Endividado, Valencia vê presidente renunciar

A crise do Valencia teve mais um capítulo nesta quinta-feira, com a renúncia do presidente Vicente Soriano, que estava no cargo desde julho do ano passado. O clube atravessa dificuldades financeiras, o que pode significar a saída de jogadores importantes como o atacante David Villa e o meia David Silva. Estima-se que as dívidas superem a casa dos € 450 milhões.
Soriano vinha tentando vender o terreno onde está o atual estádio Mestalla, para ajudar a financiar a mudança do clube para o novo estádio atualmente em construção. Durante a temporada 2008/09, o clube atrasou pagamentos ao elenco e à empresa responsável pelas obras do novo estádio.
“Como todos vocês sabem, desde quando assumi a presidência, tenho lutado pela viabilidade econômica e desportiva deste clube”, declarou Soriano em entrevista coletiva. “Apesar de haver negociações, não consegui completar o negócio, então é simplesmente lógico que eu saia”.
O ex-presidente falou sobre a importância de ter conseguido manter Villa e Silva pelo menos durante a temporada, mas admitiu que será difícil que eles permaneçam no clube: “Estou certo de que meus sucessores, se quiserem vendê-los, o farão por um valor maior do que teríamos recebido há um ano. Sem eles, não teríamos conseguido a classificação para uma competição europeia”.
“Não sou eu quem vai desmantelar este time. Vender nossas estrelas pode cobrir uma ou duas lacunas, mas não vai resolver a instituição”, alertou Soriano, que culpou a crise econômica global pelas dificuldades enfrentadas pelo clube.
O Valencia terminou o Campeonato Espanhol na sexta posição, classificando-se para a Liga Europa.



