AlemanhaEspanhaEuropaFrançaHolandaLeste EuropeuLiga Europa

Bombardeio inútil: Athletic é brecado pelo Kiryat Shmona

Atual vice-campeão da Liga Europa, o Athletic Bilbao não tem o que comemorar após sua estreia na competição. Jogando em San Mamés, os bascos tiveram 74% de posse de bola e deram 28 finalizações, sete vezes mais que seus adversários. Ainda assim, a equipe de Marcelo Bielsa teve que se contentar com o empate por 1 a 1 contra o Kiryat Shmona, novato em competições continentais.

Apesar do domínio desde os primeiros instantes, o Athletic ficou em desvantagem no placar logo na primeira finalização do Kiryat Shmona, aos 13 minutos. Após erro na saída de bola dos bascos, Adrian Rochet chutou da entrada da área e a bola desviou nas costas de Laszlo Lencse, tirando Gorka Iraizoz do lance.

O gol não mudou a postura dos leones, que permaneciam com maior posse de bola. A equipe passou a ser mais incisiva nos 15 minutos finais da primeira etapa, aproveitando bem as jogadas pelas pontas. E o gol de empate veio aos 40, em cruzamento de Isma López que Markel Susaeta dominou dentro da área, batendo cruzado.

Para o segundo tempo, Bielsa lançou mão de Fernando Llorente, que estava no banco de reservas. E o centroavante potencializou o jogo aéreo do Athletic, quase marcando aos 19, em lance que Rochet salvou em cima da linha. No fim do jogo, brilhou a estrela do goleiro Daniel Amos, que fez ao menos três defesas difíceis para garantir o feito dos israelenses.

Agora na LE, Lyon bate Sparta Praga

Após 13 temporadas consecutivas participando da Liga dos Campeões, o Lyon parece adaptado à nova realidade na Liga Europa. Os Gones receberam o Sparta Praga no estádio Gerland e, com tranquilidade, venceram os tchecos por 2 a 1, assumindo a liderança do Grupo I.

A partida começou com a imposição do Lyon desde os primeiros minutos. Diante de um adversário bastante fechado, os Gones trabalhavam a bola no campo ofensivo e tinham seus melhores momentos em bolas longas. Bafetimbi Gomis teve dois momentos sozinho com o goleiro, mas não aproveitou nenhum deles.

O lance mais importante do primeiro tempo aconteceu aos 38 minutos, em choque de cabeça entre Mouhamadou Dabo e Pavel Kaderabek. O francês caiu desacordado em campo, sofrendo uma convulsão. O lateral foi retirado de maca, ainda consciente, e foi encaminhado para um hospital nas proximidades do estádio.

Somente no segundo tempo é que o Lyon conseguiu abrir o marcador. Aos 14 minutos, Gomis aproveitou cobrança de escanteio para completar de cabeça. Logo na sequência, em jogada preparada pelo próprio Gomis, Lisandro López marcou o segundo. E Clément Grenier poderia ter feito o terceiro, mas, com o gol vazio, carimbou a trave. O Sparta ainda esboçou uma pressão, diminuindo a diferença aos 32, com Ladislav Krejci, mas ficou nisso.

Levante começa com o pé direito

A liderança do Grupo L é do Levante. Em sua primeira participação em fases de grupos de torneios continentais, os Granotes derrotaram o Helsingborgs por 1 a 0, em jogo disputado no estádio Ciutat de Valencia. Juanfran marcou o gol dos espanhóis, em tiro cruzado.

Pela mesma chave, Twente e Hannover 96 fizeram partida movimentada na Holanda, empatando por 2 a 2. Os Tukkers abriram dois gols de vantagem no placar, com Willem Janssen e Nacer Chadli. Contudo, os alemães reagiram na segunda etapa e balançaram as redes duas vezes em cinco minutos, com Artur Sobiech e Peter Wisgerhof (contra).

Confira os resultados da Liga Europa:

Grupo A
Udinese 1×1 Anzhi
Young Boys x Liverpool

Grupo B
Hapoel Tel-Aviv 0x3 Atlético de Madrid
Viktoria Plzen 3×1 Acadêmica

Grupo C
AEL 0x0 Borussia Mönchengladbach
Fenerbahçe 2×2 Olympique de Marseille

Grupo D
Bordeaux 4×0 Club Brugge
Marítimo 0x0 Newcastle

Grupo E
Kobenhavn 2×1 Molde
Stuttgart 2×2 Steaua Bucareste

Grupo F
Dnipro 2×0 PSV
Napoli 4×0 AIK

Grupo G
Racing Genk 3×0 Videoton
Sporting 0x0 Basel

Grupo H
Internazionale 2×2 Rubin Kazan
Partizan 0x0 Nefchi

Grupo I
Athletic Bilbao 1×1 Hapoel Kiryat Shmona
Lyon 2×1 Sparta Praga

Grupo J
Maribor 3×0 Panathinaikos
Tottenham 0x0 Lazio

Grupo K
Bayer Leverkusen 0x0 Metalist Kharkiv
Rapid Viena 1×2 Rosenborg

Grupo L

Levante 1×0 Helsingborg
Twente 2×2 Hannover

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo