EspanhaLa Liga

Barça recebe Valencia ameaçado pela terceira posição

Depois de permitir que o Real Madrid abrisse dez pontos na liderança do Campeonato Espanhol, o Barcelona começa a olhar para quem vem de baixo da tabela. Neste domingo, os blaugranas recebem o Valencia no Camp Nou. E um novo tropeço dos catalães pode significar a escalada dos Ches, que atualmente possuem diferença de oito pontos para os culés, na terceira colocação.

Com a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões já encaminhada, Pep Guardiola volta as suas atenções para a Liga. Ao contrário do que aconteceu na derrota para o Osasuna, o técnico deverá escalar os seus principais jogadores no final de semana. A probabilidade é que Andrés Iniesta e Cesc Fàbregas sejam mantidos entre os titulares. Já o retorno de Xavi ainda é incerto.

As maiores dúvidas do técnico, entretanto, se concentram na defesa. Daniel Alves e Javier Mascherano estão suspensos para o confronto. Adriano é o favorito para a lateral direita e o garoto Martín Montoya é outra opção disponível. Já no miolo de zaga, resta a expectativa pelo retorno de Gerard Piqué, sacado por Guardiola por opção técnica. Caso o zagueiro seja preterido mais uma vez, Carles Puyol deverá ser acompanhado por Éric Abidal ou Sergio Busquets, ambos improvisados.

O único setor em que as preocupações são menores é o ataque. Lionel Messi teve uma atuação destacada contra o Leverkusen, ainda que o principal nome da equipe no jogo foi Alexis Sánchez, autor de dois gols. Pedro, de volta após lesão, é mais uma opção ofensiva.

Do outro lado, o Valencia chega embalado pela vitória sobre o Stoke City nesta quinta-feira, pela Liga Europa. E a equipe terá a chance de se vingar do Barcelona após a eliminação nas semifinais da Copa do Rei. Destaque no jogo de ida ao defender um pênalti de Messi, Diego Alves frequentou o banco nas últimas partidas. Titular somente na Liga no início da temporada, Vicente Guaita retomou a posição ao retornar de lesão.

A linha defensiva deverá contar com a volta de Víctor Ruiz, atuando ao lado de Miguel, Adil Rami e Jérémy Mathieu. No meio-campo, David Albelda vem com a moral renovada, após ampliar seu contrato com o clube. As maiores dores de cabeça para o técnico Unai Emery, contudo, vem do ataque, mais pelas boas opções que tem em mãos do que pela falta delas. Jonas e Aritz Aduriz disputam uma vaga ao lado do artilheiro Roberto Soldado.

Real Madrid tenta ampliar série de sete vitórias

Já o líder Real Madrid tem um bom número de novidades para enfrentar o Racing Santander, neste sábado, no Santiago Bernabéu. Entre os jogadores que retornam ao time titular estão Angel Di María e Sami Khedira, antes lesionados. Quem também está de volta é Marcelo, suspenso na partida contra o Levante no último final de semana. Gonzalo Higuaín, que era dúvida, começará no banco de reservas.

Além disso, José Mourinho terá que realizar uma mudança tática na defesa. Sergio Ramos, que vinha atuando como zagueiro, voltará para a lateral direita. Tudo porque as três opções do técnico para a posição estão descartadas para o jogo – Álvaro Arbeloa está suspenso, enquanto Hamit Altintop e Lass Diarra frequentam o departamento médico. Com isso, Pepe e Ricardo Carvalho ficam no centro da defesa.

E é bom o Racing abrir o olho para Cristiano Ronaldo. O camisa 7 marcou o seu sexto hat-trick da temporada no último final de semana e ostenta a incrível média de 1,23 gols na Liga. Do lado dos verdiblancos, o destaque é o goleiro Toño, que teve atuação impecável contra o Atlético de Madri.

Confira os jogos da 23ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado, 18/fev
Getafe x Espanyol
Real Madrid x Racing
Sevilla x Osasuna

Domingo, 19/fev
Granada x Real Sociedad
Athletic Bilbao x Málaga
Sporting x Atlético de Madri
Mallorca x Villarreal
Levante x Rayo Vallecano
Barcelona x Valencia

Segunda-feira, 20/fev
Zaragoza x Betis

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo