‘Por que o Endrick não teve a menor chance no Real Madrid?’
Boa fase do brasileiro no Lyon reacende debate na Espanha sobre planejamento dos Merengues na temporada
Endrick teve impacto imediato no Lyon de Paulo Fonseca. O empréstimo do Real Madrid ao clube francês tem sido fundamental para o brasileiro de 19 anos, mas também levantou um questionamento na Espanha.
— Continuamos a perguntar, porque ninguém nos respondeu: por que o jovem atacante brasileiro não teve a menor chance de jogar neste ano pelo Real Madrid? — indagou Raúl Varela no programa “La Tribu”, da “Radio Marca”.
Endrick era o assunto por ter sido destaque na vitória por 2 a 0 sobre o Stade Lavollois nas oitavas de final da Copa da França na quarta-feira (4). Ele marcou golaço no segundo tempo.
Além disso, o atacante brasileiro impressiona pela qualidade técnica, força física, arremate e versatilidade. O técnico Paulo Fonseca tem utilizado Endrick como referência no ataque ou na ponta direita e, assim, tem tentado ajudar a joia a encontrar as melhores formas de brilhar e surpreender adversários.
Impacto de Endrick no Lyon expõe Real Madrid
Endrick registra cinco gols e uma assistência em cinco partidas pelo Lyon desde a chegada, em janeiro deste ano.
Pelo Real Madrid, na primeira metade da temporada, ele entrou na reta final de dois jogos (um de LaLiga e outro da Champions) e só esteve na escalação inicial contra o Talavera na Copa do Rei.
Em nenhuma das três ocasiões contribuiu com gols ou assistências.
“Endrick não deixa escapar uma oportunidade de marcar e brilhar” no Lyon, ressaltou o jornalista, que também chamou a atenção para a diferença de cenários. Segundo ele, na França, “estão acostumados ao surgimento de novos talentos”.
As declarações de Varela foram vistas como queixa ao planejamento esportivo dos Merengues.

O jornalista relembrou de forma irônica os comentários normalmente feitos ao justificar a ausência de Endrick do time espanhol: “Já sabemos que existe Mbappé e seus 40 gols, Vinicius e seus status de intocável, Rodrygo que não podia sair e teve um bom mês, Brahim MVP (melhor jogador) da Copa Africana de Nações, entc”, disse.
Varela analisou que o desempenho do ex-Palmeiras contrasta com as performances dos astros de Santiago Bernabéu atualmente.
— Endrick se adaptou bem ao Lyon, tendo impacto geral. Contrasta com a letargia de quase todo o elenco de Arbeloa, incapaz de acompanhar o ritmo de gols imposto por Kylian (Mbappé). Ele (Endrick) não teve a chance de mostrar o goleador que é — afirmou o jornalista.
— Não há outra opção a não ser vê-lo voar sozinho, alto e longe daqui.



