Busquets admira Casemiro: “Se não é o melhor, está entre os melhores (da posição)”
É semana de clássico no Santiago Bernabéu, com o Barcelona em ótima forma tentando se aproximar um pouco do Real Madrid

Sergio Busquets não segurou os elogios ao ser questionado sobre o brasileiro Casemiro, seu colega de posição, e também exaltou o seu técnico, Xavi Hernández, por resgatar o estilo de jogo pelo qual o Barcelona ficou tão conhecido, na semana que terminará com o grande clássico contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu.
“Se não for o melhor (da posição), está entre os melhores. Basta ver os jogos e sua trajetória. Nós que jogamos nessa posição não somos os mais vistosos. No fim, você se fixa em gols e assistências. Nossa tarefa é importante. Estamos no meio do time, controlando tudo e organizando. Eu o admiro, de verdade”, disse, segundo o AS.
O Barça está invicto há dez partidas por todas as competições, com sete vitórias – e marcando quatro vezes em cinco dessas vitórias. Foi o bastante para chegar às oitavas de final da Liga Europa e assumir o terceiro lugar do Campeonato Espanhol, com um jogo a menos em relação aos principais adversários.
No entanto, alcançar o Real Madrid ainda parece impossível. O time de Carlo Ancelotti lidera La Liga com 66 pontos. Se o Barcelona ganhar o clássico, e o jogo que tem a menos, ainda ficaria a nove pontos do grande rival. De qualquer maneira, a evolução anima Busquets.
“Está sendo tudo diferente. A autoestima, o estado de ânimo, a confiança… Chegou um treinador novo que fez várias mudanças e trouxe sua filosofia. Os (jogadores) novos estão entendendo pouco a pouco. Somos um time mais completo. Ainda nos falta muito, mas este é o caminho”, disse.
“O estilo que ele viveu como jogador e agora aplica como treinador. Não foi fácil quando chegou porque poucos jogadores aqui viveram este estilo. Tivemos que insistir muito. Pouco a pouco, colhemos os frutos. Quando ganhamos e desfrutamos jogando no ataque e na defesa, a equipe acredita na ideia, no treinador e em si mesma”, completou.
O Real Madrid chegará ao clássico empolgado pela grande virada contra o PSG, com três gols de Karim Benzema, confirmado por Busquets como o jogador mais decisivo da Espanha. “Com certeza que sim. Estatisticamente, gols, confiança. Ele se destaca muito em sua equipe. Para eles, é um luxo tê-lo”, encerrou.
Um dos jogadores mais experientes do elenco, e capitão do Barcelona, Busquets, 33 anos, não jogou nesta temporada apenas quando estava suspenso por cartões amarelos.