Barcelona confirma contato para recontratar Messi e Xavi compara: “Seria como Michael Jordan”
Messi está em fim de contrato com o PSG e Barcelona admite estar em contato para um espetacular retorno do argentino ao Camp Nou

O vice-presidente do Barcelona, Rafael Yuste, disse que o clube está em contato com a equipe de Lionel Messi para tratar de um potencial retorno do jogador ao Camp Nou. O argentino deixou o clube em 2021, quando foi praticamente jogado para fora por questões financeiras que o clube passava e que não poderia mais pagar o jogador. Messi foi para o PSG e está no clube francês nas últimas duas temporadas, mas seu contrato acaba em junho.
Aos 35 anos, Lionel Messi é um nome ainda muito ligado ao Barcelona. Desde que surgiu, ainda em 2004 até a sua saída de 2021. Campeão do mundo pela Argentina na Copa do Mundo 2022, o PSG quer renovar o seu contrato, mas as conversas não andaram desde que o jogador esteva no Catar. Parece mais provável que ele deixa Paris do que continue no clube, ainda mais porque tanto Neymar quanto Kylian Mbappé ainda têm contrato com o clube francês, em vínculos difíceis de serem rompidos.
É nesse contexto que o vice-presidente do Barcelona foi perguntado se o Barcelona está em contato com o jogador para tentar levá-lo de volta ao clube. “Eu tenho que dizer para você sobre tudo isso, diria que sim. Para tudo que você perguntou, diria que sim”, afirmou Yuste. “Digo que sim porque Leo e a sua família sabem o carinho que temos por eles, que eu tenho por eles neste caso”.
“Participei das negociações que, infelizmente, não levaram a um resultado certo, com o que sempre tive e tenho esse espinho no meu lado de que Leo não pôde continuar em nosso clube. Mas também acho que essas histórias bonitas na vida precisam acabar bem. E pelo que você falou, também sim, sim. Estamos em contato com eles, é claro”.
Xavi: “Seria uma última dança, como Michael Jordan”

O técnico do Barcelona é Xavi, com quem Messi jogou por muitos anos. Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, falando sobre o jogo contra o Elche, o treinador foi perguntado sobre um possível retorno do ex-companheiro. Ele tentou conter a sua empolgação pela possibilidade.
“Eu falo frequentemente com Leo, sou amigo dele, mas não é o momento certo (de falar sobre isso). Nem por ele, nem pelo clube. É um assunto que está sendo discutido, tenho muito contato com ele. Mas há um mundo entre falar e acontecer. Eu espero que possa vê-lo aqui novamente, eu seria o primeiro a ficar feliz. Ele é o melhor jogador da história do clube, mas agora não é o momento certo de falar sobre isso. Estamos a um mês de vencer dois títulos e é o momento de focar. Não é o momento de Leo”, disse Xavi.
“Eu não fiz nenhum movimento para trazer Messi de volta. Não depende de mim, depende mais do que Leo quer fazer. Ele fez tudo no futebol, ele ganhou tudo, depende da sua felicidade. Se ele quiser voltar, eu vou gostar. Eu tenho um grande relacionamento com ele e, se ele decidir voltar, iremos ouvir e ficaremos muito felizes”.
Apesar desse discurso com pé no chão, Xavi fez uma campanha e não escondeu o quanto a empolgação toma conta e comparou o retorno de Messi ao Barcelona com o retorno de Michael Jordan, dois anos depois da sua aposentadoria, na temporada 1997/98 – e conquistou três títulos da NBA consecutivos.
“Sim, é claro, eu amo Leo Messi. Cresci com ele, o conheço como pessoal. Ele é exemplar em muitas formas. Seria a máxima última dança, como Michael Jordan. É importante que os Culés estejam empolgados”, disse Xavi. “O melhor termômetro é o Camp Nou. Pode haver críticas, circunstâncias, mas o Campo Nou não falha. As pessoas ficariam empolgadas, felizes nas ruas. Me deixa orgulhoso”.
Um retorno de Messi seria espetacular para o Barcelona, ainda mais em meio à reconstrução que a equipe tem tentado fazer.