AlemanhaAmérica do SulBrasilBundesligaEspanhaEuropaFrançaInglaterraItáliaLa LigaLigue 1Mundial de ClubesMundoPremier LeagueRoteiroTrivela

Decisões nas Américas, quartas do Mundial e jogaços na Europa

Após uma semana de definição de classificados na Liga dos Campeões e na Liga Europa, os principais clubes europeus voltam aos seus campeonatos nacionais com alguns grandes jogos pela frente, em um período em que maioria das competições já chegou quase à metade. Na América Latina, por outro lado, é momento de decisão em alguns países, como México, Peru e Colombia, e os campeões serão conhecidos já no domingo.

Torneios nacionais, no entanto, não são a exclusividade. No Marrocos, o Mundial de Clubes segue a todo vapor, e, no sábado, serão conhecidos os semifinalistas que enfrentarão os favoritos Atlético Mineiro e Bayern de Munique. Confira tudo isso e outros destaques no roteiro para o final de semana de futebol.

Confira a programação de TV

O jogão

Manchester City x Arsenal
Sábado, 10h30 (ESPN Brasil)

As duas atuais melhores equipes da Inglaterra se enfrentam no sábado em jogo que pode fazer o Arsenal se distanciar ainda mais de um concorrente ao título ou o Manchester City estreitar a diferença de pontos entre os dois times. No meio da semana, os Gunners decepcionaram com a derrota para o Napoli, enquanto os Citizens surpreenderam o atual campeão europeu Bayern de Munique e conseguiram uma virada incrível na casa dos bávaros. Na Premier League, no entanto, ambos têm boa campanha recente, com um empate e três vitórias nas últimas quatro partidas. Apesar de, em geral, o Arsenal viver uma temporada melhor, o City já mostrou contra Norwich e Manchester United, clubes goleados pelos comandados de Manuel Pellegrini, que em casa não costuma decepcionar. E com Arsène Wenger e companhia precisando dar uma resposta ao jogo inócuo que fez em Nápoles, o jogo entre os ingleses tem tudo para ser o melhor do final de semana.

Fique de olho também

Napoli x Internazionale
Domingo, 17h45

O Napoli venceu o Arsenal no meio da semana e terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões com os mesmos 12 pontos que o Borussia Dortmund, líder da chave, e os Gunners. No entanto, mesmo com a boa campanha, acabou eliminado nos critérios de desempate, sendo apenas a segunda equipe a conseguir tantos pontos e não avançar na competição europeia – a primeira vez foi com o Paris Saint-Germain, em 1997/98, quando avançava apenas o líder do grupo. Diante de tal decepção, não resta nada a Rafael Benítez e seus comandados senão voltar toda sua atenção para a Serie A. A tarefa de salvar a temporada através do Campeonato Italiano, no entanto, não será nada fácil, visto que a bicampeã Juventus já está oito pontos á frente dos napolitanos.

O primeiro desafio após a saída da Champions é dos mais indigestos. A equipe recebe a Internazionale, que apesar de claudicante, faz um ou outro jogo muito bom, perdeu apenas um jogo em 15 disputados e está na quarta colocação, com 28 pontos. Uma vitória convincente sobre os Nerazzurri pode significar um aviso do Napoli: “Eu estou aqui”!

Barcelona x Villarreal
Sábado, 17h00 (Sports+)

Mais assistente que goleador desde que chegou ao Barcelona, Neymar pareceu ter abrido a porteira contra o Celtic, no meio de semana, pela Liga dos Campeões, marcando seu primeiro triplete pelos catalães. Neste final de semana, o adversário é o Villarreal, por La Liga, e se a última partida entre os times no Camp Nou, pela elite espanhola, servir de inspiração para o brasileiro e o Barça, poderemos ver um show de gols. Na temporada 2011/12, que terminou com o rebaixamento do Submarino Amarelo, os Blaugranas não tiveram piedade do adversário e fizeram 5 a 0, com dois gols de Lionel Messi. Sem o argentino, Neymar é o principal candidato a brilhar no duelo, embora os comandados de Tata Martino não devam encontrar a mesma facilidade que encontraram na temporada retrasada. O Villarreal retornou bem à primeira divisão e é o quinto colocado da competição.

Mundial de Clubes

Raja Casablanca x Monterrey
Sábado, 17h30 (Band, Sportv e Fox Sports)

Guangzhou Evergrande x Al Ahly
Sábado, 14h00 (Sportv e Fox Sports)

Raja Casablanca Auckland Comemoração 640

Não apenas de campeonatos nacionais será feito este final de semana de futebol. No Marrocos, o Mundial de Clubes tem sequência com duas partidas no sábado. O duelo entre Guangzhou Evergrande e Al Ahly é a principal delas. O clube chinês, de Muriqui, Elkeson e Darío Conca, é o favorito contra os egípcios no embate que garante ao vencedor a dura tarefa de encarar o Bayern de Munique na semifinal. Com menos destaque, mas importante especialmente para os brasileiros por determinar o adversário do Atlético Mineiro, o jogo entre Raja Casablanca e Monterrey também ocorre no sábado. Os anfitriões mostraram contra o Auckland City não ser uma equipe tão forte, portanto os mexicanos são os favoritos, mas contando com o apoio da torcida não deverão entregar a vaga de bandeja.

O clássico

Lyon x Olympique de Marseille
Domingo, 18h00

Apesar de, tecnicamente, não estarem no mesmo patamar que os milionários Paris Saint-Germain e Monaco, Lyon e Olympique de Marseille seguem sendo gigantes da França, e o duelo entre os dois no Estádio Gerland é o mais atrativo da rodada da Ligue 1 neste final de semana. O time de Marselha está atualmente na quinta colocação, com 13 pontos a menos que o líder PSG, e certamente sua luta na temporada não é pelo título. Uma vaga na Liga dos Campeões, no entanto, é bastante possível e deverá ser o que moverá o time até a metade de 2014. Já o Lyon está no meio da tabela, na 10ª colocação, mas uma vitória poderia significar um pulo de algumas posições. A situação atual não é tão favorável, mas ainda há esperanças para o time que dominou a França na década passada.

A verdadeira Superfinal argentina

O duelo entre os campeões do Torneo Inicial e do Torneo Final é conhecido na Argentina como “Superfinal”. No entanto, Superfinal mesmo é o que teremos no domingo por lá. Enquanto o Newell’s Old Boys recebem o Lanús, o San Lorenzo visita o Vélez Sarsfield. Tudo bem, mas e aí? E aí que as quatro equipes, que fazem as duas últimas partidas do Torneo Inicial 2013, são justamente as postulantes ao título da competição. O San Lorenzo lidera com 32 pontos, e os outros três têm 30, cada. Com as duas partidas acontecendo às 19h, dá para imaginar que o país irá parar no começo da noite de domingo.

Decisões na América Latina

Maioria das competições latino-americanas já tem seus campeões definidos, no entanto, em três países, os donos da taça serão conhecidos apenas neste final de semana.

Peru
Universitario x Real Garcilaso (ida: 2 x 3)
Domingo, 12h30

No Peru, após vencer por 3 a 2 no jogo de ida, o Real Garcilaso visita o Universitario pela segunda partida da final do Torneo Descentralizado com ótima vantagem. Como na decisão do Campeonato Peruano não há desempate no saldo de gols, mesmo que o time perca no domingo deixará o campo com chances de levar o título, com uma terceira partida a se realizar. Para o Universitario, obviamente, o único resultado que importa é a vitória.

Colômbia
Atlético Nacional x Deportivo Cali (ida: 0 x 0)
Domingo, 17h30

O Campeonato Colombiano também vive seu momento derradeiro, mas de maneira mais aberta e difícil de se prever. Atlético Nacional e Deportivo Cali empataram o jogo de ida em 0 a 0, em Cali, e, com melhor campanha na fase regular, o Nacional decide em casa. O fato de fazer a última partida diante do seu torcedor, ter tido melhor desempenho nas fases anteriores e ser o campeão do Apertura 2013 colocam o Rey de Copas à frente, se for para apontar algum favorito.

México
América x León
Domingo, 22h00 (ESPN Brasil)

O México é outro país com decisão neste domingo. Nesta quinta, apesar de não dominar, o León venceu o América por 2 a 0 em casa e saiu em vantagem na final da Liga MX. O time da capital foi melhor no jogo de ida, mas teve que voltar para casa com o revés e precisará se superar no Azteca para se sagrar bicampeão.

O cara

Koke
Atlético de Madrid x Valencia
Domingo, 18h00 (ESPN Brasil)

Koke Atleti Madrid 640

O ótimo trabalho de Diego Simeone no Atlético de Madrid nesta temporada não alavancou apenas a carreira de Diego Costa. Koke, outro grande destaque dos Colchoneros nesta primeira metade de La Liga, tem vivido ascensão fantástica e já desperta interesse de gigantes do futebol europeu. O jovem, de apenas 21 anos, é o jogador com mais assistências (oito) no Campeonato Espanhol, ao lado de Neymar e Cesc Fàbregas, e é uma das principais armas para que a atual terceira força da Espanha vença a antiga terceira força em um dos jogos mais legais de La Liga no final de semana. Líder da competição ao lado do Barça com 40 pontos, o Atleti deverá tentar se aproveitar da inconstância do time do Valencia para conseguir os três pontos em casa.

O reencontro

Bayern de Munique x Hamburgo
Sábado, 12h25 (ESPN+)

Imagine o cenário: uma equipe que é considerada a melhor do mundo é derrotada em casa, de virada, no meio da semana e, para dar a resposta, tem pela frente, no final de semana, um time que já derrotou por 9 a 2 e 4 a 0 apenas neste ano. Essa é a história de Bayern de Munique e Hamburgo neste sábado. O roteiro parece encaminhar para um massacre dos bávaros, que ainda por cima jogam em casa. Para os Rothosen, que venceram apenas um jogo dos últimos cinco da Bundesliga, parece não haver muita alternativa senão se fechar com todas as forças e rezar para que não a derrota não seja humilhante. Péssima hora para os comandados de Bert van Marwijk reencontrarem o Bayern.

O brasileiro

Sandro
Tottenham x Liverpool
Domingo, 14h (Fox Sports)

Adorado pela torcida do Tottenham, Sandro não encontra o mesmo apreço no técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari. O confronto contra o Liverpool, e, individualmente, com Lucas Leiva, que joga na mesma posição em que o ex-jogador do Internacional, pode ser a oportunidade perfeita para o volante mostrar que merece uma vaga no grupo que disputará a Copa do Mundo no ano que vem, ainda que sua inclusão seja muito improvável mesmo com a  maior atuação de sua vida. Além do embate entre os brasileiros, o jogo é bastante atrativo. Carregado por Luis Suárez, os Reds estão na segunda colocação, a cinco pontos do líder Arsenal, e podem se aproximar dos Gunners em caso de tropeço dos londrinos diante do Manchester City. Já os Spurs voltaram a subir de produção após a derrota humilhante para os Citizens há três rodadas, e uma vitória sobre o time de Merseyside poderia representar um salto até o G4.

Passe longe

Cardiff City x West Bromwich Albion
Sábado, 12h00
Poucos jogos do futebol europeu neste final de semana prometem ser tão desinteressantes quanto esse, e pelo menos na Premier League não haverá concorrente a pior partida da rodada. 16º do Campeonato Inglês, o Cardiff recebe no País de Gales o West Brom, 15º. O fato de as duas equipes não vencerem desde a 10ª rodada é também um ótimo motivo pelo qual você não deve assistir a esse jogo.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo