Espanha

Federação Espanhola trocou escudo inspirado por Miró por esta tranqueira aqui

A Federação Espanhola de Futebol apresentou nesta terça-feira a sua nova identidade visual. Como sempre acontece nesses eventos, usou muitas palavras vazias e linguagem de marketing para tentar justificar por que trocou um desenho inspirado em Joan Miró por um logotipo que parece uma marca genérica de roupa.

O escudo que a Federação Espanhola de Futebol usava há 30 anos, aquele solzinho quadriculado, foi desenhado com base em trabalhos do ícone surrealista por uma empresa italiana para a Copa do Mundo de 1990.

Mas a Federação Espanhola decidiu entrar na vibe minimalista que recentemente assolou clubes como Juventus, Internazionale e Athletico Paranaense. O novo escudo tem um círculo – o círculo central, onde “tudo começa”, segundo a explicação oficial da entidade – com as letras RFEF, de Real Federação Espanhola de Futebol. “É importante que saibamos o motivo dessa mudança”, disse o presidente da federação, Luis Rubiales. Ok, vamos lá.

“É um dos passos do nosso plano estratégico do qual várias partes da nossa federação participaram. Nossa marca precisa andar para a frente, com elegância e simplicidade, mas com poder. Queremos que seja uma referência. Espero que nossa marca nos acompanhe em sucessos mais importantes. As marcas das nossas seleções, das nossas competições, de todos as mulheres e homens que formam nossa federação evoluem”, explicou.

Mas precisava evoluir para isso daí? Por exemplo, o escudo que a seleção espanhola usa na camisa – ao contrário de outros times nacionais, ela não utiliza o mesmo da federação – também mudou e ficou bonito. Não é impossível.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo