Espanha

Espanhol começa reforçado por estrelas

Finalmente, chegou a hora do início de um dos mais esperados campeonatos nacionais desta temporada do futebol europeu. Com dois jogos, neste sábado, começará a primeira rodada da 79ª edição do Campeonato Espanhol. A ansiedade se deve às várias transferências de vulto vistas na janela de verão do mercado.

Por sinal, um dos dois clubes que mais repercussão causou com suas compras vai a campo já neste sábado. Jogando no Santiago Bernabéu, o Real Madrid enfrenta o Deportivo La Coruña. E os Merengues entrarão em campo com todas as grandes contratações realizadas, como Kaká, Cristiano Ronaldo e Benzema.

Os únicos desfalques do técnico Manuel Pellegrini serão o lateral-direito Sergio Ramos, lesionado, e o zagueiro brasileiro Pepe, ainda cumprindo suspensão por incidente visto no fim da temporada passada, em jogo contra o Getafe. Arbeloa substitui o espanhol na lateral-direita, enquanto Marcelo jogará pela esquerda, com Albiol e Metzelder formando a dupla de zaga.

Garantido na provável escalação de Pellegrini, o atacante Raúl Gonzalez falou sobre as expectativas do Real para a temporada: “Os objetivos para este ano são simples. Queremos fazer um jogo que nos permita estabelecer uma relação com a torcida, e chegar vivos ao final das três competições que disputamos. Temos um grande elenco para poder lutar pelos três títulos, e isso é o que temos de ter na cabeça. Há um novo projeto, com muitas caras novas. Chegaram muitos jogadores importantes, que vieram enriquecer o elenco que havia nos anos anteriores. Estamos todos com muita vontade.”

Oponente dos madridistas, o Deportivo surpreendeu ligeiramente na relação dos jogadores para o jogo. O técnico Miguel Angel Lotina não chamou para o jogo o lateral colombiano Brayam Angulo, uma das contratações feitas pelo Depor na atual janela. Na última quinta, Lotina ainda realizou treinamentos a portas fechadas com o elenco, no estádio Riazor, antes do embarque para Madri.

Para a partida, o veterano meio-campista Juan Carlos Valerón afirmou esperar por bom desempenho dos corunheses, mesmo reconhecendo o favoritismo do Real: “Eles trouxeram jogadores de muito nível, e têm uma equipe bastante equilibrada. De qualquer maneira, deve-se esperar a passagem das rodadas, porque ainda têm de fazer alguns ajustes. Vamos sabendo que é possível ganhar. Se não acreditássemos, ficaríamos aqui.”

O outro time protagonista de La Liga, no entanto, só estreará na segunda. Devido à decisão da Supercopa da Europa, nesta sexta, contra o Shakhtar Donetsk, o Barcelona terá ainda o fim de semana para encerrar a preparação rumo ao seu primeiro jogo no torneio, contra o Sporting Gijón, no Camp Nou, quando iniciará a busca pelo bicampeonato nacional.

Outra novidade no elenco dos Culés, o zagueiro ucraniano Dmytro Chygrynskiy prometeu estar na Catalunha, na segunda: “Para qualquer jogador, sem exceção, o sonho de sua vida é jogar numa equipe como o Barça. Na segunda, estarei em Barcelona.”

Por sua vez, o Sporting Gijón reconheceu que o Barcelona é favorito para estrear com vitória. O treinador Manolo Preciado deve colocar como titulares todos os cinco reforços do clube para a temporada, como o defensor Alberto Botía, emprestado pelo próprio Barcelona. Preciado ainda falou sobre as vantagens barcelonistas: “Nesta temporada, o time é o mesmo da passada, uma magnífica equipe. Têm uma concepção de jogo inteligente, e é praticamente impossível poder surpreendê-los e vencê-los.” Porém, Preciado também brincou com eventual triunfo do Sporting: “Não estamos entregues. Se vencermos no Camp Nou, sairemos até nos telejornais da Al Jazeera.”

Outros clubes de destaque no último campeonato estrearão no domingo. Terceiro colocado na última temporada, o Sevilla terá de visitar o estádio Mestalla, para jogar contra o Valencia. Outros representantes espanhóis na LC, Villarreal e Atlético de Madrid também sairão de seus domínios para estrear no campeonato. O Submarino Amarillo pega o Osasuna, no estádio Reyno de Navarra, enquanto os Colchoneros vão ao La Rosaleda, enfrentar o Málaga. Finalmente, o Xerez estreará na Primeira Divisão, onde jogará pela primeira temporada, contra o Mallorca, no estádio ONO.

Veja os jogos da primeira rodada do Campeonato Espanhol

Sábado, 29/agosto
Real Madrid x Deportivo La Coruña
Zaragoza x Tenerife

Domingo, 30/agosto
Athletic Bilbao x Espanyol
Mallorca x Xerez
Osasuna x Villarreal
Racing Santander x Getafe
Málaga x Atlético de Madrid
Valencia x Sevilla
Almería x Valladolid

Segunda, 31/agosto
Barcelona x Sporting Gijón

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo