Espanha

Papai Noel, o Barcelona precisa (urgente) que Vitor Roque chegue destruindo!

Equipe da Catalunha viveu momento conturbado no fim do ano e está longe da briga por La Liga

O Barcelona oscilou na primeira metade da temporada. Com Xavi Hernandez e elenco sob pressão, a equipe vai para a pausa de fim do ano necessitando de reflexões para a segunda parte das disputas. O futebol não encantou na Uefa Champions League e nem no Campeonato Espanhol.

A equipe está longe da disputa pelo título na La Liga. São oito pontos de diferença para o líder Real Madrid, que somou 45, e só um turno pela frente. Difícil imaginar esse atual Barcelona na briga pelo bicampeonato espanhol diante do desempenho e dos últimos resultados.

Na Champions League, o Barça se classificou sem problemas para a fase oitavas de final, mas agora encara um duro desafio no primeiro mata-mata: o Napoli. O clube ainda disputa no início de janeiro a Copa do Rei e a semifinal da Supercopa diante do Osasuna.

Encontrar regularidade

Se está longe da disputa pelo título do Campeonato Espanhol, o Barcelona deve essa situação à falta de regularidade para uma equipe deste nível. Para vencer a La Liga, ainda mais pela boa fase do Real Madrid e a surpreendente campanha do Girona, o Barça precisa crescer.

Um bom exemplo se encontra nos dois confrontos diante dos líderes, ambos disputados com o Barça como mandante, terminou frustrante: derrotas por 2 a 1 para o Real Madrid, de virada, e por 4 a 2 para o Girona, ambas no estádio olímpico da cidade, casa na temporada diante da reforma no Camp Nou.

As derrotas nos confrontos diretos custam a liderança para o Barcelona, que interrompeu uma sequência de três partidas sem vitórias com o triunfo por 3 a 2 sobre o lanterna Almería, em atuação longe de encher os olhos da equipe e do técnico Xavi.

– Essa é uma partida que deveria ter terminado 2-0 ou 3-0… Mas o time não tem o espírito que mostrou na temporada passada, nem a agressividade. É inaceitável. Corram como animais ou não há chance de vencer. Lute por cada bola ou não ganharemos nenhum título nesta temporada – disse Xavi após o jogo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Colocar Vitor Roque para jogo

A chegada de Vitor Roque tem potencial de causar impacto imediato dentro do elenco do Barcelona por dois motivos: o talento do brasileiro e a oportunidade de, enfim, dar uma sombra de alto nível para Lewandowski, que vive uma temporada longe daquelas consagradas com o prêmio de melhor jogador do mundo.

Em 2023 com a camisa do Athletico Paranaense, o brasileiro de 18 anos anotou 21 gols em 45 partidas disputadas. O desempenho fez o Barcelona acelerar o diálogo com o Furacão para ter Vitor Roque em janeiro. Agora está na mão de Xavi, responsável por inserir o centroavante na rotação.

Entre os atacantes suplentes, quem melhor atua centralizado (e improvisado) é Ferran Torres, autor de nove gols na temporada. Com Vitor Roque, Ferran pode voltar a atuar circulando mais, com mais liberdade. A estreia do brasileiro deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Buscar soluções para substituir Gavi e Pedri

Uma das principais peças do Barcelona, Gavi vai perder a temporada depois de sofrer uma grave lesão de joelho em novembro, quando defendia a seleção da Espanha.

Desde então, Xavi sofre para encontrar um substituto com a capacidade de dar dinamismo ao meio-campo como o jovem espanhol de apenas 19 anos.

Pedri, de 21, encara uma temporada de baixa, especialmente pelas questões físicas. O meio-campista perdeu 12 jogos em 2023-2024 e só entrou em campo 11 vezes. Pouco para a importância do camisa 8 dentro do elenco.

De protagonista, o talentoso meia se tornou alvo da preocupação dos catalães. Há a expectativa de que Pedri retorne em janeiro, mas em quais condições? A resposta virá depois da virada do ano.

Botão Voltar ao topo