Espanha

Barça arrasa Real Madrid no Superclássico

O clássico que poderia trazer ânimo novo ao Campeonato Espanhol terminou por devolver ao Barcelona o conforto na primeira posição do torneio. E de modo brilhante: em pleno Santiago Bernabéu, a equipe catalã goleou o Real Madrid por 6 a 2, abrindo sete pontos de vantagem e alcançando a marca de cem gols na temporada. O time da casa até abriu o placar, mas não conseguiu conter o ímpeto ofensivo do Barcelona.

Ainda antes do primeiro minuto ser completo, o Barça já arriscava com Xavi, que chutou de longe após receber um passe de Messi. Casillas defendeu. Depois disso, os donos da casa começaram a atacar, pouco a pouco, ancorados nas boas atuações de Higuaín e de Robben, que acabou sendo escalado por Juande Ramos. O jogo estava mais equilibrado, até que, aos 14 minutos, Sergio Ramos, pela direita, conseguiu se livrar da marcação de Abidal e cruzou para que Higuaín, livre da marcação de Puyol, cabeceasse para as redes, abrindo o placar para o Real.

A esperança dos Merengues de superar o líder do campeonato, entretanto, não durou mais do que quatro minutos. Aos 18, Messi, pelo meio, fez bonito lançamento para Thierry Henry. O francês entrou pela direita, já na grande área, e tocou na saída de Casillas, devolvendo os Culés de volta ao jogo. Ainda aturdidos pelo empate, os madridistas também não ofereceriam resistência dali a dois minutos. Após falta cobrada por Xavi, da esquerda, em jogada ensaiada, Puyol apareceu na área do Real e, de cabeça, virou o jogo.

O segundo gol iniciou, então, fase de amplo domínio barcelonista no campo. Em que pesem chances do time da casa, como uma chegada de Robben, livre, na área, defendida por Victor Valdés, aos 22, e um lance em que Daniel Alves quase marcou contra, aos 23, o time de Pep Guardiola foi conseguindo ampliar o domínio em campo. O que culminou na ampliação da vantagem, aos 35 minutos. Em falha de Lassana Diarra na saída de bola, pelo meio, Xavi roubou-a, correu e passou a Messi, que, na área, tocou na saída de Casillas, marcando seu 22º gol na Primera División.

Tão logo o juiz Undiano Mallenco apitou o reinício do jogo, a pressão barcelonista prosseguiu. Aos cinco minutos, Iniesta se livrou da marcação de Cannavaro, com bela finta, e chutou de longe, com a bola passando perto de Casillas. O goleiro do Real sofreria novamente aos nove minutos, quando Messi, após retomar a bola na intermediária, passou pela marcação de dois e, pela esquerda, chutou forte. Iker espalmou.

E, quando parecia que os Merengues estavam abatidos em definitivo, a esperança voltou, aos 12 minutos: após falta de Xavi em Sergio Ramos, o lateral foi para a área. E aproveitou a cobrança de Robben para, de cabeça, fazer o segundo gol do Real. Porém, o ânimo desapareceu exatamente no lance seguinte. Após belo passe de Xavi, Henry entrou pela área, escapando da marcação, e, tocando na saída de Casillas, anotou seu segundo tento no jogo – e o quarto do Barça.

Juande Ramos ainda tentou fortalecer o ataque barcelonista, colocando Huntelaar em campo, no lugar de Marcelo. Entretanto, a torcida no Santiago Bernabéu se enervou e até vaiou o time. E qualquer possibilidade de reverter a desvantagem acabou-se aos 30 minutos: acossado por dois marcadores, Xavi recuou, próximo à área, e tocou para Messi, que entrou livre e tocou na saída de Casillas, decretando o 5 a 2.

Com uma goleada já decretada, parte da torcida doméstica foi deixando o estádio. Mas o Barcelona não desistiu de atacar. E teve seu prêmio aos 37 minutos. Após jogada individual de Eto'o, a bola foi passada a Gerard Piqué. Na área, o zagueiro chutou uma primeira vez, e Casillas rebateu. O zagueiro não perdeu a segunda oportunidade e marcou o sexto gol dos Blaugranas.

Estava definida a vitória que, além de devolver o conforto na liderança do Espanhol, deu também algumas quebras de recorde ao Barcelona. A equipe chegou à marca de cem gols no campeonato desta temporada, além de ter marcado, pela primeira vez, seis gols em uma partida no Santiago Bernabéu. De quebra, o clube bateu seu recorde de gols em uma temporada.

Confira os jogos do Campeonato Espanhol

Sábado, 2/maio
Real Madrid 2×6 Barcelona
Villarreal x Sevilla
Numancia x Málaga

Domingo, 3/maio
Deportivo La Coruña x Valladollid
Racing Santander x Almería
Sporting Gijón x Athletic Bilbao
Mallorca x Getafe
Osasuna x Recreativo Huelva
Espanyol x Valencia
Betis x Atlético de Madrid

Clique aqui e confira a tabela e a classificação do Campeonato Espanhol 

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo