Congresso dá título da Copa da Espanha ao Levante

A temporada está apenas começando na Espanha, mas o Levante está preste a comemorar seu primeiro título em primeiro nível. A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados espanhola determinou que a RFEF (federação espanhola) deve reconhecer a Copa da Espanha Livre, torneio realizado em 1937, como uma edição da Copa da Espanha (atual Copa do Rei).
A competição foi disputada durante a Guerra Civil Espanhola e contou apenas com clubes do sul do país (região dominada pelos republicanos) e tinha o papel de ser a copa nacional (ou do que restara da nação). Os levantistas superaram Espanyol, Girona e Valencia para ficar com o troféu.
Como os republicanos perderam a guerra para os nacionalistas (comandados pelo general Franco), a conquista não foi oficializada. Com o fim do regime franquista, o Levante passou a exigir o reconhecimento da competição. Até que a RFEF confirme a decisão desta terça, as únicas conquistas oficiais do Levante são a Segunda Divisão de 2003/4 e o Campeonato de Valencia de 1928.
Na votação parlamentar desta terça, a proposta de Isaura Navarro, deputada da Izquierda Unida, foi aprovada por unanimidade. A RFEF é obrigada a reconhecer o título do Levante, mas, como a proposta não tem valor de lei, a entidade sofrerá apenas uma reprovação pública do Congresso se descumprir a decisão.
Para entender melhor o caso do Levante e da Copa da Espanha Livre, clique aqui.



