Espanha

Autoridades espanholas tomam atitude contra torcedores que se enfrentaram antes de Betis x Osasuna

Polícia realiza 39 prisões e vai às ruas de Pamplona,​​ Madrid e Sevilha em busca de outros suspeitos

No dia 29 de outubro de 2023, um domingo, ultras (torcedores organizados) de Real Betis e Osasuna se enfrentaram nos arredores do Estádio Benito Villamarín, palco do jogo entre as duas equipes, válido pela 11ª rodada de La Liga. Mais de quatro meses depois do lamentável incidente, a Polícia Espanhola enfim anunciou os desdobramentos do caso. Segundo boletim da força de segurança, 39 pessoas supostamente envolvidas na confusão foram detidas.

Conforme a agência EFE, um enorme efetivo policial foi direcionado às ruas de Pamplona, Madrid e Sevilha com intuito de prender outros participantes do confronto. A operação está em andamento e deverá ser encerrada apenas ao final do dia. A expectativa é que diversas outras prisões sejam realizadas. Vale destacar que agentes da Comissão Geral de Informação, especializada em grupos violentos ligados ao esporte (sobretudo futebol), são os responsáveis pela investigação e contam com a colaboração das brigadas provinciais de Madrid, Andaluzia e Navarra.

No dia da pancadaria generalizada, os agentes de segurança que patrulhavam a área notaram a presença de um grupo com aparência “ultra”, aparentemente relacionado ao Osasuna, em virtude dos cânticos que entoavam em alusão ao clube. Além disso, também observaram supostos torcedores radicais do Real Betis em uma área próxima. Os relatos da polícia dão conta de que alguns destes adeptos usavam balaclavas (gorro confeccionado normalmente com malha de lã que se veste ajustadamente na cabeça até o pescoço) e portavam objetos suspeitos.

Diante do confronto iminente entre os dois grupos, os agentes solicitaram reforços e agiram. Em poucos minutos, conseguiram desfazer a briga. Após a fuga dos adeptos radicais, paus de madeira, barras de metal e um foguete foram apreendidos pelas forças de segurança. Durante a confusão, uma pessoa ficou gravemente ferida. O indivíduo, que não foi identificado, perdeu um dente e sofreu um ferimento na sobrancelha.

A temporada de Real Betis e Osasuna até o momento

Apesar do triste episódio no lado de fora do Benito Villamarín, Real Betis e Osasuna mediram forças em campo em duelo para lá de equilibrado. E os donos da casa levaram a melhor. Willian José abriu o placar no último lance do primeiro tempo e Rubén Garcia deixou tudo igual aos 40′ da etapa complementar. Quando tudo parecia se encaminhar para um empate, Isco, no apagar das luzes, deu a vitória aos Béticos por 2 a 1.

Com 42 pontos conquistados, o Betis ocupa a sexta colocação de La Liga. Em 27 rodadas disputadas, a equipe comandada por Manuel Pellegrini venceu 10, empatou 12 e perdeu cinco. São 32 gols marcados e 28 sofridos. Recentemente o clube da cidade de Sevilha sofreu duro golpe, ao ser eliminado pelo Dinamo Zagreb, no playoff da Conference League.

O Osasuna, por sua vez, não disputa nenhuma competição continental e faz campanha mediana em La Liga. A equipe da cidade de Pamplona soma 36 pontos (10 vitórias, seis empates e 11 derrotas) e ocupa o 10º lugar do certame.

Próximos jogos do Real Betis

  • Real Betis x Villarreal – La Liga – 10/03
  • Rayo Vallecano x Real Betis – La Liga – 17/03
  • Girona x Real Betis – La Liga – 31/03

Próximos jogos do Osasuna

  • Girona x Osasuna – La Liga – 09/03
  • Osasuna x Real Madrid – La Liga – 16/03
  • Almería x Osasuna – La Liga – 30/03
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo