Espanha

Enfermaria madridista

O ambiente no Real Madrid nunca pode estar tranquilo. Assim, sempre é preciso achar algum problema ou notícia para agitar o clube. A bomba da vez é o excesso de contusões dos jogadores. A lista neste início de temporada realmente é imensa: Van Nistelrooy, De la Red, Diarra, Higuaín, Cannavaro, Heinze e Robben. No final de semana, após a derrota para o Getafe por 3 a 1, somaram-se Sneijder, Torres e Pepe.

Com isso, sobrou para o preparador físico Valter di Salvo. Trazido ao clube em 2003, contratado ao Manchester United, este italiano virou o grande vilão do mau início de Campeonato Espanhol do Real. Por causa dessa enormidade de contusões, os Merengues têm atuado desfalcado em quase todas as partidas. Pior: na comparação com o rival Barcelona, ao longo da temporada foram 14 lesões musculares no Santiago Bernabéu contra a metade no Camp Nou.

Discutir ou questionar a preparação física do Real não é trabalho de jornalista. Para tanto, precisaria entender realmente do assunto, não simplesmente achar que entende porque cobre o noticiário do clube. De qualquer modo, é válido levantar o assunto para uma análise, já que, realmente, a equipe tem sofrido mais com as contusões do que seus adversários.

Um outro aspecto dessa situação é a carência do elenco madridista. A maior prova disso é que, diante do Getafe, Javier Saviola foi titular. O jogador argentino, desprezado por todos os treinadores que passam pelo Real, era a última opção ofensiva de Bernd Schuster. No entanto, sem opções, o treinador alemão foi obrigado a utilizar El Conejo desde o início da partida.

O setor defensivo já começa a ficar afetado também. Basta ver a quantidade de jogadores da cantera madridista que está sendo usado. Não que isso seja ruim, mas quando o assunto é Real Madrid, sabemos que não se trata de uma prática comum.

Assim como, também naturalmente, já que o Real Madrid está nessa pauta, as contratações para dezembro e janeiro movimentam os jornais. Três são os nomes mais especulados pela imprensa (todos atacantes): o centroavante holandês Huntelaar, do Ajax, o raçudo Carlitos Tevez, do Man United, e o polivalente e veloz argentino Di María, do Benfica.

Huntelaar é sonho antigo do clube e considerado o substituto ideal de Van Nistelrooy. Tevez é uma opção de mercado, já que seu contrato de cessão ao United termina em 30 de janeiro, apesar do time inglês ter a opção de compra de € 27 milhões. Pesa conta, porém, o mau relacionamento entre Alex Ferguson e os dirigentes de Chamartín. Já Di María é um nome com pouco apelo, mas que conta com a simpatia dos diretores, uma vez que se trata de um jogador jovem e com grande potencial.

São nomes que resolveriam os problemas do Real? Para o ataque sim. No entanto, mais uma vez se esquecem de olhar para trás, para a defesa, onde tudo começa.

A situação do Real Madrid na tabela da Liga ainda é tranquila. Passadas 13 rodadas, o clube é o quarto colocado com 26 pontos, seis a menos que o líder Barça – sem, é claro, descartar Villarreal e Valencia na briga pelo título. O mais importante é não deixar os catalães desgarrarem demais, porque ambos terão ainda pela frente jogos duros e decisivos pela Liga dos Campeões nas próximas fases. Antes disso, porém, é preciso cuidar dessa enfermaria madridista para que ela não comprometa o futuro.

Copa do Rei

Foram sorteadas as oitavas-de-final da Copa do Rei da Espanha, que serão disputadas nos dias 7 e 14 de janeiro. Um jogo certamente será especial: o encontro entre Atlético de Madrid e Barcelona, uma partida que nos últimos anos tem sido espetacular e cheia de gols. Confira abaixo a lista dos embates – o primeiro time faz o jogo de ida em casa.

Atlético de Madrid x Barcelona
Poli Ejido x Espanyol
Racing x Valencia
Sporting de Gijón x Valladolid
Real Unión x Betis
Sevilla x Deportivo
Osasuna x Athletic
Mallorca x Almería

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo