Treinador do Barcelona iguala recorde de Luxemburgo na Espanha
Apenas quatro técnicos na história venceram os sete primeiros jogos pelo Campeonato Espanhol
Mesmo em crise financeira, o Barcelona voa neste início de temporada na Espanha. Em sete rodadas de La Liga 2024/25, soma 100% de aproveitamento e saldo positivo de 18 gols.
Tudo isso com um futebol intenso e ofensivo sob comando de Hansi Flick, técnico alemão que chegou sem tantos holofotes para substituir o ídolo Xavi Hernández e tem deixado boa impressão neste início.
Os números obviamente o credenciam para um dos grandes inícios da história do futebol espanhol. Uma estatística em especial coloca Flick lado a lado ao técnico brasileiro Vanderlei Luxemburgo, segundo levantamento do jornalista MisterChip.
Flick, Luxemburgo e mais dois: os técnicos que venceram as sete primeiras em La Liga
O Real Madrid que Luxemburgo assumiu no início de 2005 venceu as sete primeiras partidas do Campeonato Espanhol sob seu comando, com o mesmo número de gols sofridos do que o Barça atual (cinco). A diferença fica para os gols marcados (Flick em vantagem, 23 a 19).
Ao lado do alemão e do comandante brasileiro está Tata Martino, indicação de Lionel Messi que iniciou a temporada 2013/14 com sete vitórias, 24 gols marcados (superior a ambos) e cinco sofridos.
Antes do trio, o primeiro a alcançar tal feito foi José Manuel Díaz Novoa, ídolo do Sporting Gijón, onde venceu as sete primeiras rodadas da competição nacional na temporada 1979/80.
Luxemburgo foi o único dos quatro técnicos que não começou a temporada. O brasileiro assumiu já na 18ª rodada e nem terminaria campeão em 2005/06, já que o Barça levou a taça. A demissão do “Profexor” aconteceria em dezembro daquele ano.
Inclusive, esta é a coincidência que une Luxa, Martino e Novoa: nenhum dos que venceram as sete primeiras partidas do Campeonato Espanhol terminou com o título ao fim da temporada.
O Barcelona de Tata perdeu o título para o Atlético de Madrid, que assumiu a liderança na 29ª rodada e manteve a luta pelo título até a última rodada, quando segurou os Culés no Camp Nou para levantar o primeiro título nacional em 18 anos.
Já o Gijón só conseguiria vencer mais 9 vezes nas 27 rodadas restantes (à época a primeira divisão tinha 18 times) após o início perfeito e terminou apenas em terceiro, atrás de Real Madrid e Real Sociedad.
Dessa vez, Hansi Flick espera mais sorte que seus colegas.
Se vencer mais uma, atual técnico do Barcelona iguala melhor início
Enquanto o Real perderia no oitavo jogo sob comando de Luxemburgo, o Gijón apenas empatou com Novoa.
Em oito partidas, o melhor início de um técnico estreante é de Martino, que só perderia pontos com um empate na nona rodada.
Ou seja, se o Barça de Flick vencer o Osasuna, fora de casa, neste sábado (28), o técnico alemão iguala com na liderança com o argentino. Caso venha outra vitória na 10ª rodada, quando visita o Alavés, se isola na lista.
De quebra, caso realmente saia com os três pontos nos próximos dois jogos, a equipe catalã terá o melhor início em 10 rodadas de todos os tempos do Campeonato Espanhol.
O recorde atual é de nove vitórias e um empate, alcançado pelo Barcelona três vezes (2012/13 e 2017/18, além de 13/14) e pelo Real duas (1968/69 e 1991/92).
A equipe catalã atual também conta com sorte de não enfrentar Real ou Atlético de Madrid neste início. Mas o primeiro El Clasico da temporada está marcado para 26 de outubro, pela 11ª rodada.