Espanha

Barça: foi difícil, mas título espanhol está perto

Era para ter sido mais fácil. Afinal de contas, o Barcelona chegara a vencer por 3 a 0. Entretanto, o Sevilla reagiu, no estádio Ramón Sanchez Pizjuan, e marcou dois gols. O que foi insuficiente para evitar a vitória barcelonista, que manteve a ponta de La Liga, um ponto à frente do Real Madrid.

Logo no início do jogo, o Barça pressionou. Aos quatro minutos, Messi, Pedro e Daniel Alves trocaram passes, e a bola ficou com o lateral brasileiro, que chutou para a defesa de Andrés Palop. E, no lance seguinte, veio o primeiro gol. Maxwell passou a bola a Lionel Messi. De frente para o gol, o argentino dominou com o peito e, com um chute cruzado, não deu chances a Palop, mandando a bola para as redes

O Sevilla teve até alguma chance aos dez minutos, quando, em cruzamento da direita, Victor Valdés saiu bem do gol para defender. Mas o Barcelona voltou a aparecer aos 24: Pedro arriscou o chute, e Palop rebateu. Na sobra, Daniel Alves cruzou e Pedro tentou novamente a finalização, mas a bola saiu por cima do gol. Pouco depois, Federico Fazio foi fintado por Messi, e acabou torcendo o joelho, o que forçou sua substituição. Sebastien Squillaci entrou em campo.

E, aos 28 minutos, o time visitante alcançou o seu segundo gol na partida. Xavi lançou Bojan Krkic em profundidade, e o camisa 11 barcelonista protegeu a bola da marcação, na grande área, antes de tocar para o gol de Palop, ampliando a vantagem.

Aos 38 minutos, ainda houve grande chance do terceiro, quando Daniel Alves efetuou lançamento para Messi, que, sozinho, mandou o chute por cima. Já no segundo tempo, a primeira chance foi sevillista: aos nove minutos, Frédéric Kanouté recebeu cruzamento na segunda trave e cabeceou, mas a bola saiu cruzada.

As chances de reação do Sevilla diminuíram sensivelmente no instante seguinte, contudo. Abdoulay Konko cometeu falta, ao agarrar Bojan, e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo. Seguiram-se então três momentos de perigo: aos 15 minutos, quando Messi recebeu passe de Bojan e Palop se antecipou para defender e aos 16, quando Bojan tocou com sutileza, mas Palop agarrou.

Aos 17, porém, veio o terceiro gol barcelonista. Messi recebeu a bola pela meia-direita, nas proximidades da área, e bateu, mas a bola foi rebatida pela defesa. Na sobra, porém, Pedro mandou um chute cruzado e rasteiro, que alcançou o canto direito de Palop, balançando as redes.

Aos 23, Messi cruzou da segunda trave e Bojan, sem goleiro, mandou para fora. E, logo após o Barcelona perder esta grande chance, veio a inesperada ascensão sevillista. No minuto seguinte, Kanouté passou por Carles Puyol, dominou novamente a bola e finalizou para as redes de Valdés.

E veio, enfim, o segundo gol. Aos 27 minutos, Didier Zokora fez cobrança rápida de falta, e Luis Fabiano aproveitou para adentrar a área e fazer o segundo gol dos Rojiblancos. Mas a reação parou por aí, e o Barcelona manteve a vitória – e a liderança do Espanhol.
 

Real Madrid sofre, mas consegue goleada no fim

O Real Madrid sofreu. Por alguns momentos, chegou a achar que o Barcelona consagraria-se campeão por antecipação. Mas Gonzalo Higuaín marcou seu gol, o time de Manuel Pellegrini decolou, e enfim alcançou a goleada por 5 a 1 sobre o Athletic Bilbao, na penúltima rodada do Campeonato Espanhol. O resultado manteve a equipe da capital espanhola na segunda posição, um ponto abaixo do líder Barcelona, que venceu o Sevilla por 3 a 2 – a uma rodada do fim de La Liga.

O Real conseguiu seu gol num pênalti polêmico. Aos 22 minutos, Gonzalo Higuaín chutou, e a bola resvalou nas mãos de Fernando Amorebieta. O árbitro Muñiz Fernandez não só marcou o pênalti para o Real Madrid, como também expulsou o defensor do time bilbaíno. Na cobrança, Cristiano Ronaldo deslocou o goleiro Gorka Iraizoz e abriu o placar para os madridistas.

Com um a menos em campo, o Athletic Bilbao não conseguiu chegar com muito perigo ao gol. A única chance viera aos 27, quando, em chute de longe, de Gaizka Toquero, Iker Casillas defendeu rebatendo com o joelho. Aos 38, o Real voltou a aparecer: Fernando Gago mandou o chute, Iraizoz defendeu, e, na sobra, Esteban Granero tentou novo arremate, o que obrigou Iraizoz a agir mais uma vez, fazendo a defesa.

Todavia, o Athletic enfim conseguiu o empate, aos 41 minutos. Pela direita, Francisco Yeste dominou a bola. E passou facilmente por Sergio Ramos e Fernando Gago, chegando à entrada da área e batendo para o gol de Iker Casillas, no canto direito, empatando o jogo.

No segundo tempo, restou ao Real Madrid empatar. Logo no minuto inicial, Guti lançou para a área, e Higuaín dominou com o peito antes de chutar para fora. Depois, aos dez, Granero arriscou chute cruzado de fora da área, que chegou a bater levemente no travessão antes de sair.

O Athletic foi autor da jogada seguinte de perigo no jogo, aos 17, quando um contra-ataque veloz foi feito, e Yeste dominou a bola na entrada da área, entrando e batendo para a defesa de Casillas, que rebateu. O Real, por sua vez, só respondeu aos 24, quando Higuaín chegou à grande área pela esquerda e chutou na rede pelo lado de fora.

Aos 28, todavia, o Athletic Bilbao não conseguiu resistir mais. Logo após Karim Benzema perder grande chance, que Iraizoz espalmou, foi cobrado escanteio. Kaká cabeceou, a bola resvalou em um defensor, e a bola sobrou com Higuaín, na segunda trave. E o argentino mandou para as redes, fazendo 2 a 1 e recolocando o Real na frente.

No final do jogo, o Real Madrid ainda aproveitou a superioridade numérica para conseguir mais um gol. Aos 34 minutos, Sergio Ramos dominou a bola e partiu com ela ao ataque. E, após ter tentado um passe, que bateu nas costas de Igor Gabilondo, o próprio lateral entrou na área e chutou para fazer 3 a 1. Dois minutos depois, Kaká passou a bola a Benzema, que fez o giro e mandou para as redes o quarto gol.

E uma falha da defesa bilbaína ainda rendeu o quinto gol aos madridistas. Aos 44 minutos, Iraizoz se desentendeu com a zaga do Athletic, e a bola ficou com Marcelo, que completou a goleada.

Confira todos os jogos de La Liga:

Sábado, 8/maio
Xerez 3×2 Zaragoza
Deportivo 1×0 Mallorca
Sevilla 2×3 Barcelona
Sporting Gijón 1×1 Atlético de Madrid
Real Madrid 5×1 Athletic Bilbao
Tenerife 2×2 Almería
Villarreal 2×0 Valencia
Valladolid 2×1 Racing Santander
Espanyol 2×1 Osasuna
Getafe 2×1 Málaga

Clique aqui para conferir a tabela e a classificação do Campeonato Espanhol 

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo