Empolgou? Ex-jogador de La Liga vê chances do Barcelona de Flick superar o de Guardiola
Sob comando do alemão, equipe catalã goleou o Real Madrid e tem início de temporada avassalador
Savo Milosevic, ex-jogador do Espanyol, Zaragoza, Celta, e atualmente treinador do Partizan Belgrado, da Sérvia, encheu o Barcelona de Hansi Flick de elogios.
Em entrevista ao espanhol AS, o ex-atacante afirmou que o futebol praticado pelo Barça atualmente é diferente de tudo o que ele já viu.
“O que vi contra o Bayern e o Real Madrid é um futebol completamente novo. A maioria das pessoas diz moderno, mas eu não gosto, isso é novo em todo o mundo. Ainda não vi uma equipe tão técnica e taticamente perfeita que corra tanto e com tanta intensidade”, disse Milosevic.
O atual treinador vai além e considera que este Barcelona pode ser melhor do que o de Guardiola. A entrega da atual equipe e disposição em correr, tanto para atacar, como para defender, é um dos principais trunfos da versão atual do time catalão, segundo o sérvio.
Milosevic ainda elogia a objetividade da equipe com a posse de bola. Para o treinador sérvio, dar espaços a este Barça, é sinônimo de massacre, e absoluto domínio.
Este Barça pode acabar por ser melhor do que aquele em que ele Pep Guardiola, eu realmente acredito nisso porque esse time tem mais uma coisa, corre muito. Este Barça não quer ter a bola por tê-la, se você deixar uma brecha, eles vão massacrar você”.
Em 15 jogos disputados nesta temporada, o Barcelona de Hansi Flick somou incríveis 13 vitórias, e sofreu apenas duas derrotas.
Ao todo, o time catalão marcou 50 gols, mais de três por jogo, e sofreu 14. É inegável que a versão mais aguda do Barça encanta pela ofensividade em campo.
Milosevic elogia trabalho de formação de atletas do Barcelona
Uma das principais características do Barcelona ao longo de sua rica história é a formação de novos atletas. Quem sobe das categorias de base vem ensinado sobre os valores e filosofia do estilo característico do clube para jogar futebol.
Milosevic ressalta que este trabalho de formação de atletas é o segredo para o sucesso atual do Barcelona. Sem contratar muito, o time catalão formou um time competitivo, que vem encantando os seus torcedores e os críticos.
“Não é apenas dinheiro, mas eles são um exemplo para o mundo do futebol porque não se trata de comprar, o que qualquer pessoa que tem dinheiro pode fazer, mas de criar, essa é a coisa linda”, argumenta Milosevic.
Atualmente, a utilização da base vem como socorro financeiro aos cofres do Barcelona. Vale destacar que o clube espanhol vive enorme dificuldades financeiras.
Sem muita margem para gastar em novos atletas, utilizar as categorias de base se torna importante para tentar formar uma equipe competitiva.
Atacante fez história em jogo contra o Real Madrid
Ao lado de Stankovic, Milosevic participou da Copa do Mundo de 1998, na França, e depois no Mundial de 2006, como Sérvia e Montenegro.
O ex-atacante ainda disputou a Eurocopa de 2000, na última participação da Iugoslávia em uma competição oficial. Nesta época, o artilheiro passava pela melhor fase de sua carreira e se tornou algoz do Real Madrid, em um confronto em pleno Santiago Bernabéu.
Em três de dezembro de 1999, Milosevic marcou dois gols na vitória do Zaragoza sobre o Real por 5 a 1, em jogo válido pela liga espanhola.
Nesta temporada, Milosevic anotou 22 gols em 42 partidas, contribuindo para que sua equipe terminasse a competição na quarta colocação.
Pela seleção da Iugoslávia, o atacante disputou 73 jogos, marcando 23 gols, e se tornando um dos principais nomes do futebol da região dos Bálcãs.