Champions LeagueEspanhaEuropaPortugal

Fernando: “O Porto tem boas perspectivas contra o Málaga”

Porto e Málaga prometem um confronto acirrado para decidir quem ficará com a vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões. No primeiro jogo, o Dragão fez o dever de casa, mas ficou com a sensação de que poderia ir além da vitória por 1 a 0. Já nesta quarta, o time terá que suportar a pressão dos boquerones em La Rosaleda, com a vantagem do empate ou da derrota por um gol de diferença, caso balance as redes ao menos uma vez.

No Porto desde 2008, Fernando disputou quatro das últimas cinco edições da Champions – quando ficou de fora do torneio, em 2010/11, faturou a Liga Europa. Titular absoluto na equipe de Vítor Pereira, o volante representou a confiança dos portistas para avançar na competição.

“A estratégia será a mesma do primeiro jogo. Temos que pressionar no ataque, tentar anular as tentativas do Málaga e manter a posse de bola, o que nos ajudará a não tomar gols” , declarou, em entrevista à Trivela. “As perspectivas do Porto são boas. Nossa intenção na ida era não tomar gols e marcar uma ou duas vezes. Logicamente, pela situação da partida, poderíamos ter anotado mais gols. Mas o Málaga é forte e estamos preparados para a volta”.

Entre os destaques individuais, o brasileiro apontou Jackson Martínez e Isco como os principais nomes para decidir o confronto: “São vários jogadores que podem fazer a diferença no Porto, mas o Jackson Martínez é quem sempre marca os gols. Já o Málaga também possui muitos nomes de qualidade, como o Isco, o Saviola e o Júlio Baptista. O Isco é um grande jogador, que merece bastante atenção na marcação”.

Fernando também comentou os planos do clube para a sequência da competição, caso passem pelo Málaga: “O objetivo do Porto é sempre passar da fase de grupos, o que alcançamos. Nas oitavas, pegamos um time com as mesmas dimensões que as nossas, o que trouxe as expectativas de avançar. Depois das quartas, vamos pensar no que podemos fazer”.

Seleção brasileira

Embora nunca tenha sido convocado, Fernando falou sobre suas perspectivas na seleção brasileira. O volante afirmou que as expectativas aumentaram a partir das últimas listas feitas por Luiz Felipe Scolari, dando espaço a jogadores pouco badalados no Brasil, mas em alta no futebol europeu. Nesta temporada, o brasileiro disputou 24 jogos, 22 como titular.

“Claro que as esperanças aumentam. O Felipão é um técnico que conhece o futebol europeu e tem feito convocações justas, chamando jogadores com bons desempenhos por aqui, como o Dante e o Diego Costa. Eu tenho que procurar fazer o meu trabalho e ficaria muito feliz se recebesse uma chance”, finalizou.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo