AlemanhaBrasilCampeonato BrasileiroChampions LeagueEspanhaEspeciaisEuropaInglaterraLibertadoresMundo

[ESPECIAL] 14 datas para ficar de olho em 2014

Sem dúvida alguma, a data mais esperada em 2014 para os fãs de futebol é o dia 13 de julho. É em um domingo e é no Maracanã que será decidido o grande campeão da Copa do Mundo. Mas esta não é a única data de que já podemos esperar muito tão antecipadamente. Selecionamos este e 13 outros dias deste ano pelos quais você pode esperar algo interessante no futebol. Abertura da Copa, decisões de campeonatos e disputa de clássicos estão entre as datas. Dê uma olhada em quais são e por que elas merecem atenção.

Encontro dos líderes de La Liga – 11 de janeiro

Com campanhas iguais, Barcelona e Atlético de Madrid entram em 2014 dividindo a liderança de La Liga, e o confronto é um dos mais esperados do campeonato e encerrará o primeiro turno provavelmente deixando um acima do outro na tabela. Além disso, o jogo provavelmente terá Lionel Messi em campo. Lesionado desde o início de novembro, o argentino já está recuperado e pode retornar aos gramados contra Elche ou Getafe, antes do duelo com os Colchoneros, mas a partida no Vicente Calderón é a mais cotada para sua volta.

Premiação da Bola de Ouro da Fifa – 13 de janeiro

A premiação ao melhor jogador do mundo nunca foi tão importante como atualmente. 2013 foi um ano em que os craques não usaram apenas os gramados para mostrar que mereciam a Bola de Ouro, mas também a imprensa. Franck Ribéry, por exemplo, frequentemente falou sobre merecer levar o prêmio. Lionel Messi, escolhido o melhor nos últimos quatro anos, sofreu com lesões, o que deixou a disputa mais aberta, e o francês e Cristiano Ronaldo hoje são mais cotados para levar a Bola de Ouro que o argentino. No dia 13 de janeiro, toda a falação sobre quem deve levar o prêmio finalmente acabará e conheceremos o melhor do mundo.

Reencontro de City e United – 1º de março

David Moyes tem sofrido para substituir Alex Ferguson no Manchester United, mais até do que era esperado. A derrota mais marcante que teve em seu primeiro semestre como treinador dos Red Devils foi o massacre por 4 a 1 que sofreu para o rival Manchester City, ainda na quinta rodada da Premier League. No primeiro dia de março, terá a chance de se vingar dos Citizens. Até lá, no entanto, terá que trabalhar muito, já que o United continua instável e o City, por outro lado, tem jogado cada vez melhor.

Último amistoso da Seleção antes da Copa – 3 de março
Felipão tem apenas mais um teste antes de definir os convocados para a Copa (Foto: AP)
Felipão tem apenas mais um teste antes de definir os convocados para a Copa (Foto: AP)

A preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo terá sua última partida em 3 de março, na África do Sul, no estádio Soccer City, palco da final do último Mundial. Apesar de o adversário não ser forte, o jogo será um bom termômetro para vermos em que ritmo chega o Brasil para a Copa. Provavelmente, o grupo que estará em Joanesburgo para a partida será o que disputará a competição em junho, exceto por algum possível desfalque por contusões que venham a acontecer entre março e o início da Copa.

Real Madrid x Barcelona – 23 de março

Em 26 de outubro, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram pela primeira vez desde a chegada de Neymar e Gareth Bale aos clubes, respectivamente. Recuperado pouco antes de lesão, o galês esteve apagado no Camp Nou, Neymar brilhou com um gol, e Carlo Ancelotti acabou chamado de “presidencialista” por escalar Bale. No dia 23 de março, pelo segundo turno, Real e Bale terão a chance de dar a resposta àquela derrota, jogando no Santiago Bernabéu. Um ‘El Clásico’ é sempre uma data importante no calendário futebolístico. Sob essas circunstâncias, ainda mais.

Entrega do último estádio da Copa – 15 de abril

A construção dos palcos para a Copa do Mundo foi marcada por muitos, muitos atrasos e alguns acidentes trágicos. A Arena Corinthians, estádio de São Paulo para o Mundial, teve o incidente mais marcante da preparação para a Copa, com a queda do último dos módulos da cobertura sobre a estrutura da arena, que matou duas pessoas. Naturalmente, o acidente atrasou ainda mais a entrega do estádio, que deveria ter sido concluído na primeira quinzena de janeiro e agora ficou para abril. Alguns estádios deverão ser entregues em janeiro, como a Arena das Dunas e o Beira-Rio, e outros em fevereiro, como a Arena da Baixada. A nova arena corinthiana, com o prazo atual, fechará o ciclo de construção de estádios.

Última rodada da Premier League – 11 de maio

A atual temporada da Premier League tem sido a mais disputada dos últimos anos. A parte de cima está embolada, e até o Everton está dentro do grupo de equipes brigando por uma vaga na Liga dos Campeões. Se o campeonato seguir sua disputa da mesma maneira que no primeiro turno, deveremos ter muitas coisas a serem decididas na rodada final. Arsenal, Manchester City, Liverpool e Chelsea são, atualmente, os principais candidatos ao título, mas não seria loucura imaginar alguma outra equipe entrando nessa briga até lá.

Final da Liga dos Campeões – 24 de maio – Estádio da Luz

A decisão da principal competição de clubes do mundo é sempre uma data a se marcar com um círculo vermelho no calendário. As melhores equipes do planeta se classificaram para as oitavas-de-final, e vários belos confrontos podem ser imaginados para a final a ser realizada no Estádio da Luz, em Portugal. Em busca da famosa “La Décima”, Cristiano Ronaldo sonha quebrar o jejum de título do Real Madrid jogando em seu país natal. Quem sabe?

Abertura da Copa do Mundo – 12 de junho

A Copa do Mundo começará em uma quinta-feira, na Arena Corinthians, com a partida entre Brasil e Croácia, mesmo duelo que abriu a campanha brasileira na Copa de 2006, na Alemanha. O nível moderado do adversário será um ótimo “teste” para o grupo de Luiz Felipe Scolari, principalmente jogando diante de uma torcida tão exigente quanto a paulista.

Reedição da final do Mundial de 2010 – 13 de junho

Um dia após o início da Copa, Espanha e Holanda estreiam na competição reeditando a final da última edição. A partida acontecerá na Fonte Nova e é a mais aguardada da fase de grupos do Mundial. Será que a Holanda conseguirá sua pequena vingança? Marque no calendário, pois valerá a pena.

Final da Copa do Mundo – Domingo, 13 de julho

A Copa do Mundo terá 32 dias de duração e terminará com a final no Maracanã, em 13 de julho. É a data mais importante de 2014 no futebol, e esperamos que aconteça com o Brasil em um dos lados, não é mesmo? Mas sem terminar em qualquer tipo de Maracanazo, por favor. O de 1950 já bastou.

Finais da Libertadores – 6 e 13 de agosto

Pela disputa da Copa do Mundo, a Libertadores terá suas finais adiadas para agosto. O mês da disputa da decisão não é a única novidade nos últimos jogos da competição. A partir deste ano, após alguns problemas como com o Atlético Mineiro em 2013, a Conmebol finalmente cedeu e abriu uma brecha no regulamento para que o palco da final possa ser discutido para equipes com estádios de capacidade inferior a 40 mil lugares. Os estádios que se encaixam nesse perfil precisarão ter recebido alguma competição internacional nos últimos anos e também dependerão de uma aprovação do Comitê Executivo da entidade.

Último clássico de Lewandowski contra o Bayern do lado aurinegro – 14 de abril
Lewandowski deve jogar pela última vez contra o Bayern de Munique usando a camisa do Dortmund (Foto: AP)
Lewandowski deve jogar pela última vez contra o Bayern de Munique usando a camisa do Dortmund (Foto: AP)

Robert Lewandowski seguiu os passos de seu ex-companheiro Mario Götze e trocou o Borussia Dortmund pelo Bayern de Munique. Com contrato se encerrando no final da temporada, o polonês assinou pré-contrato com o rival e vai para Munique sem custos para os bávaros. Portanto, no dia 12 de abril, pela 30ª rodada da Bundesliga, fará seu último clássico contra o Bayern jogando pelos aurinegros. Sorte dele que a partida é na Allianz Arena, porque o comportamento da Muralha Amarela teria tudo para não ser nada amistoso.

Rodada de encerramento do Brasileirão – 7 de dezembro

O Campeonato Brasileiro tem o equilíbrio como uma de suas principais características. Tudo bem que o nivelamento normalmente é por baixo, mas se tem uma coisa que podemos esperar da competição é que a última rodada tenha bastante coisa a ser decidida. Talvez vagas na Libertadores e talvez o campeão, mas certamente os rebaixados deverão ficar para a 38ª data da competição. 7 de dezembro será um dia de drama para uns e festas para outros, e o histórico tem mostrado que grandes clubes podem muito bem estar no lado que não terá motivos para sorrir.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo