Futebol espanhol

‘Treino muito, mesmo jogando pouco’: Diomandé é honesto sobre seu espaço no Real Madrid

Ponta marfinense passa por processo de adaptação no clube espanhol

Yan Diomandé foi direto ao ponto. Em entrevista ao canal “NCI” após a derrota da Costa do Marfim para Camarões por 1 a 0, o atacante de 19 anos do Real Madrid falou com naturalidade sobre seu reduzido espaço no clube espanhol (oito partidas mas só duas como titular desde o início da temporada) e recusou o rótulo de “super-estrela” que começa a ser associado ao seu nome.

“Não tem nada que mude. Treino muito, mesmo jogando pouco por lá, e os treinos são intensos. É bom o treinador (José Mourinho) confiar em mim e me dar muito tempo de jogo”, afirmou Diomandé.

Real Madrid: Notícias, rumores, transferências e mercado

Real Madrid: Notícias, rumores, transferências e mercado

Leia →

A dupla realidade de Diomandé: protagonista na seleção, reserva no Real Madrid

O contraste é evidente. Na Costa do Marfim, Diomandé já possui a confiança do técnico Hervé Renard e é um dos jogadores mais aguardados a cada convocação. No Real Madrid, onde a concorrência é naturalmente maior, sua experiência acontece de forma mais progressiva. Mesmo tendo entrado aos 60 minutos contra Camarões, sua participação empolgou o Estádio Alassane Ouattara e ele quase marcou o gol do empate, com uma finalização defendida por Simon Ngapandouetnbu.

Sobre a pressão que acompanha cada uma de suas partidas, Diomandé demonstrou a mesma tranquilidade. “Adoro quando há pressão, ela me permite superação. Jogo também num clube onde há muita exigência”, declarou o jogador.

Diomande em ação pelo Real Madrid
Diomande em ação pelo Real Madrid (Foto: Ruben Albarran / ZUMA Press Wire / IMAGO)

Diomandé: ‘Esqueçam essa história de super-estrela'

Contratado junto ao RB Leipzig por 125 milhões de euros, mais 15 milhões em bônus, o jovem de 19 anos chegou à Espanha como o jogador africano mais caro da história. A transferência para o Real Madrid e o crescente protagonismo pela seleção marfinense mudaram a forma como Diomandé é visto. Mas ao ser questionado pela “NCI” sobre como lida com o status de “super-estrela”, o ex-RB Leipzig não hesitou em recusar o rótulo.

“É sempre bom. Esqueçam essa história de super-estrela, sou o mesmo de sempre. Para vocês talvez eu seja, mas para mim sou o mesmo. Em todo caso, é um prazer jogar pelo meu país, especialmente. Me sinto melhor do que em qualquer lugar cada vez que represento a bandeira”, disse.

Diomandé foi um dos destaques da Copa do Mundo 2026, quando a Costa do Marfim avançou às oitavas de final pela primeira vez na história. O jogador marcou dois gols e deu duas assistências no torneio, consolidando sua imagem como um dos jovens mais promissores do futebol africano.

Diomandé ainda demonstra certa timidez e falta de entrosamento, características compreensíveis para um jogador que está dando os primeiros passos em um ambiente de exigência muito maior. Ao entrar aos poucos, Diomande consegue acumular minutos e conhecer os companheiros sem receber, de imediato, a responsabilidade de ser uma das principais referências ofensivas da equipe

Diomande
Diomande na Copa do Mundo. Foto: IMAGO / SOPA Images

Foto de Alexis Pereira

Alexis PereiraRedator

Jornalista formado na ESJ Paris, com passagens por várias redações francesas e internacionais. Apaixonado por futebol e todas as suas histórias, pequenas e grandes.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo