Espanha

Treinador do Barcelona iguala recorde de Luxemburgo na Espanha

Apenas quatro técnicos na história venceram os sete primeiros jogos pelo Campeonato Espanhol

Mesmo em crise financeira, o Barcelona voa neste início de temporada na Espanha. Em sete rodadas de La Liga 2024/25, soma 100% de aproveitamento e saldo positivo de 18 gols.

Tudo isso com um futebol intenso e ofensivo sob comando de Hansi Flick, técnico alemão que chegou sem tantos holofotes para substituir o ídolo Xavi Hernández e tem deixado boa impressão neste início.

Os números obviamente o credenciam para um dos grandes inícios da história do futebol espanhol. Uma estatística em especial coloca Flick lado a lado ao técnico brasileiro Vanderlei Luxemburgo, segundo levantamento do jornalista MisterChip.

Flick, Luxemburgo e mais dois: os técnicos que venceram as sete primeiras em La Liga

Luxemburgo dá instruções a Beckham e Figo durante partida do Real Madrid, em 2005
Luxemburgo dá instruções a Beckham e Figo durante partida do Real Madrid, em 2005 (Foto: IMAGO)

O Real Madrid que Luxemburgo assumiu no início de 2005 venceu as sete primeiras partidas do Campeonato Espanhol sob seu comando, com o mesmo número de gols sofridos do que o Barça atual (cinco). A diferença fica para os gols marcados (Flick em vantagem, 23 a 19).

Ao lado do alemão e do comandante brasileiro está Tata Martino, indicação de Lionel Messi que iniciou a temporada 2013/14 com sete vitórias, 24 gols marcados (superior a ambos) e cinco sofridos.

Antes do trio, o primeiro a alcançar tal feito foi José Manuel Díaz Novoa, ídolo do Sporting Gijón, onde venceu as sete primeiras rodadas da competição nacional na temporada 1979/80.

Luxemburgo foi o único dos quatro técnicos que não começou a temporada. O brasileiro assumiu já na 18ª rodada e nem terminaria campeão em 2005/06, já que o Barça levou a taça. A demissão do “Profexor” aconteceria em dezembro daquele ano.

Inclusive, esta é a coincidência que une Luxa, Martino e Novoa: nenhum dos que venceram as sete primeiras partidas do Campeonato Espanhol terminou com o título ao fim da temporada.

O Barcelona de Tata perdeu o título para o Atlético de Madrid, que assumiu a liderança na 29ª rodada e manteve a luta pelo título até a última rodada, quando segurou os Culés no Camp Nou para levantar o primeiro título nacional em 18 anos.

Tata Martino conversa com Lionel Messi durante partida do Barcelona, em 2013
Tata Martino conversa com Lionel Messi durante partida do Barcelona, em 2013 (Foto: IMAGO)

Já o Gijón só conseguiria vencer mais 9 vezes nas 27 rodadas restantes (à época a primeira divisão tinha 18 times) após o início perfeito e terminou apenas em terceiro, atrás de Real Madrid e Real Sociedad.

Dessa vez, Hansi Flick espera mais sorte que seus colegas.

Se vencer mais uma, atual técnico do Barcelona iguala melhor início

Enquanto o Real perderia no oitavo jogo sob comando de Luxemburgo, o Gijón apenas empatou com Novoa.

Em oito partidas, o melhor início de um técnico estreante é de Martino, que só perderia pontos com um empate na nona rodada.

Ou seja, se o Barça de Flick vencer o Osasuna, fora de casa, neste sábado (28), o técnico alemão iguala com na liderança com o argentino. Caso venha outra vitória na 10ª rodada, quando visita o Alavés, se isola na lista.

De quebra, caso realmente saia com os três pontos nos próximos dois jogos, a equipe catalã terá o melhor início em 10 rodadas de todos os tempos do Campeonato Espanhol.

O recorde atual é de nove vitórias e um empate, alcançado pelo Barcelona três vezes (2012/13 e 2017/18, além de 13/14) e pelo Real duas (1968/69 e 1991/92).

A equipe catalã atual também conta com sorte de não enfrentar Real ou Atlético de Madrid neste início. Mas o primeiro El Clasico da temporada está marcado para 26 de outubro, pela 11ª rodada.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo