Espanha

Barça vê sofrimento, mas goleia

O Barcelona até chegou a sofrer um pouco, deixando o Real Madrid cheio de esperança. Mas o perigo de perder a liderança do Campeonato Espanhol foi afastado. A equipe de Josep Guardiola, afinal, fez 4 a 1 no Tenerife, jogando no Camp Nou, e garantiu a manutenção da liderança de La Liga, com 93 pontos, quatro à frente do Real, que enfrenta o Mallorca nesta quarta.

No jogo, foram os visitantes a terem criado a primeira chance de gol. Aos seis minutos, pela esquerda, o Tenerife chegou, e a bola foi cruzada para Alejandro Alfaro, que completou de primeira, mandando por cima do gol de Victor Valdés.

Porém, o Barcelona respondeu aos 13, quando Daniel Alves superou a marcação de Alfaro e chegou à área. Na frente do goleiro Sergio Aragoneses, porém, o lateral brasileiro acabou tocando a bola para Lionel Messi, que perdeu a oportunidade do chute.

Enfim, aos 17 minutos, os Blaugranas conseguiram abrir o placar. Daniel Alves chegou pela linha de fundo e cruzou para a área. Zlatan Ibrahimovic desviou, na segunda trave, e Messi mandou para as redes, abrindo o placar no Camp Nou.

A pressão em busca do segundo gol, porém, continuou. Aos 21, próximo à área, Messi dominou a bola e chegou à meia-lua, de onde bateu rasteiro. A bola passou perto do gol de Aragoneses, saindo rente à trave direita e batendo numa placa publicitária, dando a ilusão do gol. E, aos 34, em bonita tabela com Maxwell, Messi invadiu a área pela esquerda e chutou para a defesa parcial de Aragoneses. Ibrahimovic ficou, então, com a bola à sua frente, mas não chegou a tempo para escorar.

Todavia, o Tenerife alcançou o gol da igualdade, num erro da defesa barcelonista. Aos 39 minutos, Carles Puyol tentou a saída de bola, mas errou o passe, e a bola ficou com Daniel Ngom Kome. E o camaronês carregou a bola até as proximidades da área, quando deixou-a com Román Martinez, pela direita. O argentino, então, só precisou bater na saída de Valdés para empatar o jogo.

Logo depois de sofrer o gol, o Barcelona até tentou o gol. Aos 43, Ibrahimovic arriscou o chute da direita, mas a bola saiu fraca, fácil para a defesa de Aragoneses.

A busca pelo gol que recolocaria o time na frente prosseguiu no segundo tempo. Logo aos sete minutos, quando Seydou Keita arriscou chute forte, e a bola passou por cima do gol de Aragoneses. Aos dez, um bonito lance quase trouxe o gol: Xavi efetuou belo passe em profundidade para Bojan, que vinha pela esquerda. O espanhol, porém, entrou pela grande área sem conseguir alcançar a bola, defendida por Aragoneses.

Aos 15, mais um lance: após cruzamento, Bojan, Ibrahimovic e Keita tentaram mergulhar, buscando completar para as redes. Porém, somente o sueco conseguiu tocar na bola, já na segunda trave, mandando-a na rede pelo lado de fora. Até que, aos 17, veio o gol da tranquilidade para o Barça. Daniel Alves veio pela direita e deu a bola, em profundidade, para Bojan. E o atacante saiu da linha de impedimento e, livre, chutou cruzado, no canto direito, fazendo 2 a 1.

Mesmo assim, o time de Josep Guardiola prosseguiu querendo o terceiro gol. Aos 22, ele quase veio, quando Pedro chutou, mano a mano com Aragoneses, e o goleiro mandou para fora. Porém, aos 31, nada pode impedir que o Barcelona celebrasse seu gol: do meio-campo, Messi partiu com a bola dominada e lançou. E, após resvalar em Pablo Sicilia, sobrou com Pedro, que entrou pela área e concluiu, fazendo 3 a 1.

Aos 34, ainda houve certo susto, quando Nino aproveitou cruzamento da direita e marcou. Porém, o atacante estava além da linha da bola, e o árbitro Delgado Ferreiro anulou a jogada, apontando o impedimento.

Mas ainda havia um golpe de misericórdia. Ele veio nos acréscimos: aos 47, Daniel Alves lançou da direita, Messi invadiu a área e tocou para as redes, marcando seu segundo gol no jogo. E o Barcelona pôde celebrar a vitória.

Villarreal perde, mas Getafe não aproveita

Sétimo lugar de La Liga, o Villarreal sofreu uma dura derrota nesta terça. Fora de casa, a equipe não foi páreo para o Almería, que fez 4 a 2 e foi a 41 pontos, superando o Espanyol e alcançando a 11ª posição. Porém, o Getafe não aproveitou o tropeço daquele que está logo à sua frente na tabela, e apenas empatou em 1 a 1 com o Sporting Gijón, somente igualando a pontuação (52).

Em dois minutos, ainda durante o primeiro tempo, a situação do Villarreal ficou muito dificultada. Aos 14, Albert Crusat aproveitou a falha dos defensores Diego Godín e Javi Venta, dominou a bola e chutou, sem chances para o goleiro Diego Lopez, fazendo 1 a 0. Aos 16, o Villarreal ficou com dez em campo: o argentino Mateo Musacchio derrubou Pablo Piatti, como último homem, e foi expulso de campo.

Desde então, o Almería dominou o jogo. E marcaria mais gols, graças ao nigeriano Kalu Uche. Aos 28 minutos, ele fez o segundo da equipe, após receber passe de Crusat, que completou jogada de Modeste Mbami. E, aos 42, o atacante marcou 3 a 0, após fazer giro sobre a marcação e bater rasteiro para as redes.

Todavia, no segundo tempo, o Villarreal viu perspectivas de reação logo no início da etapa. Aos dez minutos, Ariel Ibagaza cobrou falta para a área, e Joseba Llorente desviou para a defesa parcial de Diego Alves. No rebote, porém, a bola ficou com Iván Marcano, que mandou para as redes, diminuindo.

A possibilidade de voltar ao jogo ficou ainda maior aos vinte minutos, quando o Almería também ficou com um jogador a menos, pela expulsão de Chico, após cotovelada em Llorente. No minuto seguinte, o Submarino Amarillo diminuiu para 3 a 2: Santi Cazorla cobrou falta e Diego Alves novamente rebateu, para Ibagaza concluir. A reação, contudo, ficou por aí. E a vitória do Almería foi sacramentada aos 47, quando Juanma Ortiz apareceu na grande área e cruzou para Piatti completar, fazendo 4 a 2.

Jogando em casa, o Getafe saiu atrás no primeiro tempo. Aos 17 minutos do primeiro tempo, o Sporting Gijón abriu o placar com um belo gol: Miguel de las Cuevas mandou um chute forte, de fora da área, sem chances para o goleiro Jordi Codina. O Getafe, no empate, não deixou por menos. Aos dois minutos do segundo tempo, Miguel Torres cruzou e Roberto Soldado completou de voleio para as redes.

Confira todos os confrontos da 36ª rodada de La Liga:

Quarta, 4/maio
Almería 4×2 Villarreal
Getafe 1×1 Sporting Gijón
Barcelona 4×1 Tenerife
Valencia x Xerez

Quinta, 5/maio
Zaragoza x Espanyol
Osasuna x Deportivo
Atlético de Madrid x Valladolid
Racing Santander x Sevilla
Athletic Bilbao x Málaga
Mallorca x Real Madrid

Veja a classificação e próximos jogos do Campeonato Espanhol.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo