Espanha

Dez meses depois, Barcelona tenta ser líder de novo

Quase dez meses depois, o Barcelona poderá sentir de novo o gostinho de liderar a Liga Espanhola. Neste sábado, pela 26ª rodada do torneio, o time blaugrana terá pela frente o Atlético de Madrid fora de casa; além de vencer o adversário, torcerá por um tropeço do Real Madrid diante do Recreativo Huelva para ultrapassá-lo na tabela.

As derrotas dos Merengues nas duas últimas rodadas (Getafe e Betis), aliadas às vitórias sobre Zaragoza e Levante, permitiram ao Barça reduzir a diferença para seu maior rival. Se antes o Real Madrid ostentava uma confortável de oito pontos, agora viu a distância cair para apenas dois. Com os decisivos jogos da próxima semana pela Liga dos Campeões, ambos devem poupar alguns de seus principais atletas, o que aumenta as chances de haver uma troca de posições no topo da tabela.

Embora a chance de ficar em primeiro seja tentadora, o Barcelona (2°, 54 pontos) encara um adversário complicado fora de casa. O Atlético de Madrid (4°, 41) está na briga para se manter na zona de classificação para a Liga dos Campeões. Além disso, os Colchoneros costumam ser uma pedra no sapato dos blaugranas.

Para o confronto, o Barcelona contará com os ‘quatro fantásticos’. Ronaldinho, Messi e Eto’o devem formar o tridente ofensivo, com Henry no banco. Yaya Touré, com dores no ombro, será poupado. Xavi, autor do gol de empate contra o Valencia no meio de semana pela Copa do Rei, deve substitui-lo no meio-campo.

Do lado do Atlético, a equipe busca se recuperar dos resultados ruins em seus jogos mais recentes. Em suas seis últimas partidas, os Colchoneros perderam quatro. A irregularidade pode custar à equipe a saída do bloco dos classificados para a LC. Agüero, recuperado de uma lesão, tem presença garantida.

Também fora de casa, o Real Madrid (1°, 56 pontos) tem, pelo menos em teoria, uma missão mais fácil. O clube enfrenta o Recreativo Huelva (17°, 29), ameaçado pelo rebaixamento. Os Merengues, porém, estão com vários problemas para o confronto e não terá alguns de seus principais jogadores.

Guti e Van Nistelrooy, machucados, foram poupados para o duelo contra a Roma na LC e estão fora. Por outro lado, Robinho e Pepe se livraram de suas contusões e estão à disposição do técnico Bernd Schuster. Contudo, os dois devem começar no banco de reservas. Julio Baptista e Gago devem figurar entre os onze.

Em terceiro, o Villarreal (46 pontos) recebe o Osasuna (13°, 29) e torce por um tropeço do Atlético para se isolar ainda mais. O Sevilla (5°, 39) visita o Deportivo La Coruña (18°, 27), enquanto o Espanyol (6°, 39) pega o Valencia (9°, 35) em casa. Rojiblancos e catalães também estão na torcida contra os Colchoneros.

Veja os jogos deste fim de semana pela 26ª rodada da Liga Espanhola:

Sábado, 1°/março
Atlético de Madrid x Barcelona
Deportivo La Coruña x Sevilla
Recreativo Huelva x Real Madrid
Espanyol x Valencia

Domingo, 2/março
Getafe x Mallorca
Levante x Zaragoza
Betis x Murcia
Valladollid x Racing Santander
Villarreal x Osasuna
Almería x Athletic Bilbao

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo