da Inglaterra contra o Middlesbrough, líder da segunda divisão inglesa. Nesta sexta-feira, Arsène Wenger encheu o brasileiro de elogios. “Ele está muito perto de fazer sua estreia. Ele gosta de defender. Está cada vez mais e mais difícil encontrar pessoas assim. É um jogador que tem boas qualidades em geral: bom ritmo, é bom pelo alto, bom no mano a mano. Mas é melhor eu não falar muito, apenas deixá-lo jogar para que mostre o quão bom é”, afirmou o francês. Sua presença não está confirmada, mas, caso seja titular, vale a pena ficar de olho no que o beque é capaz de fazer em seu início de vida na Inglaterra.

Passe longe

Aston Villa x Leicester
Domingo, 10h30 (ESPN)

Há dez jogos sem vencer na Premier League, e tendo perdido os últimos cinco, o Aston Villa vai para o confronto contra o Leicester, pela Copa da Inglaterra, pela primeira vez na temporada sem o técnico Paul Lambert, demitido pela fase péssima vivida pelo time. Do Leicester, lanterna do Campeonato Inglês, vindo de quatro derrotas consecutivas, também não dá para esperar muito. Para que se ligar num duelo desses?

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo