AlemanhaBrasilBundesligaCampeonato BrasileiroEspanhaEuropaInglaterraItáliaPortugalPremier LeagueRoteiroSerie A

Clássicos e confrontos diretos por liderança agitam o fim de semana na TV

Este fim de semana de futebol europeu é ótimo para aqueles que defendem a ideia de que campeonatos de pontos corridos são recheados de decisões ao longo de suas rodadas. Na Inglaterra, os rivais Manchester United e Manchester City se enfrentam em jogo que pode mudar os primeiros colocados da Premier League. Na Espanha, a sensação Celta tem uma chance de ouro de impressionar e assumir isoladamente a ponta de La Liga. O mesmo cenário de possibilidade de mudança na liderança se repete na Itália, em que Fiorentina e Roma jogam pelo primeiro lugar.

VEJA TAMBÉM: Programação de TV para o fim de semana

Além do confronto entre ingleses, outros clássicos agitam o fim de semana de futebol europeu, como o Benfica e Sporting, cercado de provocações prévias. Também na Inglaterra, outra rivalidade quente agita a rodada, mas na metade de baixo da tabela, com Sunderland e Newcastle protagonizando o clássico dos desesperados por sair da zona de rebaixamento.

Vale a pena ficar de olho também em atuações individuais, como a de Nolito, que espera liderar o Celta contra o Real, Coutinho, que busca dar uma resposta em campo a mais uma ausência da lista de convocados de Dunga, e, no Brasil, Guerrero, que reencontra a Arena Corinthians, desta vez com a camisa do Flamengo. Confira esses e outros destaques no roteiro deste fim de semana.

O jogão

Manchester United x Manchester City
Domingo, 12h (ESPN Brasil)

Dois dos melhores clubes ingleses neste início de temporada, Manchester United e Manchester City se enfrentam no Old Trafford, neste domingo, em jogo que pode mudar posições na ponta da tabela da Premier League. Os Citizens lideram com dois pontos a mais que Arsenal e United, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Analisando o que as duas equipes fizeram até aqui desde agosto, o City pode ser considerado o favorito, já que tem um ataque superior ao do rival e, em geral, tem apresentado um futebol mais fluído. Mas isso seria simplificar demais as coisas. O fato de jogar em casa pode fazer a diferença para os Red Devils. Certamente fez no último confronto entre os dois, quando o time de Van Gaal fez 4 a 2 sobre o de Pellegrini, quebrando uma sequência de quatro vitórias dos Citizens no clássico.

Além disso, o Manchester City terá o desfalque de Agüero, que se lesionou pela seleção argentina, e possivelmente de David Silva, que também se machucou durante a data Fifa, mas nos treinos, e ainda não tem condições de jogo. Apesar dos desfalques, De Bruyne, Sterling e Bony demonstraram nas últimas partidas terem capacidade de fazer a diferença lá na frente.

Pelo United, a maior esperança de gols é Anthony Martial, que evitou a derrota para o CSKA no meio da semana, pela Champions League, e chegou a cinco tentos em nove partidas pelos Red Devils, além de dar três assistências para companheiros. Qualquer que seja o vencedor, quem estará de olho no duelo é o Arsenal, que também vive boa fase e, tendo vencido o Bayern, está em alta.

O clássico

Benfica x Sporting
Domingo, 15h – Sportv

No último confronto entre os dois no Portuguesão, empate em 1 a 1 (AP Photo/Francisco Seco)
No último confronto entre os dois no Portuguesão, empate em 1 a 1 (AP Photo/Francisco Seco)

O clássico lisboeta será o maior jogo do Campeonato Português na temporada 2015/16 até agora. Não apenas pela sua importância histórica, mas também pela situação dos times na tabela e pelas circunstâncias em que será disputado. As semanas anteriores ao duelo envolveram uma série de polêmicas e provocações de ambos os lados. Teve “denúncia” sportinguista contra os presentes dados pelos Encarnados aos árbitros que apitam partidas no Estádio da Luz, provocação de dirigente dos Leões contra o canal de TV do Benfica e resposta bem humorada através de um comercial da emissora.

Em termos de disputa pelo título, o jogo é o primeiro grande teste do Sporting, que divide a liderança com o Porto, com 17 pontos. A partida pode significar um impulso aos Leões ou uma leve estagnada, além de valer uma aproximação para o Benfica, atual campeão português, que tem apenas 12 pontos, mas tem um jogo a menos que os rivais. O Sporting ainda defende a sua invencibilidade, tendo vencido cinco e empatado dois dos sete jogos que disputou. Por outro lado, o Benfica venceu todos seus jogos em casa na temporada, e isso aumenta ainda mais a expectativa pelo embate deste domingo.

Fique de olho

Fiorentina x Roma
Domingo, 15h (Fox Sports)

Depois de cinco vitórias seguidas e a tomada da ponta da Serie A, a Fiorentina caiu diante do Napoli na rodada passada. A derrota por 2 a 1 não tirou o time da primeira colocação, mas permitiu a aproximação da Roma, segunda colocada com um ponto a menos e adversária do time de Florença neste final de semana no duelo mais empolgante da 9ª rodada do Italianão.

Se pegarmos os últimos jogos dos Giallorossi na temporada, não há como saber o que esperar do time no jogo decisivo deste domingo. Pelo Italiano, a fase é boa, com três vitórias nos três últimos jogos e 12 gols marcados. Pela Champions League, no entanto, o time é o lanterna de seu grupo, com apenas dois pontos, e ainda desperdiçou uma virada de 4 a 2 permitindo o empate do Leverkusen em 4 a 4 na terça-feira.

Quanto à Fiorentina, não há muita dúvidas: a fase é muito boa, e a derrota para o Napoli foi completamente compreensível, considerando a arrancada pela qual passa o time de Nápoles nas últimas rodadas, incluindo vitórias contra Juventus e Milan. A Fiorentina mostrou resistência no San Paolo. Acabou derrotada, mas ainda pode contar com Ilicic, Kalinic e Borja Valero, que estão em ótimo momento.

Borussia Mönchengladbach x Schalke 04
Domingo, 14h

Pela Champions League, a vaca está perto de ir para o brejo para o Borussia Mönchengladbach. O time está no grupo da morte e não venceu nenhum de seus adversários. Empatou com a Juventus na rodada passada, mas perdeu para Sevilla e Manchester City anteriormente. Em contrapartida, na Bundesliga, o momento é de crescimento. Depois do Bayern de Munique, que venceu todos os jogos, o time é o que tem atualmente a maior sequência de vitórias, com quatro triunfos nos últimos quatro duelos que disputou. São 16 gols marcados, uma média de quatro por jogo no período, e a recuperação tem sido proporcional ao início péssimo, de cinco derrotas nos cinco primeiros jogos, que deixou todos com a impressão de que o elenco quis derrubar o técnico Lucien Favre, que deixou o comando após os cinco reveses. Coincidentemente, a sorte virou a partir dali.

O adversário desta 10ª rodada, no entanto, é o Schalke 04, terceiro colocado da Bundesliga e que trava um duelo particular com o rival Borussia Dortmund pelo segundo lugar na competição, o que é um título alternativo, considerando que o Bayern de Munique está em um patamar completamente diferente. Será que, jogando no Borussia-Park, o Gladbach consegue dar sequência à boa fase e se aproximar ainda mais da parte de cima da tabela e da briga por vaga em competições europeias? Apenas três pontos o separam do quarto colocado Wolfsburg.

Arsenal x Everton
Sábado, 14h30 (Fox Sports)

O Arsenal vive o seu grande momento neste início de temporada, mostrando que, além de contar com um elenco qualificado, ganhou a mentalidade necessária para vencer grandes jogos. Decidiu um clássico contra o Manchester United em poucos minutos e venceu por 3 a 0, passou pelo Bayern de Munique no meio desta semana e, na perseguição pela primeira colocação da Premier League, parece o time inglês em melhor fase  atualmente.

Junto com o crescimento coletivo do time de Wenger, Sánchez subiu de produção individualmente e não só recuperou o bom futebol da temporada passada como também passou a mostrar ainda mais protagonismo nas últimas partidas, desde que encerrou sua seca de gols na vitória por 5 a 2 sobre o Sunderland, com um hat-trick.

O Everton, adversário deste fim de semana, apesar de tradicional, não dá a impressão de que oferecerá muita resistência, especialmente jogando no Emirates. Perdeu em casa por 3 a 0 em casa para o Manchester United na rodada passada dando muitas brechas para os Red Devils. Com um ataque superior ao do time de Manchester, o Arsenal também pode fazer isso.

O reencontro

Guerrero
Corinthians x Flamengo
Domingo, 17h (Globo [RJ] e Band [RJ e parte da rede])

Guerrero comemora o seu gol contra o São Paulo, no Maracanã (Foto: Jorge Rodrigues/Trivela)
Guerrero comemora o seu gol contra o São Paulo, no Maracanã (Foto: Jorge Rodrigues/Trivela)

Guerrero construiu uma idolatria jogando pelo Corinthians e, depois de sua saída para o Flamengo, neste ano, após longas conversas para uma renovação, destruiu isso tudo na cabeça de parte considerável da torcida corintiana. Neste domingo, o maior artilheiro da Arena Corinthians retornar ao estádio pelo Rubro-Negro, e é difícil apostar em qual será a recepção dos torcedores ao antigo ídolo.

Em números, Guerrero ainda decepciona pelo Fla, com apenas três gols marcados, sem falar que vê seu substituto no Corinthians, Vágner Love, viver fase cada vez melhor, com dez gols no Brasileirão e 12 no ano, embora ainda com o desperdício de muitas chances. Pela maneira como conhece o gramado do estádio de Itaquera (e pela força da lei do ex), não seria surpresa se Guerrero se motivasse para começar sua volta por cima justamente contra o ex-clube.

O brasileiro

Philippe Coutinho
Liverpool x Southampton
Domingo, 14h15 (Fox Sports)

Dunga divulgou a lista de convocados para os jogos contra Argentina e Peru, pelas Eliminatórias, nesta quinta-feira e, mais uma vez, deixou Philippe Coutinho de fora. A inclusão do meio-campista em nosso roteiro é até mesmo uma forma de crítica ao absurdo perpretado pelo técnico da Seleção.

Há algum tempo o jogador tem sido um dos melhores brasileiros em ação no futebol europeu, e, seguindo o pensamento do próprio Dunga, de que jogadores jovens precisam de vivência na Seleção, que sentido faz manter fora um de nossos atletas de maior potencial? Vale a pena ficar de olho no camisa 10 do Liverpool, que, em um jogo duro como este contra o Southampton no fim de semana, pode querer mostrar ao técnico brasileiro como seu talento é indispensável para uma equipe que almeja retornar a um patamar elevado de futebol.

O cara

Nolito
Celta x Real Madrid
Sábado, 12h (Fox Sports)

Nolito é destaque da sensação Celta (Divulgação)
Nolito é destaque da sensação Celta (Divulgação)

Depois de oito rodadas, ninguém espera olhar para a ponta da tabela de La Liga e ver um time que não seja Barcelona ou Real Madrid no meio da briga, mas este é exatamente o cenário atual, muito por causa do talento de um jogador em especial. Nolito é o grande destaque do Celta de Vigo que, ao lado de Real e Barça, lidera o Espanholão e, entre outras coisas, já meteu um 4 a 1 nos Blaugranas. No último fim de semana, o espanhol foi ao resgate da equipe, marcando nos acréscimos o gol do empate fora de casa contra o Villarreal, que também faz boa campanha.

Desta vez, o adversário é o Real Madrid, em um confronto que pode colocar o Celta de forma isolada na primeira colocação. Com seis gols e três assistências em oito jogos, Nolito, naturalmente, é a maior preocupação para os Blancos, que, jogando no Estádio de Balaídos, terão ainda que encarar uma torcida empolgada com a fase do time.

Vale uma zapeada

Sunderland x Newcastle
Domingo, 10h (ESPN)

Um clássico que, de tão horríveis que são as circunstâncias, pode acabar sendo muito bom. Isso define o dérbi de Tyne-Wear. O Sunderland, que joga em casa, conseguiu a façanha de, em nove rodadas, não vencer nenhum jogo. É o lanterna da Premier League, com três pontos conquistados em três empates. Já o Newcastle não está muito melhor, não. Também na zona de rebaixamento, é o 18º, com seis pontos, tendo conquistado sua primeira vitória no torneio apenas na rodada passada, mas em grande estilo: 6 a 2 sobre o Norwich, com show de Wijnaldum, que fez quatro gols. Com tudo isso, vale a pena conferir o que rola no Stadium of Light, especialmente porque o retrospecto recente é muito favorável ao Sunderland, que venceu os últimos cinco clássicos contra os Magpies.

Passe longe

Levante x Real Sociedad
Domingo, 09h00 – ESPN Brasil

A emocionante disputa do Levante, que ocupa a 18ª colocação, recebe a Real Sociedad. Os dois dividem uma grande honra: saldo negativo de gols. O jogo ainda será no delicioso horário das 9 da manhã. Aposto que você está louco para ver, né?

 

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo